Foi professor para milhares de pessoas e um poderoso opositor ao movimento reformista, que foi atraindo muitas pessoas das comunidades judaicas na Áustria-Hungria e além.
Como Rav da cidade de Pressburg, manteve uma perspectiva judaica ortodoxa forte através da vida comunitária, educação de primeira classe e oposição intransigente à reforma e mudança radical.
O Chatam Sofer estabeleceu uma yeshivá em Bratislava (Pressburg em alemão), que se tornou o yeshivá mais influente na Europa Central, produzindo centenas de futuros líderes da comunidade judaica húngara.
Esta yeshivá continuou a funcionar até a Segunda Guerra Mundial; depois, ele foi transferido para Jerusalém sob a liderança do bisneto do Chatam Sofer, o rabino Akiva Sofer (o Daat Sofer ).
O Chatam Sofer publicou pouco em vida.
Suas obras postumamente publicadas incluem mais de mil responsa, do Talmud, sermões, comentários bíblicos e litúrgicos e poesia religiosa. É autoridade muito citada em estudos judaicos ortodoxos.
Muitas de sua responsa são leitura obrigatória para Semichá (ordenação rabínica). Seus chidushei Torá (idéias originais da Torá) provocou um novo estilo no comentário rabínico, e algumas edições do Talmud contêm suas emendas e adições.
Mausoléu do Chatám Sofêr
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.