Mensagem da Parashá - Ekev
"Nossa Parashá é dedicada ao aniversário do nosso querido Dr. Elias Messer. Que Hashem dê à ele muitos anos de vida com muita saúde , muito sucesso, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família". Cada ano que passa a Alma fica mais jovem !
Nossa Parashá também é dedicada ao Bar Mitzvá do nosso querido Michael Adés , que já está dando sinais claros que vai se tornar um grande Sábio da Torá. Me impressionei tanto com o seu discurso de Bar Mitzvá que no final peguei o papel da mão dele e estou copiando uma parte dele aqui para vocês:
Na Parashá dessa semana está escrito: Veachalta Vessavata Uverachta et Hashem Elokecha: comerás , satisfarás e louvarás o Eterno teu D'us.
Avraham Avinu costumava receber viajantes em sua tenda dando-lhes alimento, moradia e depois acompanhava-os , mostrando-lhes o caminho certo pelo qual deveriam seguir.
Ele pedia aos seus hóspedes que após a refeição agradecessem ao Todo Poderoso pois a Ele pertence a Terra e tudo o que ela contém. Assim Avraham foi acostumando os idólatras de sua geração com a idéia da existência de um Ser poderoso e único. O Talmud questiona o fato de que dois veículos do Tehilim aparentemente se contradizem. O primeiro diz : LaHashem Haaretz Umloah , ao Todo Poderoso pertence a Terra e tudo o que ela contém. E o outro: Vehaaretz Natan Livnei Adam: e a terra foi dada pelo Todo Poderoso aos homens. Então temos a seguinte pergunta: A terra pertence a D'us ou foi dada aos seres humanos?
O Talmud responde: o primeiro versículo se refere aos momentos nos quais a Brachá ainda não foi recitada. Já o segundo versículo refere-se ao momento seguinte, quando já fizemos a Brachá sobre o alimento. Portanto antes de fazer a Brachá tudo pertence ao Todo Poderoso, e após recitarmos a Brachá passa a pertencer ao ser humano
Nossos Sábios disseram que aquele que tem proveito deste mundo sem recitar uma Brachá é como se estivesse lesando o Todo Poderoso e a congregação de Israel.
Por tudo que foi explicado agora vemos a importância de uma Brachá e o poder que ela tem de atrair abundância para o mundo. Portanto se não a recitarmos, impedimos a entrada de fartura que viria ao mundo e beneficiaria a nosso povo.
Mazal Tov Michael!!!
Diz a nossa Parashá: "Porque não somente de pão viverá a pessoa, mas de toda palavra Divina a pessoa viverá ."
Explica o Ari ZaL que a vitalidade da Alma não vem por meio da comida mas sim por meio da palavra Divina. O que é essa palavra Divina? Diz o Ari ZaL que ela está indicando a benção que fazemos antes de comer. A Brachá eleva dos alimentos o lado “Alma” deles , “Centelhas Divinas” que se misturaram com o lado espiritual negativo do mundo. Por meio da Brachá refinamos essas pequenas revelações Divinas tirando elas das impurezas , delas nossa Neshamá (nossa alma Divina) recebe a sua vitalidade e esse é o “alimento da Alma”. Nosso corpo se alimenta do lado material do que comemos e nossa alma do lado espiritual.
Conclusão: Quer que a sua Alma vibre cheia de energia positiva? Capriche nas Brachot !
O Ari Zal explicou que tudo nesse mundo tem um lado ”corpo” e um lado Alma. Como o ser humano foi criado “corpo e Alma” assim também todas as outras coisas.
A própria Torá tem um lado “corpo” que são as Halachot (leis práticas) e um lado Alma que está por trás delas. Por isso os Anjos não queriam que a Torá descesse para esse mundo e recebesse esse lado “corpo”, porque eles não se interessavam por isso, sendo que não há entre eles ódio ou inveja e eles não precisam de leis práticas como “não assassinar”, “não cometer adultério” e etc. Por isso eles pediram para que a Torá ficasse nos mundos superiores e eles tivessem sempre acesso à essa revelação “Alma” da Torá. E aqui surge novamente a Brachá. Quando falamos as Brachot da Torá unimos nossa Alma ao lado Alma da Torá que é uma revelação Divina tão grande que até os Anjos queriam ter ela também.
As Mitzvot também tem o lado “corpo” e o lado “Alma”. Quando você faz uma Mitzvá é bom para você nesse mundo e ela está guardada para você no próximo mundo, quando falamos a Brachá da Mitzvá estamos conectando a nossa Alma com o lado Alma da Mitzvá , esse aspecto dela que está lá encima. Por isso está escrito na nossa Parashá: “Toda a Mitzvá…..” e não somente “a Mitzvá” indicando o lado “Alma” da Mitzvá.
Terra de Israel espiritual
Nossa Parashá nos conta que na conquista da terra de Israel pela primeira vez a regra era: "Pouco a pouco vou expulsá-los da sua frente ". Diz o Rebe que o mesmo acontece na vida de cada um de nós , na conquista da terra de Israel espiritual , na parte dela que recebemos por sorteio lá de cima, ou seja, nosso trabalho Divino diário personalizado que inclui nosso refinamento pessoal. A conquista não deve ser feita de uma vez, mas sim pouco a pouco.
Mas não seja radical no pouco a pouco, pouco a pouco não quer dizer não fazer nada , não se esqueça que devemos nos esforçar para fazer o trabalho Divino , como dizem nossos Sábios: "Se você se esforçou e conseguiu acredite!"
Diz a Parashá :''Talvez você diga no seu coração :- Esses povos são muito mais numerosos do que eu , como poderei conquistá-los?" (דברים ז' י''ז)
Ou seja, talvez você sinta a realidade ! Você mediu o tamanho do problema e se conscientizou de que não tem a mínima chance de resolvê-lo . Lá vai a regra geral que nos dá Moshe Rabeinu para todo e qualquer problema (incluindo fechar as contas no fim do mês) : "Não tenha medo deles ! Lembre-se do que Hashem fez ao faraó e a todo o Egito , os milagres , as maravilhas , etc etc etc. Ou seja , isso é o que devemos pensar e sentir sempre em qualquer situação difícil. Se não saiu como queríamos , talvez nos espera algo melhor. Mas nós devemos fazer a nossa parte que é viver confiantes a cada instante , nunca pensar que não vai sair como queremos mas sim nos lembrar dos milagres e das maravilhas que Hashem fez no Egito e nos conscientizar que assim ele vai nos fazer agora !
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Shabat Shalom! Rabino Gloiber Sempre correndo Mas sempre com você
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