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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: VAIETZÊ - פרשת ויצא


Nossa Parashá nos conta que Yaakov Avinu teve que fugir de Beer Sheva para Haran e quando se deitou no meio do caminho teve uma visão profética. Ele viu uma escada da terra aos céus e anjos subindo e descendo por ela. A linguagem do versículo é primeiro subindo e depois descendo, e a pergunta é: O que esses anjos estavam fazendo na terra se o lugar deles é no céu ? O Midrash Rabá nos conta que eles eram dois dos três anjos que vieram visitar nosso patriarca Avraham Avinu e depois dois foram para Sdom. Diz o Midrash que por motivo de terem feito o contrário da vontade Divina revelando o segredo da destruição de Sdom ou por terem tido o orgulho de dizer :- "Nós vamos destruir a cidade", levaram uma "suspensão" e foram proibidos de voltar aos céus por 138 anos. Eles só foram autorizados a subir de volta quando Yaakov viu aquela escada. Pergunta o Rebe, como pode ser que um Anjo bom que não tem livre arbítrio pode fazer o contrário da vontade Divina? A resposta é simples , eles não sabiam que isso era o contrário da vontade Divina ! Eles fizeram contra a vontade Divina achando que isso era a vontade Divina.  Qualquer criatura, mesmo um Anjo ou uma criatura mais elevada é impossível que seja totalmente perfeito , como diz a conhecida explicação de Rashi no Midrash Rabá sobre o versículo "Asher Bará Elokim Láassot". Rashi traduz a palavra "Laassot" como consertar. Ou seja, tudo o que D'us fez ainda precisa de um consertozinho, e se ainda é preciso fazer alguma coisa em tudo o que D'us fez quer dizer que nada é perfeito, portanto tudo o que D'us fez é  passível de erro e será que existe alguma coisa que D'us não fez? Um exemplo disso é o primeiro homem. Mesmo tendo sido diretamente criado por Hashem (e não cópia de cópia como nós) e o tempo em que ele foi criado era antes de comer a fruta proibida e receber o "yetzer hará" (má inclinação) , mesmo assim tropeçou e caiu no caso "escândalo da fruta proibida". Com certeza tinha uma justificativa, como ele próprio disse :- "a mulher que você me deu....". Ou seja, o primeiro homem que não tinha Yetzer Hará achou que Hashem iria ficar feliz de ele ter obedecido à Chavá que era a "Mãe de todas as criaturas" , Chavá imaginou que se ela comesse a fruta e ficasse como Hashem seria um orgulho para o Criador e erraram porque Hashem queria que eles ficassem como Hashem em "Kedoshim Tichiu" , em coisas boas , não em vivenciar a "coisa ruim".  Fizeram um erro de avaliação sem ter feito ainda o primeiro pecado e ter recebido uma má inclinação . Ou seja, ninguém é perfeito, todos nós somos passíveis de erros de avaliação, um Anjo do nível de Gavriel faz um erro de avaliação , um ser humano criado pelo próprio D'us sem Yetzer hará faz um erro de avaliação , o que dizer sobre nós , geração descartável , será que existe entre nós alguém que D'us não criou e portanto é perfeito ? Mais provável que alguem se ache perfeito , ou se achava até ler o Rashi do Midrash Rabá ! A nós só resta não cobrar perfeição do nosso próximo , não cobrar dele o que D'us não criou e julgar ao nosso próximo com bons olhos porque da mesma maneira que julgamos o nosso próximo assim somos julgados lá em cima.

Agradecemos à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life patrocinam nossa ONG TORÁ
Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família

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