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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

ONG TORÁ NEWSLETTER - Vayetze

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Nossa Parashá foi dedicada por

❤Família Grossmann❤

Para o Ilui Nishmat de
Libi bat Tzipi e Avrohom Dovid
Isaac ben Luzer
Gordon ben Kira e Gardezon
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Se você quiser dedicar uma Parashá
entre em contato pelo email
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Vayetze
 
Nossa Parashá nos conta que nosso terceiro patriarca, Yaakov, saiu de Beer Sheva e foi para Haran. No lugar aonde ele adormeceu teve uma revelação profética por meio de um sonho aonde ele vê uma escada da terra aos céus e os Anjos de Hashem subindo e descendo por meio dela. Uma escada que liga entre o mundo material e os mundos espirituais
 
Os quatro mundos
 
Nosso mundo material com seu lado espiritual é chamado de mundo da “Assiá”, o mundo da ação.

Em um nível espiritual bem acima do mundo da Assiá se encontra o mundo da Yetzirá, o mundo da formação.
 
Em um nível espiritual bem acima do mundo da Yetzirá se encontra o mundo da Briá, o mundo da criação
 
E em um nível espiritual bem acima do mundo da Briá se encontra o mundo de Atzilut, o mundo da emanação
 
Diferente do mundo de Atzilut aonde a revelação Divina é tão grande que não é possível para alguém estar lá e sentir a própria existência, nos mundos de Briá, Yetzirá e Assiá as criaturas já tem uma identidade própria e são nesses mundos que se encontram os Anjos
 
A origem dos Anjos
 
A origem dos Anjos é o chamado mundo do “Tohu” que existiu antes e acima do mundo de Atzilut . O mundo do “Tohu” desapareceu por meio do fenômeno Kabalistico conhecido como ”a quebra dos receptáculos”, acontecimento que antecede a criação desses quatro mundos.
 
Os Anjos se originaram da queda das ”grandes luzes” que caíram para um nível muito mais baixo em forma de “partes separadas”, mas sem perder a ligação com a sua raiz. Mesmo assim a criação deles só acontece a partir do mundo de Briá e de lá para Yetzirá e Assiá
 
A palavra Anjo em hebraico quer dizer enviado, pelo fato de a função principal deles ser a de trazer o provimento Divino aos mundos e também serem enviados para assuntos diversos
 
Categorias de Anjos
 
Serafim
 
Os Serafim são os Anjos do mundo de Briá. O trabalho Divino desses Anjos
é por meio do intelecto, do entendimento da revelação Divina de acordo com o alto nível deles.
 
Entre os Serafim encontramos os quatro os Anjos principais: Mihael (Hessed), Gavriel (Guevurá), Refael (Tiferet), e Uriel. O Anjo Uriel é chamado de Uriel quando está inclinado para o lado da Hessed e é chamado de Nuriel quando está inclinado para o lado da Guevurá. Eles se encontram no sexto nível do mundo de Briá

Hayot Hakodesh
 
Hayot Hakodesh são os Anjos do mundo de Yetzirá e o trabalho Divino deles é feito em um aspecto de amor e temor naturais que não surgem como consequência do intelecto. O Anjo Metat… se encontra no mundo da Yetzirá e no Shabat tem acesso ao mundo da Briá. E esse Anjo com todos os Anjos que o acompanham foram vistos na profecia de Yaakov, e por isso ele se refere à eles como subindo e descendo. Subindo do mundo de Yetzirá ao mundo de Briá e depois decendo dele
 
Ofanim
 
Ofanim são Anjos que estão no lado espiritual do nosso mundo chamado de mundo da Assiá, eles já são o nível mais baixo dos Anjos. Eles repassam o provimento Divino à setenta Anjos chamados de Sarim que são responsáveis pelos setenta povos do mundo com todas as suas ramificações. Esses setenta Sarim já não são do lado da Santidade Divina. Os Sarim repassam o provimento Divino ao nosso mundo por meio dos astros.
 
Almas e Anjos
 
A Neshamá, nossa Alma Divina, já se torna uma entidade por si só no mundo de Atzilut, enquanto que com os Anjos isso acontece nos mundos inferiores a Atzilut, como vimos que os Anjos principais surgem em Briá, determinando a nossa superioridade em relação à eles, e portanto eles são enviados para nós e não nós para eles
 
Sendo que os Anjos são criaturas Divinas, e tudo que Hashem criou, por motivo Divino não é perfeito, os Anjos, mesmo não tendo livre arbítrio são passíveis de fazer um erro de avaliação. Ou seja, fazer algo contra a vontade Divina achando que isso é a vontade Divina
 
Por isso, de acordo com o Shlah Hakadosh, um grande Tzadik que viveu há quinhentos anos atrás, os Anjos que estavam subindo pela escada de Yaakov eram os Anjos Gavriel e Refael que receberam uma suspensão desde a época de Avraham Avinu por terem dito em Sodoma que eles iriam destruir a cidade dando a entender que essa era uma decisão da própria autoridade deles.
 
