Seu bisneto foi ninguém menos que o Rei David.
O que pouco se sabe é que Orpah, irmã de Ruth, e que também era nora de Naomi, teve um filho não menos famoso do que David, muito embora pelo sentido contrário: Golias, o filisteu.
O Talmud no Tratado Sanhedrin página 95a relata um caso em que David fora atraído para o campo dos filisteus como parte do plano Divino, sendo ali identificado por Ishbi, irmão de Golias.
Mudam só os nomes. |
Ishbi aprisionou David dentro de uma moenda de azeite e foi avisar a mãe Orpah da chegada do forasteiro que lhe havia ceifado o irmão.
Enquanto isso Avishai, um dos generais de David, notou a ausência do rei e foi ao seu encalço.
Orpah vê Avishai e lança um instrumento cortante em sua direção. Errou o alvo.
Como boa palestina, Orpah exige que Avishai lhe devolva o instrumento cortante para que ela o lance novamente em sua direção. Avishai obedece e lança o instrumento de modo a despachar Orpah á terra dos pé juntos.
Ora, se Ruth e Orpah foram ambas noras de Naomi, como pode ser que uma gerou a ascendência de David enquanto outra gerou a Golias? E porque os dois foram se enfrentar logo no campo de batalha?
A bem da verdade, o confronto se deu foi no campo das idéias, tendo o campo de batalha somente como veículo: ambas, Ruth e Orpah foram expostas ao caráter inexpugnável de Naomi. Uma escolheu seguir o povo e o D-us de Naomi, ao passo que a outra entregou-se às impurezas da Terra.
Assim, nada mais natural que suas proles se encontrassem novamente, para que Hashem pudesse mostrar ao mundo quem são os Seus escolhidos: aqueles que seguem o caminho da retidão.
É forte quem tem Hashem ao seu lado.
Assim foi com David e Golias.
Assim será na Era de Mashiach.
De Mashiach ben David.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.