Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O QUE É UM BAR / BAT MITSVÁ E QUAL O SEU SIGNIFICADO?


            Bar Mitsvá literalmente quer dizer ‘Filho do Mandamento’ e Bat Mitsvá quer dizer ‘Filha do Mandamento’. Com a idade de 13 anos, para meninos, e 12 anos, para meninas, eles/elas se tornam responsáveis e obrigados ao cumprimento dos Mandamentos da Torá. A Torá ensina que as mulheres são criadas com maior percepção e entendimento que os homens e uma vez que sua capacidade intelectual e emocional se desenvolve mais rapidamente, as meninas são ‘empossadas’ mais cedo que os meninos.


            Escreveu o Rabino Shraga Simmons: "Num nível mais profundo, da mesma maneira que seus corpos estão crescendo e se transformando, assim também suas almas estão crescendo e se transformando. A tradição cabalística diz que toda pessoa tem diversos componentes em sua alma. Um novo nível (chamado neshamá) é 'ativado' no momento do Bar/Bat Mitsvá. A partir deste memento sua sensibilidade e consciência moral se desenvolvem completamente, permitindo aos jovens tomarem responsabilidade por suas atitudes".
            Às vezes encontramos pessoas que afirmam que nunca fizeram Bar/Bat Mitsvá. Ele/ela pode nunca ter feito uma celebração, mas uma vez que tenha chegado aos 13 anos (para meninos) ou 12 anos (para meninas), ele/ela já está ‘Bar Mitsvado’. Ele pode ser contado num Minián (o quorum mínimo para orar), prestar testemunho num Beit Din (Tribunal Rabínico) e fazer contratos legais. Eles são completamente responsáveis por seu comportamento perante D’us e a sociedade. É costumeiro para um menino ser chamado para uma Aliá na Torá (fazer uma bênção sobre a leitura da Torá), servir como Hazan (liderar o serviço de orações) ou liderar o Birkat HaMazon (a Prece após as Refeições), desta maneira tornando público que ele é um ‘Bar Mitsvá’.
            A ocasião pode ser celebrada de maneira simples ou suntuosa, mas é importante que a ostentação seja evitada – algo que passaria ao Bar/Bat Mitsvá uma lição incorreta sobre a vida. O rapaz ou menina que está fazendo o Bar ou Bat Mitsvá e a comunidade devem apreciar e estimar a celebração como um evento religioso e não um aniversário extravagante. Como certa pessoa de bom senso disse: “É melhor colocar menos ênfase no ‘Bar’ e mais na ‘Mitsvá’”.

            Resumiu o Rabino Simmons: "Bar/Bat Mitsvá significa tornar-se educado e fortalecer seu orgulho espiritual através da sabedoria e entendimento. Significa crescer judaicamente, um passo por vez. Significa respeitar as pessoas, procurar beneficiar o mundo, usando a Torá como seu guia, e, acima de tudo, adorar fazer parte do Povo Judeu".

Meor Hashabat - tradução:Gerson Farberas.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }