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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

PODEM HAVER CONTROVÉRSIAS NO JUDAÍSMO?

A palavra hebraica para controvérsias é MACHLÓKET - מחלוקת.
O Talmud é incisivo: "Qual controvérsia honra aos Céus? Aquela entre Hilel e Shamai. E qual controvérsia não honra os Céus? Aquela entre Corach e sua gente"
Hilel e Shamai eram dois sábios que discordavam em alguns pontos sobre o cumprimento da Lei.

Mas não desafiavam a Autoridade Divina.
Queriam cada qual, a seu modo, imprimir a Vontade Divina da forma melhor e mais correta. Então discutiam entre si sobre os detalhes do cumprimento desta ou daquela Mitsvá. Na maioria dos casos a Halachá (Lei Judaica), ficou sendo conforme a opinião de Hilel.

Exemplo: Shamai dizia que deveríamos acender 8 velas de Chanucá na primeira noite e ir decrescendo, até acender apenas uma vela no oitavo dia. Hilel dizia que devemos acender 1 vela de Chanucá na primeira noite e acrescentar uma vela por dia até acender 8 velas no oitavo dia. Cada opinião tinha os seus motivos mas as duas encontravam-se dentro do âmbito da Halachá.
Já Corach, primo de Moisés, discordava não apenas da Lei, mas da própria decisão Divina em apontar nosso líder maior como o representante da Sua vontade naquela geração. E para isso arrastou junto a si 250 comparsas que acabaram todos sendo engolidos pela terra.
Não é proibido divergir.
O próprio Talmud costuma apresentar uma opinião geral e as bordas. Numa discussão talmúdica, você apresenta a visão contrária à sua e depois começa a confrontá-la com argumentos válidos, com respeito e procurando atingir a sabedoria e a Luz de Hashem.
Quando a gente não está aberto a outras opiniões, talvez exista algo de correto nesta outra opinião que nos incomode. Pense nisso.

E se não soubermos como rebater um argumento?
O Talmud responde: "O silêncio é uma cerca para a sabedoria"


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