Mas o êxodo do Egito será secundário ante o milagre do futuro, muito maior.
De acordo com isso, os milagres que já existem e os da redenção em que estamos são maiores do que o Êxodo do Egito.
E se os observarmos bem, entenderemos o que eles quiseram dizer:
- No Egito nós deixamos um país. Hoje D-us nos reuniu de 102 países.
- No Egito, estávamos no exílio por 210 anos. No exílio de Edom (Roma) estamos há 1900 anos.
- No Egito descretaram a morte dos bebês masculinos. Já na Inquisição, Hitler e todos os nossos persecutores o decretaram contra homens, mulheres e crianças, e a maioria de nós foi salva deles.
- No Êxodo fomos seguidos por 600 bigas maciças, e contávamos com 600.000 combatentes. Nesta redenção, 70 milhões de muçulmanos árabes, a maioria guerreiros desde a juventude, se postaram diante de nós, que éramos poucos combatentes.
- No exílio do Egito, chegamos a uma terra de sete povos e tivemos que combatê-los duramente. Hoje chegamos a um país onde a malária, a febre e as vespas a deixavam quase vazia, para que pudéssemos lutar contra os poucos que ali viviam e nos assentar mais facilmente na terra.
Rav Mordechai Eliahu costumava dizer do versículo - "אז יאמרו בגויים הגדיל ה' לעשות עם אלה" - "Então dirão os povos: D-us fez grandes milagres a eles (Israel)" - Salmos 126:2, que os gentios sabem o que eles estão planejando fazer conosco, eles sabem melhor do que nós mesmos que milagres D-us já nos fez e que Ele brecou os seus maus pensamentos.
O que eles estavam tramando fazer? [Talvez não saibamos, mas eles sabem melhor do que nós que milagres D-us nos fez para nós e que Ele neutralizou os seus maus pensamentos.
Rav Shmuel Eliahu, Shlita,
filho do Grão Rabino Mordechai Eliahu, Z"L.
+ comentários + 1 comentários
Prezado Paulinho Rosenbaum Agradeço por este precioso texto!
Compartilhando sem dúvida em minhas páginas no Facebook. Gostaria de compartilhá-lo em meu Blog se me permitir darei os créditos e posso adicionar o link do seu Blog! Será uma honta pra mim!
Grata,
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.