Nossa Parashá foi dedicada por Alessandro e Marlene Kac Moreira em memória do seu pai e sogro recentemente falecido, que Hashem o tenha no paraíso.
Parashat Acharei Mot
Nossa Parashá nos conta sobre as instruções Divinas dadas por consequência da morte dos dois filhos de Aharon. O Ari Zal , (última palavra em assuntos cabalísticos) nos conta que Adam Harishon (o primeiro homem) "continha todas as almas do mundo. Quando ele fez o primeiro pecado , seu nível espiritual despencou e ficou nele somente somente a “Trumá” (dois centésimos) do número de almas que ele tinha antes, pouquíssimas mas de altíssima qualidade. Essas almas elevadíssimas passaram para Caim que era o primogênito e tinha nascido no Gan Eden (paraíso terrestre) depois do pecado de Adam. Essa alma elevadíssima do Caim se reencarnou nos dois filhos de Aharon que faleceram, Nadav e Avihu, eles são a ”Trumá” (a melhor parte) da alma de Adam.
O Zohar nos conta de forma genérica, que a origem da alma de Caim é o lado da impureza que a cobra colocou na Eva e Abel vem do lado de Adão (da Alma Divina de Adão) . O Ari Zal explica a intenção do Zohar: A transgressão de Adam Harishon fez com que o bem e o mal se misturassem no mundo, e tanto Cain quanto Hevel estão vinculados à árvore do bem e do mal , ou seja, os dois tinham um lado bom e um lado ruim. Sendo que Cain veio do aspecto guevurá de Adam ele era quase inteiramente ruim (impureza espiritual recebida da cobra) e um pouquinho bom (alma espiritual elevadíssima herdada de Adam) e Hevel era na sua maior parte bom (alma herdada de Adam) e um pouquinho ruim (impureza herdada da cobra). Mas a diferença entre eles era que o lado bom de Cain era extremamente superior ao lado bom de Hevel e ele herdou essa alma tão elevada por ter sido o primeiro a nascer, pegou a melhor parte da alma de Adam.
A "impureza da cobra"
Essa expressão espiritual à qual chamamos de "impureza da cobra" acompanha a humanidade até hoje, é ela que causa atrações eróticas estranhas em todas as suas categorias como atração íntima por animais e etc. Essa é a diferença entre o ser humano ,que recebeu a "impureza da cobra" e o animal, o animal não tem esses problemas estranhos. Dizem nossos Sábios que com o recebimento da Torá no monte Sinai a "impureza da cobra deixou o nosso povo. No monte Sinai estavam as almas de todos os judeus que iriam nascer até Mashiach chegar , e nos contou o Baal haTossafot que também estavam lá as almas de todos os que iriam se converter ao judaísmo até Mashiach chegar, e de todos essa impureza saiu com a entrega da Torá. Quando foi feita a idolatria do bezerro de ouro essa impureza da cobra voltou para o nosso povo , longe de ter a mesma intensidade de antes, fraca mas voltou. Sendo que no início do mundo ela pegou principalmente em Adam, e os dois filhos de Aharon eram a alma (nível "nefesh") do próprio Adam , a volta parcial da "impureza da cobra" pegou principalmente neles, enfatizando espiritualmente os erros que eles cometeram. Por isso Moshe Rabeinu pediu para todo o povo de Israel se enlutar pela morte deles ,sendo que se não tivesse sido feito o bezerro de ouro eles não teriam falecido assim.
Vort: Disse o rav Moshe Veber , grande Tzadik que viveu em Jerusalém: O que aprendemos da união dessas duas parashiot, Aharei mot (depois de morrerem) Kedoshim (santos) ? Aprendemos que devemos falar sempre bem de qualquer pessoa que já faleceu , porque com certeza antes de ele falecer ele se arrependeu de todas as coisas erradas que fez, e as coisas boas que fez são eternas! Aharei mot Kedoshim, depois de morrerem todos são santos!!!
Parashat Kedoshim
Nossa Parashá nos conta (entre inúmeros assuntos) sobre a proibição de guardar rancor. Toda pessoa que guarda rancor contra um judeu (principalmente o cônjuge) transgride uma Mitzvá , como está escrito na nossa Parashá: "Ló titor"(não guarde rancor). Exemplo: Você pede um favor para alguém e a pessoa não quis fazê-lo. No dia seguinte, essa pessoa precisou de você e você responde: “Eu não sou como você. Eu não vou lhe negar um favor como você fez”! Isso acontece porque a pessoa estava guardando aquele rancor e achou o momento exato para revelar isso. Em outras palavras, "jogar na cara" é proibido pela Torá.
O Baal Shem Tov explicou que nossos sábios comparam a pessoa que fica brava a alguém que está fazendo idolatria porque no momento da fúria, a fé em D-us desaparece automaticamente, e quando não se acredita em D’us consequentemente se está acreditando em outra coisa”.
Porque se ele soubesse que tudo o que acontece com ele vem de D-us, ele nunca ficaria bravo. Mesmo que uma pessoa (que tem livre-arbítrio) optou por fazer-lhe o mal, e o amaldiçoa ou bate nele ou lhe causa prejuízo monetário, e é condenada por um tribunal humano ou Divino, pela maldade da sua escolha, mesmo assim,à quem foi prejudicado já estava decretado pelos Céus que assim seria. O tribunal Divino apenas usou a pessoa ruim para cumprir o decreto, e mesmo nesse momento em que a pessoa bate em alguém ou amaldiçoa ele, o pensamento que cai na cabeça da pessoa para nos prejudicar ou o sentimento que a impulsionou a isso veio lá de cima.
D'us faz as coisas boas acontecerem por meio de pessoas boas e as coisas ruins por meio de pessoas ruins. O agente causador do nosso infortúnio foi apenas uma ferramenta usada por D-us para cumprir o decreto Divino que veio para nos purificar de alguma coisa ruim que fizemos na reencarnação atual ou em outra. Tudo vem lá de cima e as pessoas que nos fazem o mal são os verdadeiros “bobos” que estão sendo usados para nos prejudicar e depois são castigados por terem nos prejudicado.
Se tudo isso foi dito sobre qualquer pessoa, imagine marido e mulher ou pais e filhos que são o grupo de risco nesse assunto por terem mais intimidade entre si , quanto temos que tomar cuidado com isso. Então, não vamos ser bobos de brigar em casa!
Vort israelense: (dugri) O rancor é comparado à fezes espirituais. Guardar rancor é prisão de ventre espiritual, você está com rancor de alguém? Baixe a descarga...........porque quanto mais acumula..........pior fica.
Pessach Sheni começa com o pôr do sol dessa terça feira 09 de Maio 2017 e continua na quarta 10 de maio. Aprendemos com Pessach Sheni que por mais que estivéssemos impuros ou distantes nunca devemos nos desanimar, sempre há uma segunda chance. A expressão "ou tudo ou nada" é o contrário da religião judaica. No judaísmo tudo encaminha pouco a pouco e por etapas, sempre acrescentamos uma coisa por vez e nunca paramos no meio do o caminho , mas sempre continuamos acrescentando. Talvez assim não cheguemos ao tudo, mas com certeza sempre estaremos bem longe do nada!!!
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