Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meor Hashabat - Parashá: BEHALOTECHÁ


Meór HaShabat Semanal                                      BSD                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Perspectivas para a Vida, Idéias para o Crescimento Pessoal  

O Mais Popular Semanário Eletrônico Do Mundo Judaico!                                                                                 19 – Sivan - 5778

Aish HaTorá – Criando um Diferencial para o Futuro Judaico!                                                                                   2 – junho – 18


  BOM DIA! Toda vez que visito Nova York encontro-me com meu amigo, Walter. Sempre vamos ao restaurante Le Marais para um bife perfeito. Há alguns anos, visitei Nova York novamente. Walter me buscou e me levou ... a um  restaurante vegetariano! "Walter", eu perguntei, "o que estamos fazendo aqui? Salada não é comida ... salada é o que a comida de verdade (o nosso bife) come! Salada é apenas uma  nota promissória de que a comida está chegando!"


Meu amigo sorriu e me contou como havia mudado a sua alimentação para uma dieta vegana orgânica de alimentos crus -- e perdeu 25 quilos, não precisava mais tomar insulina, estava cheio de energia, vigor, disposição e tinha uma perspectiva melhor da vida.
O que o levou a essa mudança drástica? Ele ouviu sobre um  Spa  holístico em San Diego chamado Optimum Health Institute (Instituto de Saúde Ótima) e decidiu testar o seu programa de 3 semanas voltado ao corpo, mente e espírito. Ele me contou como muitas pessoas participaram do programa para fortalecer seu sistema imunológico e procurar – adivinhem -- uma ótima saúde!
Embora não seja minha intenção promover ou anunciar, há duas mitsvot da Torá que me obrigam a compartilhar com você, querido(a) leitor(a),  informações que podem ser úteis e, talvez, um salva-vidas para você ou algum ente querido.
Há apenas uma  mitsvá entre todas as 613 mitsvot em que a Torá utiliza a expressão "muito". Somos ordenados pelo Todo-Poderoso "a cuidar muito de nossas vidas" (Deuteronômio 4:15). Isso inclui desde levar um  estilo de vida saudável, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios, retirar o stress de nossas vidas até escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dental! (Curiosamente, o boletim da Associação Americana para o Bem Estar dos Idosos (AARP) informa que "a única dieta comprovada por estudos médicos que correlaciona uma vida mais longa com um menor risco de doenças do coração ou cérebro é aquela rica em alimentos baseados em vegetais não processados").
Como diz o ditado, "Você não tem uma alma. Você é uma alma – e tem um corpo”. O corpo é o instrumento que nos permite cumprir os mandamentos da Torá. É um presente e somos obrigados a cuidar dele ao melhor de nossas habilidades. O fascinante livro To Your Health, escrito por Yechezkel  Ishayek, apresenta o caminho da Torá para uma vida saudável.
A segunda  mitsvá é "não  ficar de braços cruzados enquanto o sangue de seu vizinho é derramado" (Levíticus 19:16). A data 13 de Março de 1964 ficou gravada em minha mente. Esse foi o dia em que Kitty Genovese foi assassinada em Nova Iorque. A investigação inicial relatou que 38 vizinhos assistiram e não fizeram nada enquanto o assassino voltou duas vezes para matá-la. (Mais tarde, as investigações revelaram que os policiais foram chamados duas vezes, mas não responderam). A nação estava horrorizada. Eu estava horrorizado. Decidi nunca confiar em alguém para fazer algo quando alguém precisa de ajuda.
Como rabino, as pessoas me consultam por apoio, orientação e aconselhamento. Não é incomum as pessoas ignorarem conselhos -- especialmente se vão contra os seus desejos e preferências. (Felizmente o meu avô me preparou para isso; ele sempre dizia: "Um conselho grátis vale o que você pagou por ele”).
Quando pessoas  me dizem que estão com câncer, sugiro-lhes que leiam o livro Radical Remission -- Surviving Cancer Against All Odds escrito pela Dra. Kelly A.Turner. A Dra. Turner ficou fascinada por pessoas que entraram em remissão completa após receberem de seus médicos a notícia de que não havia mais nada  a ser feito por elas --  radiação, quimioterapia ou cirurgia -- e que deveriam colocar seus afazeres e negócios em ordem. Ela estudou 1.000 casos e encontrou 9 fatores em comum às  remissões radicais. Se conhece alguém que tem câncer e cujo médico tirou-lhe as esperanças, você pode sugerir este livro.
Sugiro também  o OHI - Optimum Health Institute, OptimumHeath.org. (Em Israel, há o Alummot - Alummot.co.il ). Nas  vezes que fui ao OHI conheci muitas pessoas que foram informadas por seus médicos de que não havia tratamento possível e que sua morte era iminente -- e estão vivas, saudáveis, com energia e ... livres do câncer 5, 10 e 20 anos depois. Ao invés de se sentarem e esperarem para morrer, escolheram  ser pró-ativas. O corpo naturalmente quer curar. Quando se corta o dedo, o corpo naturalmente o cura. O OHI dá às pessoas os alimentos e as ferramentas para fortalecer seu sistema imunológico para recuperarem a saúde. Muitos vão ao OHI para aprender como viver um estilo de vida saudável e evitar aqueles problemas que as pessoas acham que são inevitáveis com o avançar da idade.
Desejo a você, seus familiares e amigos que possam ser abençoados com vida longa e boa saúde!

 Porção Semanal da Torá:      Behaalotehá   [Bamidbár (Números)  8:1 - 12:16]
           Aharon é ordenado a acender a Menorá (candelabro) e os Levitas a se purificarem para servir no Tabernáculo (eles treinavam dos 25 aos 30 anos e serviam dos 30 aos 50 anos). O primeiro Pessach é celebrado, desde a saída do Egito. O Todo-Poderoso instrui o Povo Judeu a viajar pelo deserto toda vez que as nuvens (que sempre acompanhavam o Povo) se elevassem sobre o Tabernáculo e a acampar quando elas retornassem para cima dele. Moshe é instruído a fazer duas trombetas de prata para serem soadas antes das batalhas ou para proclamar algum Yom Tov (dia santificado).
           O Povo viaja para o deserto de Paran, período no qual se rebelam duas vezes contra a liderança do Todo-Poderoso. Na segunda vez, reclamam do gosto desinteressante do Maná (o alimento que D'us lhes enviava diariamente, menos no Shabat, pois na sexta-feira recebiam uma porção dupla – a propósito, este é o motivo que usamos 2 Halót (pães) no Shabat) e sobre a falta de carne no deserto. D'us, então, lhes manda uma enorme quantidade de codornizes e muitos morrem de tanto comer.
           Moshe convida seu sogro, Ytró, a viajar com eles no deserto, mas ele retorna a Midián. Miriam, a irmã de Moshe, fala Lashón HaRá (palavras difamatórias) sobre Moshe. É, então, acometida de Tsaráat (uma doença espiritual na pele, que indicava que a pessoa havia falado impropriamente sobre outra) e fica exilada fora do acampamento por uma semana.

Dvar Torá:     baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “E o povo estava reclamando de uma maneira muito feia aos ouvidos do Todo-Poderoso” (Números 11:1). Por que o povo estava reclamando?
            Rashi (Rabino Shlomo ben Ytschák (França, 1040-1104) – um dos maiores comentaristas da Torá e do Talmud) explicou que o povo não tinha nenhum motivo real para reclamar. Estavam apenas procurando pretextos para se afastarem de D'us. Ao encontrarem algo que pareceria ser uma reclamação fundamentada, se sentiram justificados em manter distância do Criador.
            Ao tomamos consciência de tudo o que o Todo-Poderoso faz por nós, não teremos uma atitude de queixa. Há momentos em que os desejos não estão sendo realizados e outros em que a pessoa está sofrendo. Estes são momentos para agir e orar.
            Reclamar, entretanto, é errado. O verdadeiro motivo do reclamador não é necessariamente que deseja que a situação melhore, mas muitas vezes quer ter os benefícios de reclamar: sentir-se livre das obrigações por todo o bem que outra pessoa (ou D'us) lhe fez. Em última análise, alguém que passa a vida reclamando não aprecia o que tem de bom em sua vida.
            Quando alguém foca apenas no que está lhe faltando, ela cega a si própria(a) em relação àquilo que tem. Não importa o que temos. Se procurarmos bem, sempre haverá algo para reclamar. Esta atitude não é apenas um meio pelo qual a pessoa causa a si própria uma existência infeliz e miserável, mas é uma contradição direta à nossa obrigação de sermos gratos ao Todo-Poderoso. Qualquer um que tenha esta atitude negativa precisa fazer um esforço concentrado para criar o hábito de reconhecer o que tem e o que lhe acontece de bom na vida. Isto é importantíssimo e fundamental tanto por razões espirituais como para ter felicidade na vida – e aplica-se especialmente no relacionamento com seu marido/esposa!

Horário de Acender as Velas de SHABAT: (1 de junho)

S. Paulo: 17:08 h   Rio de Janeiro 16:56  Recife 16:47   Porto Alegre 17:13  Salvador 16:55   Curitiba 17:15
B. Horizonte 17:04  Belém 17:53  Brasília 17:27 Jerusalém 19:00  Tel Aviv 19:20  Miami 19:48  Nova York 20:01

 Pensamento da Semana:

“Quando você come direito – você come a sua comida.

Quando come errado – a sua comida come você!

Gaón de Vilna, o rabino Eliahu Kramer (Lituânia 1720-1797)
Shabat Shalom!       Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch bem Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Efraim Fishel bem Ester - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Haim Avraham Tzvi ben Golda - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino Avraham Haim ben Rechel –Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia
Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe - Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H"YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H"YD, R’ KALMAN LEVINE H"YD E R’ MOSHE TWERSKY H"YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantshe Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham






Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }