Existe uma mitsvá
na Torá que não é muito conhecida. Se você é judeu e primogênito, seus pais não
são nem Cohanim ou Levitas, e você nasceu de forma usual – não através de uma
operação de cesariana – então é necessário que você seja resgatado por um Cohen. Esta mitsvá
data de 3329 atrás, durante o Êxodo do Egito.
Qual a origem deste
mandamento da Torá? Antes da transgressão do Bezerro de Ouro, os filhos
primogênitos haviam sido designados para serem os sacerdotes (Cohanim) para o
Povo Judeu, como consta na Torá: “Pois todo primogênito entre os filhos de
Israel é Meu ... Eu os consagrei para Mim no dia que afligi cada primogênito na
terra do Egito (Números 8:17)”. Entretanto, uma vez que eles – e os homens de todas as tribos, com
exceção da tribo de Levi – se envolveram no incidente com o Bezerro de Ouro, o
sacerdócio foi retirado deles e dado, em seu lugar, aos descendentes de Aharon
e da tribo de Levi: “Agora Eu invisto os Levitas no lugar dos primogênitos dos
filhos de Israel (Números 8:18)”.
Embora os primogênitos
tenham perdido a sua posição de destaque dentro do Povo Judeu, eles continuam
consagrados ao Todo-Poderoso para sempre e necessitam de um pidion, um resgate, de sua santidade,
como consta na Torá: “Vocês devem redimir cada primogênito de seus filhos (Êxodos
34:20)”. Nossa tradição
ensina que na época de Redenção Final, os primogênitos retornarão à posição de
Cohanim.
Esta cerimônia de resgate
é chamada Pidion Haben, Resgatar o Filho. É solicitado do pai que resgate seu filho
no 31º dia de vida. Até a idade de 13, o pai é responsável por resgatar seu
filho. Depois disto, o filho deve resgatar a si próprio. Um Cohen certa vez me
contou de uma celebração onde o filho, o pai e o avô fizeram esta cerimônia
juntos, um após o outro.
Eu não precisei ser resgatado, pois sou da Tribo de Levi |
Embora seja uma
celebração rara (pois são menores as probabilidades de nascimento de um menino
primogênito de parto natural e não Cohen ou Levi do que uma menina primogênita
ou um menino filho de Levi ou Cohen ou um menino de parto não-natural), é um
evento muito festivo e espiritual. Há quem costume realizá-lo em meio a uma
refeição festiva. O pai convida um minian,
10 homens judeus acima dos 13 anos de idade, que lavam suas mãos e iniciam uma
refeição com pão.
O bebê é trazido sobre um
travesseiro sobre uma bandeja de prata - isto é feito para embelezar a mitsvá.
O pai apresenta o bebê ao Cohen e declara que esta criança é o filho de sua
esposa de acordo com todos os requerimentos da Torá. O Cohen então pergunta ao
pai: “O que você prefere: dar-me este primogênito ou resgatá-lo com cinco
moedas de prata, como a Torá o exige?” O pai declara: “Quero resgatar meu filho
e entregar-lhe o valor de seu resgate, como me é exigido pela Torá”.
O pai então pega 5 moedas
de prata (alguns Cohanim tem um costume de usar 6 moedas para garantir que a
quantidade de prata exceda o requerimento mínimo de 117 gramas) e recita a
seguinte bênção: “Abençoado seja o Senhor, Nosso D'us, Rei do Universo, que nos
santificou com Seus mandamentos e nos ordenou em relação ao resgate do filho”.
Depois recita mais uma bênção: “Abençoado seja o Senhor, Nosso D'us, Rei do
Universo, que nos manteve vivos, nos sustenta e nos trouxe até esta
oportunidade”.
O Cohen pega as moedas,
faz uma declaração verbal de que a criança está resgatada e a abençoa com a
tradicional bênção dos Cohanim: “Que o Todo-Poderoso os faça como Efraim e
Menashe. Possa D'us
abençoá-lo e protegê-lo. Possa D'us resplandecer Seu semblante sobre você e
trazer-lhe graça. Possa D'us levantar Seu semblante sobre você e trazer-lhe a
paz”.
O Cohen retorna a criança
ao pai, segura um copo de vinho e recita a bênção sobre o vinho. Aí todos
continuam (ou iniciam, dependendo do costume) a refeição comemorativa desta
cerimônia.
A Cabala nos ensina que
comparecer a uma cerimônia de Pidion Haben equivale a jejuar 84 dias – o que
perdoa muitos pecados!
Há outro ponto muito
importante aqui: A questão que o Cohen faz ao pai - “O que você prefere: o bebê
ou o dinheiro?” – é por um lado retórica e por outro, uma questão muito
profunda. NÃO HÁ MANEIRA de o pai dar seu filho ao Cohen ao invés de
resgatá-lo. Entretanto, há uma questão extremamente importante que todo pai
deve ter em mente: “O que você prefere: seu filho ou passar mais tempo no
escritório?” A pergunta do Cohen vem nos lembrar, como pais, que precisamos
estar sempre atentos e conscientes de que nossos filhos vêm antes de todos os
nossos desejos pessoais e responsabilidades com outrem!
+ comentários + 2 comentários
Muito bom à mensagem. Porém eu quero saber do meu amado irmão, permita assim lhe chamar eu sou pastor e est
Este ASSUNTO e muito impotante esclarecedor não sou judia mas AMO os judeus como se eu o fosse!
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.