PARA
PENSAR E REFLETIR
Quando a Torá ensina a respeito de Moshé recebendo as Luchot (os Dez
Mandamentos) em tábuas de pedra, a Torá diz que eles foram escritos com o Dedo
de D-us (Shemot 31:18). Não foi dito mais detalhes. Mais tarde na Parashá, antes
de Moshé quebrar as Luchot, a Torá revela mais detalhes sobre as Luchot – elas
eram milagrosamente lidas dos dois lados, apesar das letras atravessarem de um
lado ao outro da pedra (32:15-16). A Torá descreve as Luchot em termos
superlativos: “As Luchot foram feitas por D-us, e a escrita era a escrita de
D-us, gravada nas Luchot.”
O local mais apropriado e lógico para descrever as características únicas das
Luchot seria no momento em que elas foram dadas ao invés de antes de serem
quebradas. A Torá faz exatamente o oposto. Por que?
O Shemen Hatov diz que talvez a Torá esteja nos ensinando uma lição que não
somente se aplica às Luchot, como também à vida em geral. A lição é que sempre
que possuimos algo por um longo ou indefinido tempo, falhamos em valorizar o
que temos. É somente quando alguém está prestes a perder o que possui, que ele
começa a perceber sua beleza e valor. Quando estamos com pessoas amadas achamos
que as teremos indefinidamente, porém quando nos deparamos com a possibilidade
de perder alguém, e percebemos que nosso tempo com ele ou ela é limitado, então
repentinamente começamos a perceber a preciosidade do que temos e queremos
aproveitar cada momento com esta pessoa. Nossa atitude muda completamente.
Talvez o passuk (versículo) esteja tentando enfatizar esta lição. Quando Moshé
desceu a montanha com as Luchot, e estava prestes a quebrá-las, então nós
repentinamente paramos. Pela primeira vez consideramos sua singularidade e
explendor.
Esta é uma lição que se relata a inúmeros exemplos de nossas vidas. Por
exemplo, educação infantil. Um grande esforço é requerido para educar crianças
pequenas. Elas podem sugar as energias da pessoa. Porém, quando após alguns
anos a pessoa vê seus filhos crescendo, ela olha para trás e diz, “Aqueles anos
maravilhosos voaram tão depressa...”
Assim também ocorre no relacionamento com nossos pais. Sim, pode haver tensões
e aborrecimentos. Às vezes a vida pode ser árdua para ambos pais e filhos,
porém muitas pessoas deixam de perceber a benção que temos quando ainda podemos
nos conectar aos pais.
Um dos maiores testes da vida é apreciar o momento enquanto ainda o estamos
experenciando. A vida é tão passageira, pois estamos sobrecarregados pelos
percalços e calombos na estrada, e nós simplesmente não temos o tempo e
tranquilidade para aproveitar o que temos.
Essa é a lição que a Torá está nos ensinando. Nós somente percebemos que as
Luchot são um maravilhoso trabalho feito por D-us quando estivemos prestes a
perdê-las. O desafio é apreciar o que temos enquanto ainda o temos.
(Rav
Issachar Frand)
A Parashá começa relatando as instruções que Hashem
deu a Moshé Rabeinu, para a realização do censo do povo. Cada homem deveria dar
uma moeda de meio shekel. A palavra utilizada no versículo (30:12) referente a
este ato (de que cada homem deveria dar) é "ונתנו".
O Gaón De Vilna nos ensina que em relação a donativos, há a
necessidade de darmos assim que requeridos, sem demoras.
Com relação a isto, o Gaón de Vilna explica o que
está escrito no Tratado de Shabat (151:70b) que conta a respeito de Rav Chia
que disse à sua esposa que se uma pessoa lhe viesse pedir pão, ela deveria se
apressar em dá-lo, assim como o faria para seus filhos. A esposa dele perguntou
se por acaso ele a estava amaldiçoando, e ele respondeu que não, e sim que a
vida é como uma roda que dá voltas....
A palavra "ונתנו",
acrescenta o Gaón, pode também ser lida de trás para frente, nos ensinando que
a vida é uma roda que dá voltas, onde às vezes um dá e o outro recebe, e outras
vezes é o outro que dá e o que deu anteriormente é o que recebe. Uma vez que a
vida dá voltas, o rico de hoje pode vir a ser o pobre de amanhã, e devemos
portanto nos apressar em dar quando solicitados.
Rav Chaim Kanievsky shelita diz em seu
livro Orchot Iosher, que também em relação à mitzvá de honrar aos
pais, a pessoa deve faze-la com perfeição, pois da mesma forma que alguem lida
com seus pais, será como seus prórios filhos o tratarão. Assim sendo, quem
honra os pais meritará que seus filhos venham a lhe honrar também; e Rav Chaim
traz uma pista para isto do que a Torá diz a respeito do malvado Esav, que
honrava seu pai de forma completa, sobre o qual está escrito (Bereshit 27:31):
"ויבא לאביו" (trazia para seu pai [alimentos gostosos]). Se lermos de
trás para frente, obteremos também estas duas palavras, "ויבא לאביו",
nos mostrando que quem dá para o pai, receberá de volta.
(
Umatok Haór )
Gut Shabbos
Iaacov
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