A busca tem lugar depois do anoitecer na noite anterior a Pêssach ( a noite do 14 do mês hebraico de Nissan, como afirmado no tratado Talmudico de Pessachim).
Chamêts é todo alimento levedado ou fermentado, feito com grãos como o trigo, cevada, malte, espelta, sêmola e afins. Exemplos: pãos, bolachas, macarrão, etc.
Quando Pêssach começa na noite de sábado, a Bedicát Chamêts ocorre na noite de quinta-feira (duas noites antes de Pêssach).
Fazemos a busca do Chamêts com uma vela, uma pena e uma colher de pau. |
O processo
As luzes em torno da casa são desligadas, e uma vela é acesa. Uma bênção é recitada e a pesquisa/busca é realizada.
A fim de evitar a possibilidade de fazer uma bênção em vão - uma brachá levatalá - que poderia ocorrer se não houvesse chance de encontrar chamêts na casa e, além disso, para manter as crianças interessadas e envolvidas, há um costume de antes da Bedicát Chamêts, esconder vários (geralmente dez) pedaços de chamêts em torno da casa, de preferência por uma criança, se disponível.
Estas peças devem ser pequenas e devem ser acondicionadas para que migalhas não escapem.
Tradicionalmente, uma pena e uma colher de madeira são usadas, e sempre que um pedaço de chamêts é encontrado, a pena é usada para varrer o pedaço de chamêts na colher de madeira, que usada para colocá-lo em um saco.
É melhor usar uma vela para iluminar as áreas; No entanto, é perfeitamente aceitável usar uma lanterna ou outra fonte de luz.
Em algumas tradições, se carrega um sino para anunciar a descoberta de chamêts.
Cada parte de cada quarto da casa onde chamêts possivelmente pode ser encontrado deve ser pesquisado usando este processo. Os quartos onde o chamêts não é trazido no
Fonte auxiliar: Wikipedia
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.