Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A força que existe dentro de você - 10 de Dezembro, 2018 - 2 de Tevet, 5779



 
Uma das questões mais difíceis que intrigam as pessoas é "צדיק ורע לו ורשע וטוב לו"- Porque os justos sofrem e os ímpios prosperam? Esse assunto tem sido causa de muitos se desviarem do caminho da Torah, além de muitos outros perderem toda empolgação no seu relacionamento com Hashem.

Podemos não admitir, mas no fundo ficamos incomodados quando vemos pessoas que fazem o bem sofrerem. Presenciamos pessoas fechando suas lojas no Shabat, mas que não estão se dando bem nos negócios. Vemos pessoas rezando dia e noite, cumprindo todas as Mitzvot, mas que estão suportando muita dor.
 
Qual é o conselho que a Torah nos dá para lidar com essa questão? Rav Lugassi ensina que Hashem nos deu o livro inteiro de Bereshit para nos guiar e nos dar Chizuk nessa área. Nossos Patriarcas foram os maiores Tzadikim de todos os tempos, contudo, tiveram muitas dificuldades.
 
Hashem chamou Avraham de "אוהבי"- Meu Amado. Ele ensinou o mundo sobre Hashem e trouxe dezenas de milhares de pessoas  תחת כנפי השכינה - para perto de Hashem. Podemos achar que na vida dele tudo fluiu com paz e tranquilidade. No entanto, aos setenta e cinco anos de idade, depois de uma vida de dedicação, Hashem começa a testá-lo com os dez mais difíceis testes - נסיונות-, os quais se estenderam para os próximos sessenta e dois anos de sua vida.
 
Ele recebeu a promessa de um filho quando tinha setenta e cinco anos, mas não viu a promessa se concretizar por vinte e cinco anos. Então, aos cem anos, Yitzchak nasceu e se tornou um Tzadik. E depois de prometer a Avraham que Yitzchak seria o progenitor de Klal Yisrael, Hashem diz a ele: "Agora eu quero que você ofereça o seu filho". Não seria esse um exemplo de "צדיק ורע לו”- “o sofrimento dos justos”? No entanto, Avraham cumpre com total Emunah e sem questionar. Ao voltar da Akedah, ele descobre que sua esposa acabara de falecer. Ele sofreu muito, mas não emitiu nenhuma reclamação.  
 
Yitzchak Avinu não encontrou uma esposa até os quarenta anos de idade. Depois ele teve que esperar vinte anos para ter filhos. Nasceram seus filhos, mas um deles foi Esav, um filho perverso dentro de sua própria casa. Quanto sofrimento Esav causou aos seus pais. Ele fazia idolatria em sua própria casa, fazendo as piores transgressões. Se um de nossos filhos se comporta mal na escola, isso nos dói. Imagine o quanto Yitzchak sofreu para criar o maior שונא ישראל - antissemita da história. Isso é também צדיק ורע לו-o sofrimento dos justos.
 
Yaakov Avinu permaneceu יושב אוהלים-sentando e estudando com completa santidade, até seus sessenta e três anos. De repente, ele se vê obrigado a fugir para salvar sua vida. Seu irmão Esav deseja matá-lo. Se alguém quer nos causar um pequeno prejuízo, ficamos em constante estado de ansiedade e angústia. Não bastasse isso, Yaakov teve que trabalhar durante sete anos para se casar com Rachel. Finalmente, aos oitenta e quatro anos, ele está na Huppah, mas teve sua noiva trocada por outra. Então, ele é forçado a trabalhar por mais sete anos por Rachel, sendo constantemente enganado nos negócios por seu próprio sogro. Sua filha Dina é sequestrada por Shechem, e seu amado filho Yosef, é vendido como escravo por vinte e dois anos.  צדיק ורע לו- Nossos Patriarcas eram tão preciosos para Hashem e, não obstante, tiveram vidas muito difíceis. Eles jamais questionaram Hashem, e isso os tornou ainda maiores.
 
Quando Moshe Rabenu falou ao Povo Judeu que Hashem iria tirá-los do Egito, a carga de trabalho deles se tornou mais difícil. Moshe perguntou para Hashem, "למה הרעות לעם הזה?" – “Por que acontecem esses males para esse Povo?”. Moshe estava preocupado com a Emunah do Povo Judeu. Ele se questionava como eles continuariam acreditando em Hashem, se as coisas estavam ficando mais difíceis. Hashem respondeu, "Nao se preocupe. Eles são filhos de Avraham, Yitzchak e Yaakov. Eles sabem como lidar com צדיק ורע לו – o sofrimento dos justos".
 
Confiar em Hashem quando a vida está difícil, mesmo sem fazer sentido, engrandece a pessoa. Em Bereshit, não nos é dito sobre o quanto nossos Patriarcas estudaram Torah, nem tampouco sobre as grandes Mitzvot que cada um deles fez. Em contrapartida, é dito como eles permaneceram em silêncio enquanto sofriam, aceitando, serenamente, a forma com que Hashem lidava com eles.


Isso é grandeza: Confiar que Hashem sabe melhor do que nós e só faz o bem, mesmo se não conseguirmos entender. Cada pessoa, em sua própria vida, tem algum aspecto de צדיק ורע לו. Nossa postura de encarar esse teste, por si só, pode nos levar aos mais altos níveis.
 
 
                                                                      -- Rav David Ashear

                               
 

MENSAGEM #254
 

 A força que existe dentro de você

O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }