“E amou Itzchak a Essav…” O Zohar nos conta que Avraham era a Chessed (bondade) em pessoa , Itzchak pelo contrário era a Guevurá (rigidez) em pessoa. Não que isso fizesse dele uma pessoa ríspida ou seca, D-eus nos livre , ele se comportava como tinha sido educado pelo seu pai, mas na essência ele era Guevurá total . Esse é o motivo de acordo com o Zohar que ele amava Essav mais do que aos outros, sendo que de uma maneira natural a pessoa gosta de quem é igual a ela. Será que Itzchak não suspeitava do comportamento de Essav ? Itzchak tinha presenciado a recaída e a Teshuvá de Ishmael e Hagar. Diz o Zohar que Hagar fez Teshuvá e se tornou a Ketora que se casou com Avraham depois que Sarah faleceu , Ishmael voltou para o bom caminho e , junto com Itzchak enterrou seu pai na Mearat Hamachpelá . Então qual seria o problema de Essav se até Ishmael fez Teshuvá , com certeza Essav o faria também ! No versículo :- “E amou Itschak a Essav porque a caça dele estava na sua boca mas Rifka gostava de Yaakov”, a palavra “caça” geralmente é relacionada ao fato de Essav fazer agrados à seu pai caçando para ele , demostrando ser um filho prestativo e assim despertando ainda mais o amor natural que o pai já tinha por ele. O Rav Moishe Weber, (Grande Tzadik que viveu em Jerusalem quando estudei lá) explica que a palavra “caça” na sua boca se refere ao próprio Essav que possuía “aprisionada” dentro de si a alma de Rabi Akiva. Itzchak sabia que de Essav iria sair o grande Rabi Akiva e achava que por isso Essav vai continuar no bom caminho ou até fazer Teshuvá como Ishmael. Isso foi o que impulsionou Itzchak a querer dar a Brachá para Essav. A Rabanit Miriam , esposa do Rav Moishe acrescentou:- Se Essav tivesse recebido a Brachá com certeza Rabi Akiva não seria nem Rabi e até mesmo nem judeu !
O Zohar nos conta que Itzchak era a Guevurá intensa e Rifka a Guevurá leve com um ” fio ” de Chessed pendente. Por causa desse " foi de chessed" Itzchak não se apaixonou por ela logo que se casou , mas com o tempo o amor surgiu , como está escrito :- “Ele se casou e a amou”. Primeiro se casou e depois a amou . O Zohar nos conta que D'us faz por milagre as pessoas se casarem dessa maneira , uma diferente da outra (como no caso de Itzchak e Rifká , ele Guevurá e ela uma leve guevura com um fio de Chessed pendente) para que um equilibre o outro criando harmonia no mundo.
Os fatos por trás do "roubo das Brachot" O primeiro homem e a primeira mulher foram abençoados por Hashem . A vida no paraíso terrestre era um “verdadeiro paraiso”. A cobra por meio de trapaça "roubou" deles a Brachá. O Zohar nos conta que Yaakov tinha a alma do Adam Harishon e Essav da cobra. A cobra (Essav) iria agora receber oficialmente a Brachá que tinha roubado do Adam! Sendo que a cobra tinha tirado a Brachá por trapaça , o único jeito de tirar essa Brachá do poder espiritual da cobra teria que ser também por meio de trapaça . Yaakov não tinha pensado no lado material das Brachot , mas sim na função espiritual que o primogênito receberia de ser o responsável por todo o trabalho espiritual do povo. Sendo que Yaakov conhecia Essav muito bem e estava consciente de que ser responsável pela função religiosa era a última coisa que poderia ser relacionada a seu perfil , e se isso acontecesse seria uma catástrofe , sem restar outra opção para fazer isso a não ser a trapaça , comprou a primogenitura de Essav em uma hora de aperto para destituir ele da responsabilidade sobre os assuntos religiosos. O direito a Brachá que foi roubado pela cobra por trapaça agora volta ao seu dono original também por trapaça , único jeito de resgatá-la ! Quando Yaakov vai receber as Brachot do seu pai que já estava cego, entra fantasiado de Essav com peles de bode recém tiradas (e com certeza ainda com um cheirinho de bode) ouve do seu pai a seguinte frase:- “O cheiro do meu filho é como o cheiro do campo que Hashem abençoou”, referencia ao Gan Eden (o paraíso). Parece que Itzchak já entendeu que essa história está cheirando uma continuação do que aconteceu no Gan Éden” entre o homem e a cobra.
Ishmael recebeu sua Brachá dos anjos que se revelaram para Hagar como vemos em Bereshit :- E disse a ela o Anjo de Hashem , volte para a sua dona e se aflija nas mãos dela , você vai engravidar e dar a luz a um menino e o chamará de Ishmael porque Hashem ouviu seu desespero, ele será um selvagem, sua mão estará sobre todos e a mão de todos sobre ele e se expandirá pelo mundo"…. Vemos que essa Bracha aconteceu com os descendentes do Ishmael e surgiu dela um império Árabe que durou centenas de anos , se expandiu da Índia à Península Ibérica e durou mais do que qualquer império antigo , sua mão está sobre todos , que precisam do petróleo e a mão de todos sobre eles por dependerem dos outros em tudo. Essav recebeu a Bracha de viver pela espada, e vemos que essa Bracha aconteceu com os descendentes de Essav que deram origem ao império romano e aos povos europeus. Nós somos os descendentes de Yaakov , porque a Brachá que ele recebeu com tanta dificuldade aparentemente não acontece ? O Zohar nos conta que as Brachot foram entregues . Essav que só pensava nos prazeres desse mundo usou elas para aproveitar o mundo aqui em baixo herdando esse mundo e Yaakov as guardou lá encima para o futuro . Em breve , em nossos dias quando chegar o Mashiach , junto com Yaakov vamos usufruir das Brachot tanto lá em cima quanto aqui embaixo , Essav perderá tudo e não vai sobrar dele nenhuma lembrança , então Yaakov herdará os dois mundos . Ovadiahu Hanaví era de Edom , descendentes de Essav. Ele se converteu ao judaísmo e chegou ao alto nível de profeta sendo escolhido por Hashem para revelar o que vai acontecer aos descendentes de Essav no final dos tempos . Ovadiahu diz sobre esse tempo:- "E subirão os libertadores no monte Tzion para julgar o morro de Essav , e será de Hashem a monarquia . O profeta Zechária diz sobre isso :- E Hashem será Rei sobre toda a terra , naquele dia Hashem será Único (todos os povos vão abandonar suas religiões e servir somente Hashem) e seu nome Único . Só o Nome de Hashem será mencionado por todos.
Agradecemos à Fernanda e Elias Messer por patrocinarem a nossa ONG TORÁ por meio do fundo filantrópico da sua empresa Line Life. Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de todas a família
Shabat Shalom Rabino Gloiber Sempre rezando por vocês!
|
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.