Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: BALAK - a praga que virou bênção - פרשת בלק

פרשת בלק
 
Bilam e o livre arbítrio:
 
Nossa Parashá nos conta que existiu em Midian, país de onde partiu Moshe para tirar nosso povo do Egito, um feiticeiro com poderes espirituais que se comparavam à Moshe a tal ponto que se Hashem (D’us) não fizesse um milagre e a maldição dele não se transformasse em bençãos estaríamos em grandes apuros.
 
Porque Hashem deixou isso acontecer? E mais, dizem nossos Sábios que Hashem permitiu que Bilam tivesse esses poderes para que os povos do mundo não falassem que se eles tivessem um profeta tão grande como Moshe o comportamento deles seria melhor.
 
Quando Hashem criou o homem deu à ele um mandamento e colocou no paraíso uma cobra (em forma humana). D’us falou para Adam não comer a fruta proibida e a cobra falou para ele comer. Aí começa a história do mundo e o objetivo da criação, o livre arbítrio, antes mesmo de termos qualquer má inclinação.
 
Na décima praga do Egito Hashem fez um milagre e todas as estátuas dos deuses egípcios derreteram, mas Hashem deixou uma, o “Baal Tzafon” , e na saída do Egito Hashem pediu para que todos os judeus se reunissem em frente ao Baal Tzafon antes de sair do Egito. Novamente o livre arbítrio, a opção de pensarem que se aquela estátua não desapareceu pode ser que foi ela que fez tudo.
 
Quando D’us criou o mundo ele criou o Grand Canyon no Arizona aonde parece que o Rio Colorado causou o surgimento do Canyon correndo sobre ele milhões de anos. D’us criou o Grand Canyon já cortadinho e bonitinho nos seis dias da criação há 5777 anos atrás e conservou ele inteirinho durante o dilúvio para termos o livre arbítrio de optar se D’us criou o mundo há 5777 anos ou se ele já existia por si só há milhões de anos.
 
Se um cientista estivesse nos seis dias da criação do mundo e analisasse cada coisa no momento em que D’us a criou ficaria espantado! No primeiro dia, quando Hashem criou a luz ele diria : -Não pode ser que já existem bilhões de anos luz da terra até as estrelas se as estrelas ainda não existem! No terceiro dia ele cortaria uma árvore que acabou de ser criada e diria que cada anel dela representa cem anos, não pode ser que essa árvore acabou de brotar! No quarto dia quando Hashem colocou as estrelas no final dos bilhões de anos luz ele diria que a luz teria que sair da estrela e não poderia estar lá antes delas. Ele faria uma análise geológica das pedras e diria que essas pedras tem bilhões de anos! Ele veria que o Grand Canyon foi criado antes do Rio Colorado e que Adam e Havá não são dois bebês recém nascidos. Ou seja, há 5777 anos atrás Hashem criou do nada pedras de milhões de anos , um mundo que aparenta ser muito mais velho do que realmente é. E porque Hashem fez assim? Para termos o livre arbítrio , podermos ter nossa própria opção e escolher o bem por própria escolha , e consequentemente por próprio mérito receber um paraíso enorme por ter feito a escolha certa.
 
Hashem faz o milagre e a maldição se transforma em benção
 
A ciência não determina o que vai acontecer, ela tira conclusões do que já aconteceu , e se apoiando nos inúmeros detalhes vinculados à causa desse acontecimento determina que caso esses inúmeros detalhes se reúnam novamente nessas mesmas circunstâncias aquilo acontecerá novamente. Eles comparam uma coisa com a outra e tiram uma conclusão. De vez em quando todas as inúmeras circunstâncias são opostas e mesmo assim aquilo acontece. Então eles atestam que existe alguém que dirige o mundo, e as pessoas  tem mais facilidade para aceitar que por trás de tudo existe D'us.
A  própria ciência traz estatísticas que quem faz "Brit Milá" (circuncisão) está quilometricamente abaixo da média de doenças como HIV , que a mulher que guarda a pureza familiar está quilometricamente abaixo da média de doenças como câncer de útero, que quem come Kasher está bem abaixo da média de doenças causadas pela alimentação como o infarto. Inventaram o smartphone nos dando acesso instantâneo para baixar 50.000 livros judaicos com "search" para encontrar o assunto que precisamos em cada um , e o que antigamente era privilégio de grandes Sábios agora está acessível à todos nós. Os cientistas não tem intenção em justificar o judaísmo, mas no mérito da ciência conseguimos justificar o judaísmo hoje mais do que nunca. Como diz a nossa Parashá, Hashem transformou a maldição em benção!

 
 
ONG TORÁ NEWSLETTER  -  1.068 inscrições
Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Agradecemos profundamente à Fernanda e Elias Messer que por meio de sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ , que no mérito dessa grande Mitzvá Hashem dê a eles sucesso total e em grande estilo !

Nossos agradecimentos à família Nasser, às famílias Gueler e Rabinovich, à Francis e Fábio Grossmann (grupo Facislito) , à família Guttmann, ao hotel Rojas , à empresa Neeman despachantes aduaneiros, à família Mamprim , à Yehuda e Laura Carmi, à Efraim e Daniela Gadman, à família Grinszpan , à Samy Sarfatis Metta , à empresa Adar , à Néia Cristina e seu marido Anderson, à Tiago e Rosiele Bolcont e à todos
 vocês que estão nos apoiando , muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!

Mazal Tov para a família Shtarkberg


Nossa Parashá é dedicada à Refuá Shelemá de Daniel ben Kendel

Nossa Parashá é oferecida em memória de
Mazal Bat Esther Nasser z"l (5 de Sivan de 5741)
Haim Ben Shafia Nasser z"l (17 de shevat de 5762)
Esther bat Olga z"l (11 Kislev)
Mordechai ben Sarah

Se você quiser dedicar uma Parashá entre em contato
rabinogloiber@ongtora.com
Rabino Gloiber
Your Personal Rabbi

Copyright © 2017 ONG TORÁ, All rights reserved.
Você está recebendo este email porque está na lista da Parashat Hashavua ONG TORÁ

Our mailing address is:
ONG TORÁ
Rua Três Rios 137
Bom Retiro
Sao PauloSP 01123-001
Brazil
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }