E foram os dias de Sarah…. O livro do Zohar , clássico da Kabala , explica que a história da vida de Sarah simboliza a decida da alma (que é apelidada de Avraham) para o corpo (que é apelidado de Sarah). A Alma Divina chamada de "Neshamá" é você . Você , que desceu do céu para vencer uma corrida de obstáculos cheia de desafios que chamamos de vida e cumprir as Mitzvót (comandos Divinos) para ganhar por próprio mérito um “baixo paraíso” (no qual uma hora eqüivale a setenta anos dos maiores prazeres nesse mundo) ou até um alto paraíso (onde uma hora eqüivale a setenta anos no baixo paraíso) como prêmio por ter feito o trabalho Divino nesse mundo. A Neshamá é pura e linda , cada ano que passa fica mais refinada e reluzente por meio do cumprimento das Mitzvót. Poderíamos dizer como exemplo que cada ano que passa , enquanto o corpo fica mais velho a Neshamá fica “mais jovem". O elo entre a Neshamá e o corpo é a alma animal na qual a Neshamá se reveste para acionar o corpo. Essa alma animal é chamada de Nefesh habehemit que é uma alma espiritual a nível deste mundo de Assiá . Sendo que o corpo é somente equipamento com suas limitações e defeitos e a alma animal é só o software do corpo tendo “vontades” próprias que são somente os interesses do animal racional , o primeiro desafio que temos a enfrentar (com jeitinho para não quebrar o equipamento nem seu software mas sim transformá-lo em aliado ao nosso objetivo) é focar a alma animal e o corpo nos interesses da Alma Divina . O primeiro obstáculo são os interesses do corpo que por instinto vai tentar usar a Neshamá para incrementar seus prazeres causando o fracasso da descida dela para esse mundo .Vamos ter que domá-lo ajudando-o pouco a pouco a deixar de ser animal , mas sem overtraining , tomando o devido cuidado para ele não quebrar mas sim usar seu entusiasmo animal a nosso favor. A alma Divina tem um complemento para fazer a vontade Divina que é chamado de Yetzer Hatov. A alma animal tem um complemento para fazer as vontades do corpo , esse instinto é chamado Yetzer Hará . O Zohar nos conta que todas as noites quando vamos dormir , nossa alma sobe e se apresenta ao tribunal Divino, “os juízes da competição”. Ela é julgada por essa etapa da “corrida” . Se ela vence ela volta de manhã para continuar competindo. Ela é julgada de duas formas diferentes. O julgamento das ações positivas não é como o das negativas. Ela não é julgada pelas coisas negativas que vai fazer mas somente pelas que já fez. O julgamento das ações positivas é diferente, ela recebe um prêmio pelo que já fez e também é favorecida pelo que vai fazer , assim ela volta feliz e renovada de manhã para o corpo mesmo sem que seus atos atuais justifiquem isso. Quando ela sobe , um espírito impuro paira sobre o corpo. Quando ela volta , esse espírito impuro foge mas ainda fica ligado a nossos dedos, por isso fazemos Netilat Yadaim , lavamos as mãos de manhã intercaladamente para tirá-lo. Acordamos felizes por termos vencido a etapa do dia e agradecemos à Hashem dizendo “Modé Ani…” O Zohar nos conta que os dias da nossa vida estão vinculados à sete Sefirot compostas de dez , ou seja , Chessed , Guevura , Tiferet , Netzach , Hod , Issod e Malchut , cada uma delas tem , fora seu aspecto principal , mais nove pequenos aspectos que são pequenas revelações das outras Sefirot e mais Chochmá , Biná e Daat , por isso diz o rei David no Tehilim :- “Os dias da nossa vida são setenta anos” , ou seja , sete sefirot compostas de dez , e quando chegamos ao último nível e já não temos mais onde nos apoiar , então começa nossa decadência . Ou seja , o tempo da corrida é cronometrado ! O rei David fala sobre uma pessoa normal , mas quem aproveitou os setenta anos para subir de nível a nível e se tornou um Tzadik ou uma TZADEKET , como no caso de Sarah , se conecta a Sefirá que está acima das sete , ou seja , a Biná que engloba as três primeiras , e lá não tem declinação e limite para a vida porque lá já existe o vínculo ao infinito . Por isso está escrito :- “Vaihiu Chayei Sarah” , uma linguagem de “ser”, foram dias verdadeiros sem declinação. Também a palavra “esses” foram os dias da vida de Avraham se refere ao mesmo assunto. E se perguntarmos :- Por quê essa mesma linguagem é usada para os dias de Ishmael ? O motivo é simples , porque Ishmael voltou para o bom caminho, ele fez Teshuvá! O Zohar nos conta que Ketora, a segunda esposa de Avraham era a própria Hagar que fez Teshuvá e até mudou de nome para expressar a veracidade da sua mudança de comportamento).
O fato de a Torá nos contar a história de Sarah e o Zohar nos revelar os segredos que estão por trás dela , vem nos indicar que “As atitudes dos patriarcas são um exemplo para os filhos” À cada um de nós foram dadas as forças necessárias para chegarmos a etapa final dessa corrida e vencermos , só temos que fazer isso sem overtraining, sem fundir o motor para tentar chegar mais rápido e por outro lado também não ficarmos parados com medo de ter uma distensão , mas a cada dia fazer as Mitzvot daquele dia com muita alegria amor e carinho , e o principal : Saber que Hashem é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem , e que Hashem está o tempo todo na nossa torcida levando a gente pela mão , nos ajudando a ultrapassar cada obstáculo e pronto para comemorar a nossa vitória com a Gueulá verdadeira e completa por meio do Mashiach em breve em nossos dias de verdade !!!
Nossa Parashá é dedicada à Elias e Fernanda Messer que por meio da sua empresa Line Life patrocinam a nossa ONG TORÁ. Que Hashem dê à eles e à toda a sua família muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família
Rabino Gloiber Sempre rezando por vocês
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