Hora de festa!
Purim está chegando na semana que vem: desde quarta-feira ao anoitecer, 20 de março, e toda a quinta-feira! Purim é a festividade que nos faz lembrar que D'us ‘dirige’ o mundo por trás dos bastidores. Em nenhum lugar da Meguilá Ester o nome de D'us é mencionado, apesar de haver uma tradição de que, a cada vez que as palavras ‘o rei’ são mencionadas, referem-se também ao Todo-Poderoso.
A Meguilá Ester é um livro repleto de suspense e intrigas, onde está relatada a historia de Purim, e com um final bastante feliz: o Povo Judeu é salvo da destruição!
O jejum de Ester precede imediatamente Purim: é na quarta-feira, dia 20, comemorando os três dias que a rainha Ester e o Povo Judeu jejuaram antes que ela se aproximasse do rei Ahashverosh com seu pedido pela salvação do Povo Judeu.
Capa da Edição Breslav da Meguilá. A capa é destacável para usar como máscara. |
Um excelente livro elucidando Purim é ‘The One Hour Purim Primer, de autoria do Rabino Shimon Apisdorf, de Los Angeles. Uma das mensagens que mais me chamaram a atenção foi a seguinte: “Se você e seus familiares costumam ir apenas duas vezes por ano à sinagoga, escolha então Purim e Simhá Torá (quando todos dançam e celebram o encerramento e o início da leitura da Torá). Nossas crianças devem ver e sentir a alegria de sermos Judeus, e nada melhor que estas duas datas festivas!” Outro excelente livro é Inside Purim - Fascinating and Intriguing Insights on Purim and the Megillah.
Purim vem da palavra persa ‘pur’, que quer dizer ‘sorteio’, como consta na Meguilá: “Hamán fez sorteios para escolher o ‘melhor’ dia para exterminar os Judeus”. Este dia caiu em 13 de Adar. Os sinistros eventos daquele dia acabaram se invertendo, tornando-se um dos mais alegres dias do calendário Judaico. Nós celebramos Purim no dia 14 de Adar, pois “eles (os Judeus) descansaram no décimo quarto dia, tornando-o um dia de festa e alegrias (Meguilá Ester, capítulo 9:17)”.
Em alguns poucos lugares, como Jerusalém, Hevrón, a cidade velha de Tsefat e Tibérias, Purim é celebrado no dia seguinte, 15 de Adar. Nossos Sábios declararam que todas as cidades de Israel que tinham muralhas à época de Yehoshua bin Nun (Josué), devem celebrá-lo no dia seguinte. O motivo foi comemorar o dia a mais que o rei persa Ahashverosh garantiu a Ester, para permitir aos Judeus de Shushán (a capital da Pérsia, que, por coincidência, era uma cidade com muralha) defender-se de seus inimigos. A festividade que ocorre nestes locais chama-se Shushán Purim.
Há duas formas com que se tenta destruir o Povo Judeu: física ou espiritualmente. Nossos inimigos usaram as duas. Hánuca é a celebração da vitória sobre aqueles que tentaram e falharam em nos assimilar culturalmente (os Gregos e suas culturas derivadas). Purim é a celebração da vitória sobre aqueles que tentaram e falharam em nos destruir fisicamente (dos amalequitas até os persas, sem parar).
Por que usamos fantasias e máscaras em Purim? Em lugar algum da Meguilá Ester o nome de D’us é mencionado. Se alguém assim o desejar, poderá enxergar a história de Purim como uma sequência de coincidências, totalmente desprovida de Influência Divina. Da mesma forma que nos escondemos atrás de máscaras e fantasias, mas nossa essência está lá, assim D’us tinha “escondido Sua face”, atrás das ‘forças’ da história, mas lá estava Ele dirigindo os acontecimentos.
Por que fazemos barulho toda vez que o nome de Hamán é mencionado durante a leitura da Meguilá? Hamán pertencia ao povo de Amalêk, um povo que personifica o mal e que a Torá não os deseja. Ao ‘desfigurarmos’ o nome de Hamán durante a leitura, estamos, simbolicamente, aniquilando Amalêk e todo o mal que ele representa.
A festividade é celebrada ouvindo-se a leitura da Meguilá quarta à noite e quinta de manhã, que traz o relato de todos os fatos ocorridos em Purim. Durante o dia (5a feira) cumprimos outras três mitsvót: 1) Matanót L’Evioním -- dar dinheiro ou presentes a pelo menos duas pessoas carentes; 2) dar pelo menos dois alimentos prontos a no mínimo uma pessoa (chamado Mishlôah Manót, “o envio de porções”, que também pode ser feita através de um intermediário) e 3) comer uma Seudá, uma refeição festiva, onde devemos beber vinho.
De certa maneira, Purim é ‘maior’ que Yom Kipur. Em Yom Kipur nós jejuamos e é fácil para nossa alma ter domínio sobre o corpo. Purim, por outro lado, é o melhor exemplo da integração do físico e do espiritual e da conscientização do amor que D’us tem por nós. A única coisa que se interpõe entre o Todo-Poderoso e você – é você. O vinho e o espírito do dia nos ajudam a ultrapassar esta barreira.
As mitsvót de Mishlôah Manót e de dar presentes aos carentes foram ordenadas para gerar um amor fraterno entre todos os Judeus. Quando há unidade e amor entre nós, mesmo os transgressores se tornam pessoas corretas e nossos inimigos não conseguem nos causar nenhum dano!
