Nossa Parashá nos conta que Yaakov Avinu teve que fugir de Beer Sheva para Haran e quando se deitou no meio do caminho teve uma visão profética. Ele viu uma escada da terra aos céus e anjos subindo e descendo por ela. A linguagem do versículo é primeiro subindo e depois descendo, e a pergunta é: O que esses anjos estavam fazendo na terra se o lugar deles é no céu ? O Midrash Rabá nos conta que eles eram dois dos três anjos que vieram visitar nosso patriarca Avraham Avinu e depois dois foram para Sdom. Diz o Midrash que por motivo de terem feito o contrário da vontade Divina revelando o segredo da destruição de Sdom ou por terem tido o orgulho de dizer :- "Nós vamos destruir a cidade", levaram uma "suspensão" e foram proibidos de voltar aos céus por 138 anos. Eles só foram autorizados a subir de volta quando Yaakov viu aquela escada. Pergunta o Rebe, como pode ser que um Anjo bom que não tem livre arbítrio pode fazer o contrário da vontade Divina? A resposta é simples , eles não sabiam que isso era o contrário da vontade Divina ! Eles fizeram contra a vontade Divina achando que isso era a vontade Divina. Qualquer criatura, mesmo um Anjo ou uma criatura mais elevada é impossível que seja totalmente perfeito , como diz a conhecida explicação de Rashi no Midrash Rabá sobre o versículo "Asher Bará Elokim Láassot". Rashi traduz a palavra "Laassot" como consertar. Ou seja, tudo o que D'us fez ainda precisa de um consertozinho, e se ainda é preciso fazer alguma coisa em tudo o que D'us fez quer dizer que nada é perfeito, portanto tudo o que D'us fez é passível de erro e será que existe alguma coisa que D'us não fez? Um exemplo disso é o primeiro homem. Mesmo tendo sido diretamente criado por Hashem (e não cópia de cópia como nós) e o tempo em que ele foi criado era antes de comer a fruta proibida e receber o "yetzer hará" (má inclinação) , mesmo assim tropeçou e caiu no caso "escândalo da fruta proibida". Com certeza tinha uma justificativa, como ele próprio disse :- "a mulher que você me deu....". Ou seja, o primeiro homem que não tinha Yetzer Hará achou que Hashem iria ficar feliz de ele ter obedecido à Chavá que era a "Mãe de todas as criaturas" , Chavá imaginou que se ela comesse a fruta e ficasse como Hashem seria um orgulho para o Criador e erraram porque Hashem queria que eles ficassem como Hashem em "Kedoshim Tichiu" , em coisas boas , não em vivenciar a "coisa ruim". Fizeram um erro de avaliação sem ter feito ainda o primeiro pecado e ter recebido uma má inclinação . Ou seja, ninguém é perfeito, todos nós somos passíveis de erros de avaliação, um Anjo do nível de Gavriel faz um erro de avaliação , um ser humano criado pelo próprio D'us sem Yetzer hará faz um erro de avaliação , o que dizer sobre nós , geração descartável , será que existe entre nós alguém que D'us não criou e portanto é perfeito ? Mais provável que alguem se ache perfeito , ou se achava até ler o Rashi do Midrash Rabá ! A nós só resta não cobrar perfeição do nosso próximo , não cobrar dele o que D'us não criou e julgar ao nosso próximo com bons olhos porque da mesma maneira que julgamos o nosso próximo assim somos julgados lá em cima.
Agradecemos à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life patrocinam nossa ONG TORÁ Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família
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