(nota: o fonema ch em hebraico é lido como rr de carro ou j em espanhol).
Uma característica conhecida do idioma hebraico é que o significado das palavras traduz-se nas próprias letras que a formam.
Assim, o termo Machlóket vem do hebraico Chélek - חלק - que significa parte.
Uma Machlóket é válida, quando as opiniões diferem por focar em diferentes partes de um mesmo todo, mas não necessariamente se conflituam. Do contrário, tratar-se-ia de um embate e não de uma controvérsia.
O Talmud cita dois tipos de Machlóket:
- Machlóket leshêm Shamáyim (em nome dos Céus)
- Machlóket she'ló leshêm Shamáyim (em nome de si próprio/a).
- Que Machlóket é feita em nome dos Céus? Aquela entre os Sábios Shamai e Hilel. Ambos divergiam sobre a ordem do ascendimento das velas de Chanucá, a ordem do Kidush no Shabat, o valor mínimo dado à noiva em sua boda, etc.
- E qual não honra os Céus? Aquela que existiu entre Côrach (Corá) e sua gente. Ora, Côrach divergiu de Moisés, não de sua gente!
Exatamente. Mas como o objetivo de Côrach era provocar Moisés e questionar sua liderança, ele terminou por discutir com sua gente e arrastar a todos para um final infeliz.
Que nossas divergências sejam sempre em nome dos Céus.
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Sobre a machloket de Beit Shamai e Beit Hilel ouvi algo incrível. Logo após uma discussão sobre ibum, onde o resultado dessa discussão é uma divergência gigante, a tal ponto que, de acordo com um o casamento do outro é passul (!) e vice-versa, a Mishná faz questão de dizer: "E apesar disso, não deixaram de casar entre si" (Yevamot 1;4).
Ou seja, apesar de haver uma divergência de opiniões a ponto de, de acordo com a opinião de Beit Shamai, o casamento de Beit Hilel ser inválido, não deixaram de se casar!
Isso nos mostra como os dois lados tinham humildade e entendiam que o outro lado (o outro chelek) também buscava a verdade e servir a D'us de forma sincera.
É essa humildade e compreensão que faltou a Corach, de acordo com Chachamim
Sobre a machloket de Beit Shamai e Beit Hilel ouvi algo incrível. Logo após uma discussão sobre ibum, onde o resultado dessa discussão é uma divergência gigante, a tal ponto que, de acordo com um o casamento do outro é passul (!) e vice-versa, a Mishná faz questão de dizer: "E apesar disso, não deixaram de casar entre si" (Yevamot 1;4).
Ou seja, apesar de haver uma divergência de opiniões a ponto de, de acordo com a opinião de Beit Shamai, o casamento de Beit Hilel ser inválido, não deixaram de se casar!
Isso nos mostra como os dois lados tinham humildade e entendiam que o outro lado (o outro chelek) também buscava a verdade e servir a D'us de forma sincera.
É essa humildade e compreensão que faltou a Corach, de acordo com Chachamim
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