Momentos de Grandeza
Muitas pessoas passam por situações que são muito difíceis de lidar. Baruch Hashem, frequentemente ouvimos falar de Yeshuot (salvações), e ficamos muito felizes pelas pessoas quando elas recebem suas salvações. B'ezrat Hashem, nós esperamos que todos recebam a salvação que estão esperando.
Quando as salvações realmente chegam, as pessoas estão cheias de palavras de Emunah e Berachá para Hashem pela Sua bondade, e com razão. No entanto, a grandeza de uma pessoa é determinada pela forma que ela age antes da Yeshuá vir. Ela ainda é capaz de falar favoravelmente sobre Hashem quando os tempos ainda estão difíceis?
A forma de fazer isso é saber que Hashem está conosco em nosso sofrimento. Ele está extremamente perto de nós quando estamos sofrendo."בכל צרתם לו צר- Quando estamos sofrendo, Ele está sofrendo. Ele está sempre nos ajudando, mesmo que pareça ou não. Este conhecimento que Hashem está conosco pode nos ajudar a ultrapassar qualquer coisa com Emunah. É o melhor remédio que existe.
Uma mulher me ligou há um ano e me contou sobre como sua vida era difícil. Ela perdeu seus dois irmãos ainda jovens, e agora ela estava tendo problemas para engravidar. Ela tinha acabado de passar por um procedimento que, se desse certo, a permitiria engravidar. Ela me pediu algumas palavras de Chizuk(força), as quais deveria pensar para esperançosamente receber resultados positivos. Ao final de nossa conversa, ela me disse que me avisaria sobre o resultado.
No dia seguinte, ela me mandou uma mensagem que os resultados foram negativos. Inicialmente, ela estava arrasada. Mas ela se fortificou e aceitou com grande Emunah. Ela escreveu uma carta para Hashem, e isto foi o que ela escreveu:
Caro Hashem,
Eu realmente não sei o que dizer. Vou dizer Obrigada, porque eu tenho que acreditar que o que está acontecendo comigo é para o melhor. Eu quero que o Sr. saiba que apesar disto ser muito duro para mim, eu nunca vou desistir, independente do que acontecer. Eu acredito que o Sr. tenha um plano o qual eu nunca poderia entender, e eu sei que o Sr. me ama. O Sr. sabe o que é melhor para mim, e o Sr. estará lá para que eu passe por isso, até o ultimo momento, e até mesmo depois. Eu sei que o Sr. está comigo em meu sofrimento agora. O Sr. está segurando minha mão. O Sr. também sofre, mas é para o melhor.
Eu sei que meus irmãos estão perto do Sr., rezando por mim. Cuide deles. Isto é tudo tão difícil, mas tudo isso faz parte do Seu plano maior. Cuide de nós. Guie-nos neste caminho. Segure nossas mãos. Eu confio no Sr. Eu O amo muito. Eu sinto o Sr. comigo sempre e para sempre.
Isto foi há um ano. Há apenas algumas semanas, a mesma mulher me enviou uma mensagem, e desta vez dizia , "Mazal Tov! Baruch Hashem! Acabei de ter um bebê! Eu sou uma mãe. "הודו לה' כי טוב כי לעולם חסדו." Ela passou por uma salvação e todos estamos felizes por ela. No entanto, sua grandeza tornou-se aparente quando ela respondeu heroicamente naquele dia, um ano atrás durante os tempos difíceis. Foi seu conhecimento que Hashem estava com ela que a permitiu fazer isso.
Isto é verdade para todas as pessoas. Hashem está com todos nós. Nosso trabalho é acreditar nisso, senti-lo e manter nossa Emunah o tempo todo.
[Nota do editor - Nestes dias de Sukot, saimos de nossas moradias e entramos numa Sukkah temporária para sentarmos na "sombra da Emunah". Explica o Gaon de Vilna que o sol representa as constelações ligadas ao mundo material, e a sombra simboliza o aspecto sobrenatural. Lembrarmos assim que nossa existencia neste Mundo está sempre sobre a proteção sobrenatural de Hashem - mesmo nos momentos mais improváveis. Este sentimento de proximidade é levado para o resto do ano.]
Chag Sameach!
-- Rav David Ashear
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.