Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

4 CONCEITOS EQUIVOCADOS SOBRE OS JUDEUS ORTODOXOS

4 CONCEITOS EQUIVOCADOS SOBRE OS JUDEUS ORTODOXOS

          1) "OS ORTODOXOS  ME JULGAM. ELES ASSUMEM ARES DE SUPERIORIDADE".
O que descobri: D'us é o Único Que julga, não nós. Em última análise, no final da vida de cada um, será entre o indivíduo e o seu Criador que se determinará como ele/ela conduziu a sua vida. É nisso o que judeus ortodoxos acreditam. Existe uma grande confusão de que os judeus ortodoxos olham para alguém que não é ortodoxo de forma negativa. Falso! Eles podem de todo o coração estar em desacordo com o "ISMO" que outro judeu professa, mas não negam o fato de que a pessoa pertence ao povo. Naturalmente, há sempre pessoas que irão rejeitar outros que não acreditam no que elas acreditam -- tanto se se identificam com o reformismo, conservadores, ortodoxos, ateus (ou até Republicanos ou Democratas)!

          2) "É TUDO OU NADA. EU TENHO QUER CUMPRIR TODOS OS MANDAMENTOS OU NADA VALE".
O que descobri: Ninguém, não importa o quão observante seja, é capaz de cumprir todas as mitsvót. O cumprimento de todos os mandamentos é uma meta e um meio para aperfeiçoar a si mesmo e ao mundo. Se alguém encontra uma mina de diamantes, provavelmente desejará recolher até o último quilate lá de dentro, mas com certeza não irá se recusar a cavar porque não conseguirá obter todos eles. A tarefa de cada Judeu é fazer o melhor que ele ou ela pode para cumprir os mandamentos e crescer na compreensão, conhecimento, crença e observância do judaísmo.

   3) "A ORTODOXIA TIRA TODA A ALEGRIA DA VIDA. A PESSOA FICA RESTRITA APENAS AO QUE      PODE FAZER, COMER E DESFRUTAR".
O que descobri: Tal como os nossos pais querem que tenhamos tudo o que é bom, o Todo-Poderoso, nosso Pai Celestial, quer o mesmo para nós -- que desfrutemos tanto prazer quanto possível. É necessário sabedoria para conhecer os verdadeiros prazeres e compreender o valor das restrições. A Torá é um livro de instruções para a vida. Ela ensina como obter o verdadeiro prazer da vida! Para quem olha de fora, pode ter a aparência de uma prisão. Porém, por dentro, ela oferece fronteiras e limitações no âmbito do qual as pessoas podem se desenvolver com alegria e harmonia. Pais amorosos e cuidadosos colocam limites em seus filhos para os manter em segurança e fora de problemas. A própria sociedade coloca limites para nos manter seguros de outros (e às vezes de nós mesmos).


          4) "SER ORTODOXO É UMA FUGA DO MUNDO REAL. VOCÊ NÃO PRECISA MAIS PENSAR".
O que descobri: É interessante que se pode fazer esta declaração -- e no mesmo fôlego recriminar os ortodoxos pelo seu "ponto de vista Talmúdico" ... virar um assunto de 100 diferentes formas. O Todo-Poderoso nos fez pessoalmente responsáveis de procurar a verdade e conhecer a verdade. É por isso que muitos sempre respondem uma pergunta com outra pergunta. Somos ensinados a não aceitar cegamente pressupostos e hipóteses (responder a uma pergunta na forma em que é feita, significa que você aceitou os pressupostos sobre os quais ela foi formulada). O Criador nos ordenou na Torá a nos dedicarmos a beneficiar todo o mundo -- Tikun Olam -- para melhorá-lo e cuidar de todas as criaturas. Isto é o que a Torá ensina, no que os ortodoxos acreditam e o que têm dado ao mundo.
A ortodoxia é o manancial dos nossos 3.300 anos de tradição. Vale a pena conhecer as nossas raízes e a sabedoria de nossa herança. Já que toda a humanidade vem se beneficiando dela,  deve haver algo de valor a acrescentar às nossas próprias vidas! (Recomendo-lhes o livro The Non-Orthodox Jew's Guide to Orthodox Jews por David Baum.)

Rabino Kalman Packouz, tradução: Gerson Farberas - Meor Hashabat.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }