VITAMINA ESPIRITUAL
Nada como uma bela vitamina para dar energia e vitalidade!. As mais populares tem mamão, banana, morango, maçã, laranja, acerola e a imperdível vitamina de abacate.
Outro dia tomei uma vitamina assim: salsinha, cenoura, nabo, aipo, beterraba e uns breguetes naturebas. Parecia que eu tinha bebido um furacão: deu uma energia braba!
Uma vitamina dessas deve ser bom tomar antes do jejum do Yom Kipur.
Mas hoje vamos falar de um tipo de vitamina, servido nessa parashá: a vitamina espiritual. Conquanto tomamos a vitamina material pela bôca, a Torá ministra a vitamina espiritual por via ocular. Re'ê em hebraico significa enxergar. A parashá começa assim: (versão Tropicasher): "Enxerguem! Hoje estou dando a vocês a benção e a maldição: a benção, se seguirem a Torá e Leis que lhes dou hoje; a maldição, se desviarem do Meu caminho e das Leis que lhes dou hoje, seguindo deuses que ainda nem conhecem..." - Seu Tropicasher, o senhor não acha que tredundou escrevendo a palavra "hoje" três vêzes? Exímia observação, afável leitor. Vejo que enxerga bem. Hashem diz que nos dá a Torá, as bençãos e maldições HOJE, para evitar casos de amnésia espiritual.
Muitas vezes nos equivocamos ao pensar que as bençãos já se passaram ou que ainda estão por vir.
Por isso a Torá antecede o ato de enxergar ao tema das bençãos. Rav Kook enxergou longe e viu que os pioneiros do Israel moderno respondiam a um chamado Divino, mesmo que não atendessem a outros chamados Divinos como observar o Shabat ou colocar os tefilin. Para o rav Kook, a Ahavá (amor) é um componente basico da saúde espiritual. Sua mais vitaminada frase: "Melhor se equivocar por amor do que por ódio".
Para saborear a vitamina espiritual do rav Kook em Inglês, sugerimos o site www.orot.com Peça a mesma vitamina espiritual em Português - "A Torá de Éretz Israel, Judaísmo e Sionismo" na Editôra e Livraria Sêfer. Lá eles também servem uma boa Vitamina Musical na forma dos CDs Tropicasher. Bom apetite espiritual! |
Quem sou eu
- Paulinho Rosenbaum
- Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.