Uma das maiores autoridades rabínicas do seu tempo, foi rabino do Netziv, que por sua vez foi rabino do Rav Avraham Kook, primeiro rabino chefe do Israel moderno.
A obra Nefesh Hachaim tem por finalidade incrementar a fé no Criador e na Sua providência, qual tal, toda obra e qualquer verídica de Cabalá.
Neste livro Rav Chaim responde uma pergunta que inquietava seus alunos diante de tanta perseguição contra os judeus: "De onde os povos tiram tanta força e tanto ódio contra Israel?"
Resposta: na Torá está escrito: "Façam para mim um santuário e habitarei em vós".
Quando a Presença Divina está entre o povo judeu, ninguém tem força contra Israel.
Pelo contrário, até mesmo antigos inimigos passam a ser os nossos maiores aliados.
Somente se e quando esta Presença de afasta dos judeus, os setenta lobos, como são chamadas as nações do mundo, cercam Israel e tentam destruí-lo. Alguns quase conseguiram, mas a intervenção Divina sempre aparece para que o Seu povo não seja dizimado por completo e possa voltar a Israel.
Fatores que aproximam a Presença Divina: bondade, coleguismo, resiliência, prática das mitsvót com entusiasmo, estudo da Torá com afinco, respeito pelo próprio, pelo que é do próximo e pela opinião alheia, rezar com amor, abrir a mão para os necessitados.
Fatores que afastam a Presença Divina: raiva, inveja, rancor, vingança, impaciência, rebeldia, distância das mitsvór e do estudo da Torá, egoísmo e falta de consideração com os demais.
Rezemos para o Eterno esteja sempre habitando entre nós!
Este artigo foi escrito no dia 1 de Tamuz, dia do falecimento de Yossef Hatzadik,
mais conhecido como José do Egito sendo dedicado à sua memória.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.