Existe uma Mishná (um ensinamento da Torá) muito interessante no livro Pirkei Avót (Ética dos Pais): “O Rabino Elazar Hamodaí disse: ‘Aquele que humilha o próximo em público
não terá parte no Mundo Vindouro’.”
Gostaria de lhes trazer uma explicação sobre este trecho dada pelo Rabino Ari Friedman, da Yeshivá Guevohá
de S. Paulo:
Não faz diferença se a humilhação foi na frente de muitas pessoas ou de
uma só. Daqui aprendemos o quão grave é o pecado de humilhar ou ofender outra
pessoa. Existem 3 pecados em toda a Torá que para não cometê-los a pessoa deve até
entregar a própria vida: idolatria, relacionamentos proibidos e assassinato. Os
nossos livros sagrados explicam que aquele que humilha o próximo age como se o(a)
estivesse matando. A palavra hebraica para humilhar é ‘malbin’, que quer
dizer ‘embranquecer’. Quando se envergonha alguém, seu sangue ‘foge’ do rosto,
deixando a pessoa pálida, o que é comparado a alguém que tira o sangue do
próximo – assassinato.
O bullying nas escolas é coisa séria |
Nossos Sábios também ensinaram que aquele que é insultado e não retruca
recebe a recompensa especial de ter as suas preces atendidas pelo
Todo-Poderoso. Portanto, ao calar-se frente a um insulto, a pessoa pode pedir
qualquer coisa a D’us. O seguinte fato real ocorreu em Israel:
O Rabino Moshe Halberstam,
um dos grandes Rabinos de nossa geração (Israel, 1932-2006), contou uma
história que ocorreu com ele sobre esse assunto. Ele costumava visitar um Sofer
(escriba) para revisar seus Tefilin e/ou solucionar dúvidas que o Sofer
apresentava. Em uma dessas visitas, alguém telefonou ao escriba. Era a sua esposa
que lhe contou, chorando, que fora humilhada publicamente de uma forma muito
cruel. O escriba disse à esposa que viesse ao seu escritório conversar com ele.
Ao desligar, o Sofer contou ao Rabino Halberstam o que acontecera. Disse o Rabino Moshe:
“Quando sua esposa chegar, venham vocês dois à minha casa!”.
Quando entraram na
sala do Rabino, este pediu que se sentassem e contou a seguinte história:
“Hoje fui a um Brit
Milá (circuncisão). Normalmente, nunca fico para a refeição que servem
depois da cerimônia, mas desta vez fiquei, pois era uma ocasião muito especial.
Nesta refeição, o pai da criança contou um fato que aconteceu com ele nove
meses antes: Ele estava sentado no Colel (um centro de estudos
religiosos) estudando quando, de repente, ouviu um jovem
ofendendo outro na frente de todos. Ao perceber que o segundo estava prestes responder
de maneira ainda mais ofensiva, gritou: ‘Por favor, você! Não responda nada!
Deixe passar em branco! Saiba que já estou casado há 20 anos e ainda não tenho
filhos. Se você não responder a esta ofensa, o mérito que receberá por esta
grande ação servirá para que eu tenha filhos!’. O jovem – com pena daquele
pobre homem que não teve oportunidade de ter filhos por tanto tempo – ‘engoliu’
a resposta e simplesmente retirou-se do local. E eis que, nove meses depois,
aquele casal que não tivera filhos por 20 anos estava fazendo o Brit de
seu primeiro filho!”
“Se você deixar esta humilhação passar e não se vingar”, continuou o
Rabino Moshe, dirigindo-se à
mulher, “vocês serão recompensados e poderão pedir a D’us o que quiserem!”.
Contou o Rabino Halberstam que
esse Sofer e sua mulher – que tampouco tinham tido a chance de ter
filhos até então – rezaram a D’us para que os presenteasse com descendentes e
tiveram o mérito de ter um filho naquele ano!
Quando alguém nos envergonha, a nossa autoestima é ‘amassada’ e o Yétser
HaRá (a má inclinação) logo nos atiça para ofendermos de volta – mas de
forma pior – para sairmos vitoriosos nesta guerra. Com esta história e muitas
mais, vemos o quanto é grandiosa e importante a atitude de não humilharmos o
próximo e aceitarmos uma ofensa sem replicar. Quem se comportar assim e vencer
o seu Yétser HaRá será recompensado pelo Todo-Poderoso de uma forma
excepcional!
Quer saber mais sobre autoestima? Leia
o “Caminho No 27” dos “48 Caminhos da Sabedoria”. Não o tem
ainda? Peça pelo email meor18@hotmail.com.
