À LUZ DO MUSSÁR
Poucos dias depois de saírem do Egito, o Povo de Israel chegou a Mara, um lugar de águas amargas e intragáveis. Moshe ficou curioso do porque o Todo-Poderoso teria criado esta água inútil. O Criador explicou: "Tudo o que Eu criei tem um propósito. Deixe-me ensinar-lhe o que orar neste tipo de situação. Você deve rezar assim: 'D’us, por favor, faça as águas amargas tornarem-se doces'". Moshe seguiu a orientação e D’us disse-lhe para lançar uma determinada árvore na água, e as águas se tornaram doces.
tudo o que é amargo pode se tornar doce com orações |
Várias semanas depois, o Povo de Israel tropeçou no pecado do Bezerro de Ouro e a ira Divina despertou-se contra eles. Moshe orou: "Todo-Poderoso, Você não me ensinou em Mara para orar para que o amargo se torne doce? Assim também, no momento deste pecado tão amargo, retifique sua severidade e cure o Povo de Israel". O Criador aceitou a prece de Moshe e suavizou o severo julgamento que Ele pretendia fazer a Seu povo (Shemot 32:14).
Toda situação difícil ou equívoco, não importa quão amargo, pode sempre ser revertido para o lado doce através de orações.
Agora que aprendemos o segredo de como resolver situações difíceis, fortaleçamos a nossa fé que o Todo-Poderoso pode transformar qualquer situação desagradável e oremos para Ele reverter qualquer eventual amargura de nossas vidas em doçuras. Desta maneira reverteremos toda ‘escuridão’ em luz e viveremos vidas mais tranquilas, harmônicas e livres de stress!
Baseado no Midrash Rabá e no livro Daat Hochma U’Mussar, do Rabino Yerucham Levovitz (Polônia, 1874-1936)
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.