Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Behar / Bechukotai - Meor Hashabat: sobre a auto-estima.


 Meór HaShabat Semanal                                      BSD                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Perspectivas para a Vida, Idéias para o Crescimento Pessoal  

O Mais Popular Semanário Eletrônico Do Mundo Judaico!                                                                                    27 – Yar - 5778

Aish HaTorá – Criando um Diferencial para o Futuro Judaico!                                                                                  12 – maio – 18


BOM DIA! Alguns anos atrás, eu peguei um voo de Nova York para Miami. Sentei-me em meu lugar e cumprimentei a senhora sentada ao meu lado. Ela se apresentou ... e, em seguida, começou a relatar toda a sua vida em 7 minutos, uma apresentação oral do seu currículo, suas experiências como psicoterapeuta, os livros que escreveu, as prestigiosas instituições e organizações para as quais deu consultoria ... e uma visão geral sobre o estado do mundo.
Eu fiquei lá sentado atordoado. Parecia que eu havia desarrolhado um Vesúvio verbal ... e as palavras continuavam fluindo!
Depois ela me contou que uma amiga dela, também psicoterapeuta, tinha telefonado de hora em hora pedindo para acompanhá-la nessa viagem. “Ela é louca! Todos os psicoterapeutas são loucos!” “Por quê?” eu sondei. “Porque eles vão em sessões de psicoterapia para compreender-se e descobrir que são loucos”. “Talvez, segundo o seu raciocínio”, eu comentei, “é por isso que o mundo está cada vez mais insano... a nossa saúde mental está nas mãos dos loucos!”.
Enquanto ela refletia sobre a profundidade desta ideia, um brilhante estratagema apareceu em minha mente sobre como libertar-me de 3 horas (o tempo do voo) de um assalto verbal violento. Eu dei a ela a cópia do livro Real Power, escrito por David Lieberman, que eu estava segurando (ele tem o subtítulo: “Eleve-se acima de sua natureza e nunca se sinta irritado, ansioso ou inseguro novamente!”) "Aceite meu presente. Acho que a senhora vai achá-lo realmente interessante”. E pelas próximas 3 horas eu fui capaz de dormir... exceto pelas 2 vezes que ela me acordou apontando para uma página para me perguntar: "Será que eu lhe disse que escrevi um livro sobre este assunto?”.
Não sei qual parte deste fascinante livro a intrigou, mas a seção a seguir foi uma das muitas partes que me cativaram. Por isso, quero compartilhar esse trecho com vocês, queridos leitores!

Nos seres humanos existem três forças interiores que, muitas vezes, estão em choque umas com as outras: o corpo, o ego e a alma. O corpo quer fazer o que ele sente que é bom; o ego quer fazer aquilo que parece ser bom e a alma quer fazer o que é realmente bom. Quando o despertador toca de manhã, as três forças começam a batalha. Se apertarmos o botão ‘soneca’, adivinhe quem ganhou a primeira rodada?
Fazer o que é fácil ou confortável é uma tendência do corpo. Exemplos de abusos e vícios excessivos desta força? Comer ou dormir demais – em poucas palavras: fazer ou não fazer algo que sabemos que devemos ou não devemos fazer, pelo simples fato da sensação que isto nos transmite. Basicamente o corpo quer fugir de incômodos e desconfortos.
Já a satisfação do ego pode provir de se fazer uma piada às custas de alguém até comprar um carro deslumbrante que está além de nossas posses. Quando somos motivados pelo ego, fazemos coisas que acreditamos que projetam a imagem certa de nós mesmos. Essas escolhas não são baseadas no que é bom, mas no que nos faz parecer bons.
Se não conseguimos nos controlar e sucumbimos à gratificação imediata ou à vontade de manter uma determinada imagem, então ficamos bravos com nós mesmos e nos sentimos vazios por dentro. Para compensar esses sentimentos de culpa e inadequação, o ego entra em ação e nos tornamos egocêntricos. Como resultado, a nossa perspectiva se estreita e enxergamos mais sobre nós e menos sobre o mundo; isto nos faz cada vez mais melindrosos e instáveis.
Nós só adquirimos autoestima quando somos capazes de fazer escolhas responsáveis e fazer o que é certo, não importando se temos vontade de fazê-lo ou como isto parecerá aos olhos dos outros – e esta é uma escolha da alma. Fazendo isto, nos elevamos a um patamar mais alto e mais saudável, já que a autoestima e o ego são inversamente proporcionais – como numa gangorra: quando um sobe, o outro desce.