Todos gostaríamos que nossos filhos tivessem os mesmo valores e interesses que nós, mas frequentemente nos surpreendemos com o fato que isto não acontece. A menos que propiciemos experiências e trocas de ideias sobre as coisas que valorizamos e apreciamos, nossos filhos terão experiências diferentes... e muito possivelmente valores diferentes. Não podemos decretar e impor-lhes apreço pelo Judaísmo. O que PODEMOS fazer é propiciar-lhes experiências Judaicas positivas – como Purim! – e nossas crianças começarão a ter algo a amar e admirar no fato de serem Judias!
Gostaria de saber mais sobre Purim? Entre em www.aish.com/h/pur/ (inglês) ou www.aishlatino.com/h/pur/ (em espanhol) e divirta-se!
Porção Semanal da Torá:
Vaikrá Vaikrá (Levíticus) 01:01 - 05:26
O Livro de Vaikrá trata, basicamente, do que é comumente chamado de ‘oferendas’ ou ‘sacrifícios’. De acordo com o Rabino Samson Raphael Hirsh, que viveu na Alemanha no século 19 (1808-1888), ‘sacrifício’ implica dar algo que é de valor para si, para o benefício de outro. Já uma ‘oferenda’ pressupõe um presente que satisfaz àquele que o recebe. O Todo-Poderoso não precisa de nossos presentes, não tem necessidade deles. A palavra em hebraico é corbán, que é mais bem traduzida como um meio para estreitar nossa relação com o Criador. As oferendas de corbanót (plural de corbán) eram somente para o nosso benefício, para nos aproximarmos de D’us.
Esta porção semanal contém os detalhes de vários tipos de corbanót: o que era totalmente consumido pelo fogo, o de farinha, o de primícias da colheita de grãos, o de paz, outro por algum pecado (particular ou comunal), outro por ser culpado de alguma transgressão, corbán por se apropriar inadvertidamente de algo consagrado a D’us e, também, para ajudar na expiação de algum ato desonesto após tê-lo reparado.
VOCÊ GOSTARIA DE AJUDAR ALUNOS CARENTES ANTES DE PURIM?
Na Instituição Or Torá dezenas de crianças recebem há mais de 50 anos alimentação e ensino judaico de excelente nível. Envie sua contribuição para:
INST. SUP DE ENSINO OR TORAH
BCO ITAU – AG. 0064 – C/C 29450-7 CNPJ: 62.845.110/0001-01
Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá dá instruções ao se oferecer vários tipos de oferendas de farinha preparadas de maneiras diferentes: “E se vocês trouxerem uma oferenda de farinha assada no forno . . . se trouxerem uma oferenda de farinha cozida numa panela . . . se trouxerem uma oferenda de farinha preparada numa caçarola. . . (Vaikrá 2:4,5,7)”. Qual o significado mais profundo por trás de cada uma destas diferentes oferendas?
O Rabino Samson Raphael Hirsch explica: a minchá, uma oferenda de farinha de trigo, expressa a nossa gratidão ao Todo-Poderoso por nossas alegrias na vida. Minchat Solet, uma oferenda de sêmola (uma farinha mais purificada), tem muitas formas de preparo - para ajudar com que foquemos em estarmos gratos desde as necessidades básicas do dia-a-dia até os ‘extras’ maravilhosos com que fomos abençoados.
As oferendas podiam preparadas num forno, numa panela ou numa caçarola correspondendo ao pão, bolo e outros pratos especiais. O pão (maafe tanur) é a comida básica do dia-a-dia, uma necessidade para um dia-a-dia feliz. O bolo (mahavat) relaciona-se aos prazeres extras, à condição historicamente incomum do luxo. Os pratos especiais (marheshet) são para ocasiões especiais, os momentos passageiros de alegrias únicas.
Nossa lição: reconheçamos e sejamos gratos por todas as coisas em nossas vidas, que são dádivas do Todo-Poderoso - Que nos ama e cuida de nós!
(15 de março)
S. Paulo: 18:08 h Rio de Janeiro 17:55 Recife 17:15 Porto Alegre 18:30 Salvador 17:32 Curitiba 18:20 B. Horizonte 17:56 Belém 18:08 Brasília 18:10 Jerusalém 17:03 Tel Aviv 17:26 Miami 18:06 Nova York 17:35
Pensamento da Semana:
“Uma coisa não dá para se reciclar: o tempo perdido!”
Shabat Shalom e Feliz Purim a todos!!!
Rabino Kalman Packouz
Sugestão: mostre este texto a seus familiares!
Ele é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Ester - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda - Hersh ben Sara - Itschak Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben Sima – Rachmiel ben Etel – Reuven Avraham ben Ester - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Golde – Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Azriel ben Roize – Rabino Israel ben Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim ben Batia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Israel Avraham ben Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha bat Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava – Hava Reizel bat Bracha Rivka - Mashe bat Shoshana - Mashe bat Beile Guice - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: DAVID BEN SARA, AVRAHAM DOV BEN SARA, BINIAMIN LEON BEN ELIAHU, BARUCH BEN REUVEN SHLOMO, YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
MIRIAM BAT SHRAGA FAIVEL, SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai ben Linda Ilana, Reuven ben Elisheva
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka
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