Quem sou eu

- Paulinho Rosenbaum
- Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)
Assuntos Principais da Parashá SHEMOT - Beit Hassofer

Novo rei – novos decretos (1:1-22).
A parashá Shemót começa lembrando das doze tribos que desceram ao Egito, das quais surgiu o povo de Israel. A família de Iaacov contava então 70 almas. Os anos de passaram e Iossef faleceu, assim como todos os seus irmãos e toda aquela geração e os filhos de Israel se multiplicaram, preenchendo toda a terra do Egito.
A monarquia também mudou. Um novo rei subiu ao trono egípcio, negando tudo o que Iossef havia feito em prol do reinado. O rei começou a hostilizar o povo judeu, temendo sua enorme população. Ele se dirige ao povo mobilizando-o para
Carta de um rabino a uma prosélita (candidata a guiur)

"Shalom,
Agradecemos o recebimento de sua carta, em relação a sua vontade de ingressar nas fileiras do povo judeu. Aprecio e muito suas aspirações e vontade de juntar-se a nós. Gostaria de esclarecer que a nossa comunidade não trata diretamente de assuntos de conversão (Guiur- גיור).
Tudo o que poderemos fazer será ajudá-lo (a) a entender o significado das coisas e encaminha-lo (a) ao conselho rabínico de S.Paulo que se ocupa diretamente e se responsabiliza frente a comunidade judaica por este assunto.
Entretanto, não estou seguro de que você está ciente de t
Quem vai ajudar até que Hashem ajude? - 27.12.2018 - 19 de Tevet, 5779

MENSAGEM #259
Quem vai ajudar até que Hashem ajude?
Certa vez contei uma história sobre um homem que foi ao Rizhner Rebe pedir uma Beracha para ajudá-lo a resolver seus problemas. Quando ele saiu, um filho pequeno do Rebe lhe perguntou:
“- O que meu pai te falou?"O homem respondeu:"- Ele me deu uma Brachah e disse que Hashem vai me ajudar"O garoto então perguntou:"- Mas o que vai acontecer até que Hashem te ajude?"O homem respondeu:"- Eu não sei"E o homem voltou ao Rebe e perguntou:"- Quem me ajudará até que Hashem me ajudará?"O Rebe respondeu:"- Hashem irá lhe ajudar, até que Hashem
Rav Shimshon Raphael Hirsch - 27 de Tevêt,
TORÁ, ORTODOXIA E MODERNIDADE.
Rav Shimshon Rafael (ben Raphael Aryeh) Hirsch,
Frankfurt, Alemanha, 5569-5649 (1808-1888).
Seu pai, que mudou o nome de família para Hirsch, era filho de Rav Menachem Mendel Frankfurter de Altuna.
Rav Menachem Mendel por sua vez , foi talmid (aluno) de Rav Yonatan Eibeshitz e foi rabino de três comunidades: Altuna, Hamburgo e Wandsbeck.
Aos 18 anos, Rav Shamshon Raphael foi a Manheim estudar na yeshiva de Rav Yaakov Etlinger, autor de Aruch LaNer.
Rav Hirsch recebeu sua Smichá (ordenação rabínica) de Rav Ettlinger
Porque quando a gente conta os planos às vezes as colsas não acontecem?

DABER (falar) e DAVAR (coisas) em hebraico são escritos com as mesmas letras: דבר .
Hashem (D-us) falou para que as coisas fossem criadas, como podemos constatar no início da Torá.
Assim, a fala está intimamente ligada aos acontecimentos.
Diz o Talmud: "não há benção a não ser na coisa que está oculta aos olhos".
E Isaías (8:10): "falem algo e a coisa não acontecerá" - דַּבְּרוּ דָבָר וְלֹא יָקוּם .
Porque então os especialistas em PNL ressaltam que é preciso que a pessoa diga continuamente coisas como "eu posso", "eu consigo", "vai acontecer"
QUEM FAZ BONDADE RECEBE BONDADE - ravefraimbirbojm@gmail.com
PARASHAT SHEMOT 5779 (28 de dezembro de 2018)
André estava com muita fome, mas como estava atrasado, teria que levar algo para comer no escritório. Resolveu passar por uma famosa lanchonete, onde pediu um sanduíche que estava sonhando há muito tempo. Era um sanduíche com vários tipos de recheio no croissant. Quando ficou pronto, André sentiu o cheiro maravilhoso vindo do embrulho bem quentinho. Ele mal podia esperar para comer. Assim que saiu da lanchonete e atravessou a rua, André deu de cara com um mendigo idoso sentado no ponto de ônibus. Ele parecia faminto, provavelmente não c