Embora o nosso humor inevitavelmente oscile conforme as circunstâncias, o nosso bem-estar emocional permanece em grande parte imune às condições e experiências de todos os tipos, positivas ou negativas.
Pesquisas indicam que grandes ganhadores da loteria frequentemente levam vidas infelizes após a sua sorte inesperada. Um número estatisticamente muito grande de suicídios, assassinatos, prisões por dirigir embriagado, divórcios e até mesmo falências que ocorreram com estes ‘vencedores’ levou a estudos sobre uma possível ‘maldição da loteria’. As pessoas acham difícil compreender por que tal infortúnio acomete aqueles que, de repente, se tornaram milionários. Porém, o motivo é muito claro. A autoestima vem ao se fazer boas escolhas. Nós (com dinheiro ou fama instantâneos) temos agora mais oportunidades para mais comportamentos e prazeres não construtivos. Ao fazermos escolhas ruins, isto pode reduzir extremamente a nossa autoestima.
A lógica, portanto, determina que, se estamos no controle de nós mesmos e agimos de modo responsável, nunca poderemos ficar profundamente incomodados por alguém ou alguma coisa. Não somos um acidente ou vítima de qualquer outra coisa que não o nosso próprio comportamento, porque nada nos afeta; nós afetamos tudo.
O livro Real Power pode ajudar pessoas com baixa autoestima, emoções negativas e relacionamentos infelizes em sua vida -- e traz o método exato que dissolve estas barreiras à felicidade. O livro pode ajudar a pessoa a se livrar de ansiedades, estresse e preocupações, e reforçar a sua autoimagem e autoconfiança. Está disponível em www.eichlers.com/real-power.html.

Porção Semanal da Torá:      Behár- Behukotái  - Vaikrá (Levíticus) 25:1-27:34

          Behár inicia-se com as leis da Shemitá, o ano sabático, onde o povo judeu é ordenado a não plantar seus campos ou cuidar dele no sétimo ano. Cada 50o ano é o Yovel, o ano do Jubileu, onde as atividades agrícolas também estão proibidas. Estes dois Mandamentos fazem parte de uma das sete categorias de evidências de que a Torá foi dada por D'us. Se a ideia era dar descanso à terra, então que não se plantasse um sétimo da terra a cada ano. Para alguém ordenar a uma sociedade agrária parar completamente o cultivo a cada sete anos, deve ser D'us ou um meshuguenê (louco).
           Também estão incluídos nesta porção os seguintes assuntos: redimir um terreno que foi vendido, apoiar o próximo quando seus meios de sustento econômico estiverem com problemas, juros, as leis sobre serventes escravizados. A porção se encerra com a admoestação de não se fazer ídolos, de cumprir o Shabat e de reverenciar o Santuário.
          A segunda porção desta semana, Behukotái, contém a Tohahá, palavras de advertência. Se vocês não Me ouvirem e não cumprirem todos estes mandamentos... Há ali sete séries de sete punições. Entenda que D'us não pune somente por punir: Ele quer a nossa atenção para que façamos nossa introspecção e meditemos, que reconheçamos as nossas falhas e corrijamos os nossos caminhos. D'us não deseja nos destruir ou anular o Seu pacto conosco. O que Ele quer é evitar que nos tornemos tão assimilados e que desapareçamos como nação. Eu enfaticamente lhes recomendo a leitura dos versículos em Vaikrá (Levíticus) 26:14 até 45 e em Devarim (Deuteronômio) 28.

Dvar Torá:     baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: Vocês não devem dominar seus servos com rigor, mas devem temer o Todo-Poderoso (Vaikrá 25:43). Por que o versículo acaba com as palavras: ‘Mas devem temer o Todo-Poderoso’?
Um patrão que dá trabalho a seu servo apenas para mantê-lo ocupado está demonstrando falta de respeito pela dignidade da pessoa que está trabalhando para ele. As pessoas foram criadas à imagem do Todo-Poderoso e possuem uma centelha Divina. Sendo assim, devem ser tratadas com respeito. Uma vez que só o patrão sabe o que se passa em seu coração, a Torá se dirige a ele para que esteja consciente de suas motivações, dizendo-lhe: ‘e tema o Todo-Poderoso’. A Torá está ensinando ao patrão e a nós que temos que sentir um respeito interior por todos os demais.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (11 de maio)

S. Paulo: 17:14 h   Rio de Janeiro 17:02  Recife 16:48   Porto Alegre 17:22  Salvador 16:57   Curitiba 17:22
B. Horizonte 17:08  Belém 17:52  Brasília 17:30 Jerusalém 18:47  Tel Aviv 19:06  Miami 19:37  Nova York 19:42

 Pensamento da Semana:

Você pode viver na zona de conforto...
Mas nada cresce lá!

 ESTA EDIÇÃO É DEDICADA À ELEVAÇÃO DA ALMA 
DE FAIGA BAT MORDECHAI HALEWY

Shabat Shalom  !   Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch bem Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Efraim Fishel bem Ester - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Haim Avraham Tzvi ben Golda - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice - Yaacov ben Rivka - Rabino Avraham Haim ben Rechel –Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia
Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe - Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H"YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H"YD, R’ KALMAN LEVINE H"YD E R’ MOSHE TWERSKY H"YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantshe Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }