Posso deixar meu carro no Mecânico na 6a feira a tarde sabendo que ele vai consertá-lo no Shabat?
É permitido enviar as suas roupas ao tintureiro não-Judeu até mesmo próximo ao anoitecer, caso fixe um preço...contanto que não o instrua a fazer o serviço no Shabat e que o não-Judeu faça o serviço na casa dele (Shulcan Aruch 252:2)
Explica a Mishna Berura que esta permissão do Shulchan Aruch se aplica também a outros tipos de serviços dados no Erev Shabat, contanto que estas 3 condições sejam respeitadas:
1) Que o preço seja estipulado de antemão,
2) Que ele não seja instruído a fazê-lo no Shabat
3) Que ele faça o tarefa no seu recinto .
A explicação desta leniência, afirma a Mishna Berura, é que a partir do momento que o preço do serviço foi estipulado e ele não insistiu que a tarefa seja feita imediatamente, caso ele decida fazer o serviço no Shabat, é considerado
Adaatei deNafshe, isto é, a sua opção pessoal para poder terminar o serviço mais rapidamente.
Porém, seria proibido instruir o mecânico não-Judeu a consertar o carro no Shabat em si. Até mesmo se ele não falar explicitamente tal pedido, caso o mecânico não tenha outro horário fora o Shabat para consertá-lo, (como por exemplo por estar lotado), seria considerado como se tivesse pedido explicitamente e neste caso seria certamente proibido. Portanto, trazer um carro para o conserto tarde na Sexta-feira e pedir que esteja pronto logo após o Shabat seria proibido.
Caso o carro seja trazido na Sexta feira e haja suficientemente tempo para consertá-lo antes do Shabat, porém o mecânico opte em fazê-lo no Shabat, afirma o Ohr LeTzion ser permitido, pois foi uma opção dele e não instrução do Yehudi. Rav Shlomo Zalman Auerbach observa ser permitido até mesmo caso o mecânico ter afirmado que iria fazê-lo no Shabat!
A dúvida que surge entre os Poskim é quando o carro é trazido logo antes do Shabat e o dono do carro afirma que vai buscá-lo na Segunda-Feira cedinho. Sabendo-se que este mecânico sempre está fechado no Sábado a noite, e Domingo nem pensa em trabalhar (
Minhag HaMakom no Brasil), seria mesmo assim considerado ainda uma opção pessoal do mecânico de não trabalhar após o Shabat? Ou por ser algo tão distante da realidade do mecânico de trabalhar num Domingo, e se sabe que não o fará, isto se compara a instruÍ-lo a trabalhar no Shabat? Apesar de haver Poskim mais rigorosos, é trazido em nome do Rav Moshe Feinstein e do Rav Ovadia Yossef ser permitido. Certamente, todos concordam, que se for por motivo de força maior e não opção pessoal, como por exemplo o mecânico só poder obter a peça no Shabat, neste caso seria proibido e comparável a instruí-lo a trabalhar no Shabat.
Quanto á estipulação do preço do serviço, num local onde é óbvio que não fazem serviço de graça, e como muitos mecânicos que costumam dizer "depois a gente acerta", mesmo se o preço não foi fixo de antemão, ainda assim seria considerado que caso trabalhe no Shabat, ele está fazendo isto
Adaatei deNafshe-por opção própria, como se o preço tivesse sido estipulado.
Shabat Shalom,
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.