Bs”d
Quantos sonhos posso comer? A visâo Judaica da alimentação saudável
A alimentação ocupa um lugar central nas nossas vidas. Comemos bem no Shabat, Yom Tov, Melave Malka e outras semachot. Chanuká está chegando e muitos costumam comer Sufganiot – sonhos pelo ingrediente central ser óleo. Mas pode ser difícil se manter saudável se não cuidamos do que ingerimos. Já que é uma Mitzvah manter este costume, será que podemos nos apoiar em milagres?
Pessoas que são cuidadosas com a kashrut nem sempre sabem que a Torah nos orienta e também exige um controle de nossa alimentação para preservarmos nossa saúde. Embora tomar cuidado de nossa saúde seja uma Mitzvah da Torah, como consta Venishmartem meod et nafshotechem- Cuidem muito de sua Saúde, os parâmetros desta Mitzvah sâo definidos na Torah Oral.
O Rambam escreve que "Manter o corpo saudável faz parte dos caminhos de Hashem, e é impossível entender a vontade de Hashem se a pessoa está doente. Por isto, as pessoas deveriam ser cuidadosas em se afastar de coisas que prejudicam a saúde. Elas deveriam comer somente quando estiverem com fome e beber somente quando estiverem com sede e não esperar quando devem fazer suas necessidades (Rambam Hilchot Deot, 4:1). O Ritva, outro dos grandes Rishonim, afirma que uma pessoa não deveria comer comida não-saudável (Shavuot27a). O Sefer HaChinuch explica que Hashem nos deu uma alma que reside dentro de nosso corpo, e para protegê-la devemos proteger o nosso corpo. Por isto também afirma o Tur que é uma Mitzvah tomar cuidado com a sua saúde para poder servir Hashem.
Há os que acreditam que não faz diferença o que elas comem, pois no final das contas, Hashem decide quanto as pessoas vão viver. Mas isto é incorreto! Embora a Talmud afirma que a pessoa não machuca um dedo se não foi decretado nos céus, a pessoa poderia se prejudicar mesmo que não tenha sido decretado. Por exemplo o Midrash afirma que doenças e fatalidade são 99% descuido e 1% decretado nos céus (Vayikra Raba, 16:8). O que seria descuido: explicam os comentaristas, não se agasalhar no inverno e não ser cuidadoso com a sua alimentação.
O Chovot Halevavot cita o Talmud dizendo que a pessoa não deveria se colocar num local de perigo e achar que Hashem vai fazer um milagre para ela, pois talvez não vai acontecer. Isto se aplica também para aquele que não é cuidadoso com o que ingere. A obra Maavar Yabok explica que aquele que se deixa levar pelos seus desejos está se suicidando e é responsável por isto. Felizmente, escreve o Rambam uma regra importante: aquele que faz exercícios, não come demais e evita a constipação não terá doenças sobre si, e terá saúde até mesmo comendo comida não saudável.
Também o Kitzur Shulchan Aruch afirma que a maioria das doenças dependem de como digerimos a comida. Aquele que digere bem sua comida será mais saudável, e quem não o fizer se enfraquecerá e estará mais sujeito a perigos. Por isto a comida deveria ser de fácil digestão.
Tão importante quanto á alimentação é o processo da digestão. O inicio da digestão acontece na própria boca ao salivar, por isto a pessoa não deveria engolir sem mastigar antes, facilitando assim o processo digestivo. Há os que sugerem não colocar a próxima "mordida" no garfo antes de engolir, pois isto vai ajudar a desacelerar o processo e fazer com que mastigue a comida apropriadamente. Outros aconselham estar calmo e não estressado ou ansioso ao comer para ajudar a digestão.
Explica o Rambam que até mesmo comendo comida saudável, deveria se ter o cuidado de não comer demais, pois a obesidade prejudica o corpo, perturbando suas funções e impedindo os seus movimentos. Por isto deveria se comer até estar 3/4 cheio, conforme explica a Mishna Berura que deveríamos tentar comer para o bem estar do organismo, e não somente por prazer.
Certamente, exercícios contribuem significativamente para a saúde e a prevenção de doenças. Escreve o Rambam que é apropriado fazer algum tipo de exercício antes de comer, como consta no passuk em Bereshit, Bezeat apecha tochal lechem – pelo suor da sua testa comerás o teu pão, isto é, suar primeiro e depois comer. Caso não seja prático, é ainda recomendável andar um pouco antes da refeição para aquecer o corpo.
Que possamos ter o mérito de comer kasher e manter todos os costumes com alegria levando em consideração os cuidados que a Torah nos orienta e merecer Arichut Yamim - uma longa e boa vida.
Yitzchak Benroubi
Os Gedolei Israel advertem sobre o uso da Internet sem filtro
Estas questões foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica. |
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.