Você terá um café com leite adoçado a gosto.
Agora tente separar o café, o leite e o açúcar em três vasilhas diferentes.
Você não vai conseguir! Mesmo se quiser destilar o preparado não obterá cada um em separado.
Assim é o Judaísmo.
Três são os seus componentes, inseparáveis e indissolúveis:
1) Am Israel - o Povo Judeu, ou seja, quem nasce de ventre judeu ou fez um guiur casher.
2) Eretz Israel - a Terra de Israel, hoje representada pelo Estado de Israel.
3) Torát Israel - a Lei da Torá e do Talmud, assim como seus ensinamentos.
Tudo o que acontece com os judeus, entre os judeus, ou pelos judeus tem um ou mais destes ingredientes.
Assim, alguém que estude ou pratique a Torá mas não nasceu de ventre judeu ou que não fez um guiur casher pode ser uma ótima pessoa, mas nunca será um rabino, por exemplo.
Igualmente se alguém quiser dissociar Israel do consciente coletivo, religioso ou cultural dos judeus irá se deparar com uma enorme oposição. No início do Movimento Sionista houve quem indicasse Uganda como lar nacional para os judeus fugidos da perseguição na Europa, mas a idéia foi totalmente rejeitada.
Em última análise, é preciso ter bem claro que o Judaísmo não é excludente, mas também não é missionário, nem tampouco alicia gente para as suas fileiras. Isto seria anti-judaico.
Se você não é judeu mas gosta do Judaísmo e de Israel, parabéns! Fique à vontade para se servir como quiser da nossa herança. Mas lembre sempre que ser judeu é fazer parte de um povo e se você não o faz, nada fez de errado, pois para nós não existe algo como "Salvação", já que ninguém está em perigo.
Se você é judeu mas não gosta do Judaísmo ou de Israel, sentimos por isso, mas, como um dos nossos, saiba que há uma herança enorme te aguardando, e que teremos o maior prazer em compartilhar com você! Que tal começar por aqui: www.tropicasher.com.br
O povo de Israel, na Terra de Israel, seguindo a Torá se Israel. |
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.