Diz a Torá:
"Ani Hashem rofêcha" (Shemót 15:26):
"Sou Eu, Hashem, que te traz a cura
Mas a Torá também diz em outro lugar:
"Rapô yerapê" (Shemót 21:19).
Em tradução livre: "A curá será feita".
Segundo Rashi* isto diz repeito a uma pessoa que feriu outra. Neste caso o tratamento médico completo corre por conta do agressor.
Com base nestas palavras nossos sábios concluem que D-us deu permissão aos médicos para curar.
Pode parecer óbvio, mas as pessoas poderiam pensar que as doenças ocorrem por culpa dos pecados do individuo e não procurar ajuda médica.
Contudo, a Torá mostra em outra oportunidade, o poder da cura associado a uma serpente de cobre colocada numa haste por Moisés, por ordem de D-us, para que todo a quele que mordido por uma cobra olhasse para a cobra de bronze e se curasse [Chucát 21:8].
Nossos sábios dizem que não era a cobra que curava, mas o fato de alçarem os olhares para os Céus e rogassem para que Hashem os curasse.
Em outras oportunidades a Torá apresenta águas e plantas como agentes curativos.
Então quem é que nos cura, na verdade?
Hashem [D-us], os médicos ou os agentes curativos?
Resposta: Os três.
Hashem criou os médicos e os agentes curativos, as plantas medicinais e os minerios que curam; deu inteligência ao homem para que desenvolvesse a medicina, pesquisasse e manufaturasse remédios e aparelhos médicos.
Mas é a fé a verdadeira em D-us, no Poder total de Sua cura, incondicional e plena, que age dentro e fora do homem inibindo a doença e trazendo cura.
Texto com base nos ensinamentos de Rabi Nachman de Breslav.
............................................................................................................................................
* Rashi: Rabi Shelomó ben Itschak, viveu na Alsácia no século 12, era vinicultor e figura nos principais comentarios da Torá Escrita e da Torá Oral [Talmud].
Dedicado a Pérets ben Chaia Krakauer, Z"L, meu médico da infância e adultância.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.