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Yaakov, Rachel e Leah
 
Nossa Parashá nos conta que Yaakov trabalhou sete anos para que Lavan lhe desse sua filha Rachel em casamento. Lavan o enganou e lhe deu Leah. Uma semana depois Yaakov se casa também com Rachel e trabalha mais sete anos para Lavan
 
As pessoas da época que conheciam as famílias de Itzhak e de Lavan diziam que Itzhak teve dois filhos e logo após Lavan teve duas filhas, e consequentemente a primeira filha de Lavan se casaria com o primeiro filho de Itzhak e a segunda com o segundo
 
O Zohar nos conta que a cobra no paraíso roubou por meio de trapaça as bençãos de Adam
 
Diz o Ari Zal que Yaakov era a reencarnação do nível Neshamá da Alma de Adam e esse era o conserto que ele tinha que fazer durante a sua vida
 
Depois que Adam comeu a fruta proibida culpou Havá de tê-lo induzido à isso e se separou dela durante 130 anos.
 
O anjo da morte, entidade espiritual negativa do lado impuro, tinha um aspecto feminino, uma esposa
 
Essa entidade espiritual negativa chamada de Li… se revelou para Adam e viveu maritalmente com ele. Esse “adultério” causou para Adam uma tragédia muito grande e a consequência disso era que nasciam Almas Divinas em corpos de demônios durante todos esses 130 anos
 
Yaakov é a reencarnação de Adam para consertar esse adultério e Essav é a reencarnação da cobra que causou tudo isso
 
Yaakov tinha que pegar de volta as bençãos que a cobra roubou dele também por meio de trapaça que foi o meio que ela usou.
 
Uma vez Yaakov comprou a primogenitura de Essav, a segunda vez sua mãe o obrigou a receber as bençãos de Itzhak por meio de trapaça, e agora Lavan dá para ele a esposa de Essav por meio de trapaça.
 
Tudo isso faz parte do plano Divino no qual Adam tem que recuperar cada coisa que a cobra roubou dele também por meio de trapaça, mesmo que já não é uma trapaça dele
 
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A Parashá nos conta que Leah se sentiu odiada por Yaakov e por causa disso Hashem deu para ela o que ela mais queria: filhos!
 
Como pôde Leah se sentir odiada sendo esposa de alguém tão bom como Yaakov, e a ponto de Hashem indenizar ela de maneira tão maravilhosa, dando para ela o que ela mais queria.
 
Com certeza Yaakov não odiava ela, sendo que Yaakov cumpriu toda a Torá antes de ela ser dada fora esse detalhe de se casar com duas irmãs, e isso Yaakov fez por ela.
 
Com certeza ele cumpriu o preceito fundamental da Torá de amar ao próximo como a si mesmo, e não existe ninguém mais próximo de uma pessoa do que a própria esposa. Yaakov com certeza não odiava ela
 
Mas com certeza ele amava Rachel e consequentemente ela se sentia odiada
 
Daqui aprendemos um ensinamento muito importante. Sempre que passamos por um sofrimento recebemos de Hashem uma compensação tão grande que se pudéssemos escolher optaríamos por sofrer para receber essa compensação, sendo que ela é enormemente maior do que o sofrimento, como vimos anteriormente no caso de Hagar
 
Hagar era uma princesa e foi dada para Sarah como escrava pelo seu pai, o Faraó.
No começo Sarah tratou ela como uma princesa que se tornou sua aluna em assuntos espirituais.
 
Mas quando Hagar começou a se comportar com extrema prepotência e as funções se inverteram, Avraham autorizou Sarah a tratar Hagar como escrava e Hagar fugiu.
 
Nessa fuga, o anjo enviado para Hagar diz para ela voltar para Sarah e continuar sendo afligida, e no mérito disso ela vai ter um filho. Nessa hora todo o sofrimento já começa valer a pena para Hagar e ela volta.
 
Daqui aprendemos uma regra da Torá. As vezes não merecemos uma coisa tão boa. Então surge um pequeno sofrimento e a causa dele é a nossa vida ficar muito melhor. Então, não vamos pensar mais nos sofrimentos mas sim não grandes bençãos que eles nos trazem
 

❤Shabat Shalom ❤
Rabino Gloiber
Sempre Rezando por vocês
❤www.ongtora.com❤



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Agradecemos à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a  nossa ONG TORÁ

Nossos agradecimentos também à querida família Nasser
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