Shlomo Ephraim ben Aaron Luntschitz o KLI YAKAR
Grande rabino e comentarista da Torá, seus comentários figuram no compendio Mikraot Gdolot. Ficou mais conhecido por sua obra magna, Kli Yekar .
Era genro do prestigioso Maharal de Praga. Serviu como rabino de Praga de 1604 a 1619. Nasceu em Luntschitz e estudou com Shlomo Luria em Lublin. Posteriormente serviu como rosh yeshiva em Lvov (Lemberg). Em 1604, foi nomeado rabino de Praga , cargo que ocupou até sua morte. Está sepultado no cemitério judaico de Praga muito próximo ao túmulo do Maharal, que é o mais conhecido. Há uma placa na parede para ajudar a identificar. o túmulo fica logo em frente.
Na introdução de seu Kli Yekar, ele relata que o nome de Shlomo foi adicionado ao seu nome durante uma doença que lhe ameaçava a vida, uma prática comum no judaísmo.
frente ao túmulo do Kli Yakar. |
O Rabino Luntschitz é melhor lembrado por seu trabalho homilético, mais proeminentemente Kli Yekar (jóia preciosa), alusão ao texto em Provérbios 20:15, publicado em Lublin em 1602.
Até hoje figura nas edições do Pentateuco e continua sendo muito popular.
Até hoje figura nas edições do Pentateuco e continua sendo muito popular.
Compôs duas orações penitenciais por ocasião dos pogroms de 1611, que chegaram a Praga no dia 2 de Adar no calendário judaico daquele ano.
Da Wikipédia, a enciclopédia livre com comentários do Tropicasher
Da Wikipédia, a enciclopédia livre com comentários do Tropicasher
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.