Quem canta os males espanta: você acredita?
A Emunah faz tanto por nós. Nos eleva espiritualmente, nos conecta com Hashem, nos dá força e fornece muitos outros benefícios colaterais. O Midrash diz em Tehilim: "כל מי שעושה לו נס ואומר שירה, מוחלין לו על כל עוונותיו"- "Se alguém passou por um milagre e este louva Hashem, ele será perdoado de todos os seus pecados”. No entanto, também diz em Massechet Shabat que se alguém passou por um milagre, sem reconhecer a mão de Hashem, isso reduz seus méritos. O mesmo milagre pode ser a causa do perdão completo ou uma redução de seus méritos. Tudo depende do nosso nível de Emunah.
O Rav Lugassi explicou isso com uma parábola. Imagine um homem que está passando por um momento muito difícil nos negócios. Ele está endividado e tem dificuldades em colocar comida em sua mesa. Ele acorda certa manhã de sexta-feira e não tem dinheiro para comprar comida para o Shabat. Mas ele e sua esposa têm uma grande dose de Emunah. Eles asseguram um ao outro: "Vai ficar tudo bem. Hashem sempre nos ajuda. Ainda há tempo para comprar comida. Hashem pode nos prover tudo em um instante". Depois da Tefilah, o homem sai para tentar ganhar algum dinheiro, mas não obtém sucesso. Ele chega em casa, abre um Tehilim e começa a rezar para Hashem. De repente, escuta uma batida na porta e percebe alguém lá com um envelope, que diz: "Aqui, isto foi enviado por um doador anônimo". O homem abriu e viu mil dólares em dinheiro. Ele foi contar à esposa e ambos ficaram muito felizes. Eles disseram: "Você vê, הרבה שלוחים למקום - Hashem tem tantas maneiras de ajudar. Ele nos enviou o dinheiro exatamente quando precisávamos". Eles passaram o Shabat inteiro cantando louvores a Hashem, agradecendo-Lhe por ajudá-los mais uma vez e relatando aos outros sobre seu milagre. Por causa de sua Emunah e da esperança depositada em Hashem, eles souberam apreciar o milagre, e isso os levou a cantar louvores para Hashem. Esses tipos de pessoas merecerão ter seus pecados perdoados.
Por outro lado, imagine a mesma situação acontecendo com alguém sem Emunah. A pessoa acorda na manhã de sexta-feira sem dinheiro para comprar comida para o Shabat. É miserável, e reclama com todos ao seu redor. "Por que é sempre tão difícil para mim? Por que eu não posso apenas ter um descanso? Tudo o que tenho é um pão velho e água. Isso é maneira de comer no Shabat?" Sua esposa lhe diz: "Não se preocupe. Ainda há tempo sobrando. Hashem ainda pode ajudar." Então ele retruca à esposa: "O que você acha? O dinheiro vai cair do céu? Acorda! Não temos dinheiro e não receberemos nada". Algumas horas depois, batem na porta. Um homem está aguardando ali com um envelope, e diz: "Aqui, isto é de um doador anônimo". Ele abre o envelope e vê mil dólares em dinheiro. No entanto, ele diz: "Hashem, é assim que eu tenho que ser sustentado - com doações? Por que não posso simplesmente ganhar dinheiro de uma maneira normal como todo mundo?". Ele não apreciou o milagre. Ele nem agradeceu Hashem por isso. Esse milagre vai custar-lhe. Sua falta de Emunah fará com que ele perca seus méritos.
O Baal Emunah - a pessoa com Emunah está sempre procurando a mão amiga de Hashem de modo que ele possa apreciá-Lo e se aproximar Dele. O Passuk diz em Tehilim: "נתת ליראך נס להתנוסס" - Hashem realiza milagres àqueles que O temem para elevá-los ainda mais e torná-los ainda maiores. O Baal Emunah é sempre otimista e louva Hashem. Quando ele canta para Hashem por seus milagres, ele será perdoado por todos os seus pecados.
-- Rav David Ashear
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.