Porção Semanal da Torá: Vaierá Bereshit (Gênesis) 18:01 - 22:24
Avraham, no terceiro
dia após seu Brit Milá, sentou-se fora de sua tenda à espera de
visitantes a quem pudesse estender sua hospitalidade. Enquanto falava com o
Todo-Poderoso, chegaram três visitantes (na verdade, três anjos). Avraham
interrompe sua conversa com o Criador e os convida para uma refeição. Um dos
anjos lhe informa que dentro de um ano Sara, sua esposa, dará à luz um filho,
Ytschak (Isaac).
D'us diz a Avraham que irá destruir
Sodoma por causa de sua absoluta perversidade (esta cidade é a origem da
palavra sodomia). Avraham pede a D'us que poupe Sodoma caso haja 10 pessoas
justas morando lá, mas não teve sucesso, pois não havia 10 pessoas corretas na
cidade. Lot (o sobrinho de Avraham) escapa da
destruição com suas duas filhas.
Outros acontecimentos: Avimélech,
rei dos Filisteus, quer se casar com Sara (a esposa de Avraham);
o nascimento de Ytschak; Avraham e Avimélech fazem um pacto em Beer Shéva ; Avraham é
ordenado por D'us a pegar seu filho, Ytschak e sacrificá-lo (Akeidát
Ytschak); por fim, o nascimento de Rivka (Rebeca),
a futura esposa de Ytschak.
Quer saber a recompensa por ouvir e
cumprir os mandamentos do Todo-Poderoso? Eis o que D'us disse a Avraham: “...
com certeza o abençoarei e farei multiplicar seus descendentes como as estrelas
do céu e como os grãos de areia da praia; e seus descendentes derrotarão seus
inimigos. E todas as nações da Terra serão abençoadas através de seus
descendentes, por você ter ouvido a Minha voz”.
Dvar Torá: baseado
no livro Growth
Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
No terceiro dia após o Brit Milá de Avraham, a Torá declara: “E
D’us apareceu para Avraham no bosque
de Mamre (Bereshit
18:1)”. Por que a Torá achou por bem
especificar o local onde D’us
apareceu para Avraham?
Rashi, o
grande comentarista da Torá (França, século XII),
cita um Midrásh que diz que o
Todo-Poderoso apareceu no bosque de Mamre por cauda do conselho que Mamre deu a
Avraham, para que este entrasse no Pacto com o Todo-Poderoso e fizesse a
circuncisão.
O Rabino Yeruchem Levovitz (Polônia,
1874-1936) comentou que daqui vemos o grande mérito de se dar um bom conselho às
pessoas. Algumas pessoas haviam dito a Avraham não se circuncidar. Quando Mamre
soube do assunto, logo aconselhou Avraham a fazê-lo. Por este motivo, Mamre
recebeu uma grande recompensa de D’us.
Então,
eis a grande pergunta: Como é
possível se dar um bom conselho? A resposta é: primeiro e antes de tudo, tenha apenas o melhor interesse da
outra pessoa em mente. Todos os conselhos devem visar somente o benefício da
pessoa que pediu a nossa opinião. Com este enfoque, a chance de acertarmos fica
bastante aumentada!
Horário de Acender Velas de SHABAT (26 de outubro)
S.
Paulo: 17:56 h Rio de Janeiro 17:42 Recife 16:53
Porto Alegre 18:23 Salvador 17:13
Curitiba 18:10 B. Horizonte 17:41 Belém 17:42
Brasília 17:53 Jerusalém 17:17
Tel Aviv 17:34 Miami 18:25 Nova York 17:42
Pensamento
da Semana:
“Nada é mais frequentemente
'aberto por engano' do que a boca!”
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch ben
Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu
Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara
– Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda – Hersh bem Sara - Kalman
Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava -
Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer
ben Devora Hana – Moshe Igal bem Pola - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel
ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben
Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov
ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino
Avraham Haim ben Rechel – Rabino Ezriel ben Roizel - Rabino Meir Avraham ben
Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia
Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia
Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef
Nissim ben Batia – Rabino Israel Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha Bat Simona Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava
Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat
Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel
- Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat
Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e
aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM
FISHEL BEM ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN
RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR
AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE
ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT
AVRAHAM, YEHIEL
MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN
ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA,
AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH,
AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL,
HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT
ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID
BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak
arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM
SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD
MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN
BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN
FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN
MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN
DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON
WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL
BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH
ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem
AVRAHAM
ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA
BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA
BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL
BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL,
RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN
ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE
H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara,
Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel
ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea
Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan
ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara,
Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham,
Meir bem Sara, Natanel bem Rivka
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