D-us ordenou a Moisés que instruísse as familias de Israel para que pegassem cada uma delas um carneiro alguns dias antes do êxodo do Egito e o amarrassem na beirada da cama.
Este carneiro seria sacrificado antes do Pêssach, seu sangue pintado nos umbrais das portas israelitas o que seria depois o local da Mezuzá e consumido por inteiro durante o Sêder, com Matsá e Maror. A oferenda ficou conhecida como o Korban Pêssach,
Um dos motivos deste sacrifício era psiocologico: o carneiro simbolizava a divindade egípcia de khnun (veja foto). Com este ato os judeus perderiam o temor que nutriam pelos seus algozes há dezenas de anos.
A idéia do Tropicasher é similar: o mundo ocidental escravizou as mentes judaicas com muitas de suas divindades, algumas a titulo de diversão e alegria, tais como o carnaval.
Ao invés de fechar os olhos para a existência da cultura local, podemos servi-la como oferenda para a Kedushá (Santidade) da Torá, transformando o seu lado "comestivel" em algo casher. Então teremos o TROPICASHER., Torá com Sabor Tropical.
Pêssach Sheni é uma oportunidade que a Torá deu para quem estivesse muito distante ou por qualquer motivo impessoal impedido de comer o Korban Pêssach, de fazê-lo um mês mais tarde. Nossos sábios chamam isto de uma Segunda Oportunidade.
Tropicasher é uma segunda oportunidade para quem não pode aprender as leis e demais conhecimentos judaicos ou porque estava imerso na cultura local e não conhecia o Judaísmo ou porque conhecia mas não de forma empolgante e vivenciadora.
Aproveite! Nosso site é www.tropicasher.com.br
divindade egípcia com cabeça de carneiro. |
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.