MENSAGEM #335
Uma Gota de Agradecimento
O mês de Elul é um período de introspecção. Devemos pensar sobre o que podemos estar fazendo de errado nas nossas vidas e nos comprometermos a melhorar. O Rabino Moshe Alechsandrov contou que costumava ver seu mestre, Rav Yisrael Meir Kagan, conhecido como o Chafetz Chaim, chorando muito durante Elul. Em uma ocasião, antes de Selichot, ele ouviu o Rabino se repreender dizendo, "Yisrael Meir, será que você agradeceu Hashem o suficiente por ter lhe dado Sechel (intelecto) para escrever seu livro, Sefer Chafetz Chaim? Será que você agradeceu Hashem o suficiente por ter pessoas que estão aprendendo do livro?". E prosseguiu com a sua lista.
Cabe a todos nós reconhecer e agradecer a Hashem por tudo o que Ele nos dá. O agradecimento não deve se restringir para quando Hashem nos salva miraculosamente de um grande problema, ou quando Ele traz a Yeshuah para um problema prolongado. Agradecer é algo que devemos fazer todos os dias, pelas incontáveis bênçãos diárias que Hashem nos dá.
O Rabino Mugrabi contou de um Shul em Israel que tem o costume de reservar um espaço para quem oferecer o Kiddush na manhã de Shabbat, para falar algumas palavras durante a Seudah. Quando eles começaram com esse costume, o primeiro a discursar se levantou e falou: "Estou oferecendo o Kiddush hoje em agradecimento a Hashem pela Refuah Shlemah que Ele me mandou, me curando da doença que eu tinha". Na semana seguinte, o orador agradeceu Hashem por ter se salvado de um terrível acidente de carro sem nenhum arranhão. Na outra semana, um homem contou que sua casa tinha pegado fogo e, Baruch Hashem, ele conseguiu tirar todos de casa a tempo, algo que gostaria de agradecer Hashem publicamente. E assim foi durante as semanas seguintes, cada um com uma história semelhante.
Num outro Shabbat, um homem se levantou e todos estavam esperando ansiosamente para ouvir a sua história, como de costume. Ele disse, "Tenho ouvidos todos os discursos esse ano e estou muito inspirado. Eu não tenho nenhum milagre para contar; não fui salvo de nenhuma circunstância difícil. Estou oferecendo hoje o Kiddush em agradecimento a Hashem por não ter tido nenhuma doença; por não ter sofrido nenhum acidente; que minha casa nunca pegou fogo. Baruch Hashem, tudo está correndo bem". Não precisamos esperar ser salvos para agradecer Hashem. Devemos agradecer Hashem por todo dano potencial que Ele nos salvou.
Agradecer Hashem deve fazer parte da nossa rotina diária. A primeira Berachah que fazemos de manhã noברכות השחר (Bênçãos Matinais) é הנותן לשכוי בינה להבחין בין יום ובין לילה- numa explicação simples, estamos agradecendo Hashem por dar ao galo a capacidade de discernir entre dia e a noite. O Sefer Chai B'Todah pergunta: Essa deveria ser realmente a primeira Berachah do dia que devemos agradecer Hashem? Hashem nos dá tantas bênçãos para Lhe agradecer – nossa visão, nosso vigor, a habilidade de nos movermos. Por que, então, começamos agradecendo pela sabedoria que Ele deu ao galo? Está trazido uma resposta do Saba de Slobodka, baseada em uma outra pergunta que consta na Guemará (Berachot): Que bênção devemos recitar para agradecer Hashem pela chuva? Rav Yehuda responde: "מודים אנחנו לך על כל טיפה וטיפה שהורדת לנו - Obrigado Hashem por cada gota e gota que Você nos manda".
A chuva nos dá tantos benefícios: rega os campos, faz crescer as plantações, sacia nossa sede. O Rav Yehuda poderia incluir nessa bênção algo relacionado aos benefícios da chuva, mas em vez disso, ele falou sobre agradecer Hashem por cada gota de chuva, individualmente. Afinal, uma gota de chuva não traz realmente muitos benefícios. No entanto, Rav Yehuda está nos ensinando que a maneira que devemos agradecer Hashem é prestar atenção a cada pequeno detalhe, para falar: "Obrigado, Hashem, mesmo por isso".
A sabedoria é o maior presente dado à humanidade. É o que nos permite fazer tudo o que fazemos na vida. A primeira gota de sabedoria, por assim dizer, explica o Rabino, é a sabedoria dada ao galo. É a menor porção de sabedoria da Criação, e assim estamos dizendo: "Hashem, obrigado por cada gota de sabedoria que você nos deu, agradeço mesmo por isso".
Se pudermos treinar a agradecer Hashem, com as nossas próprias palavras, por cada gota de Berachah que Ele nos dá, cada um desses acontecimentos acabará se transformando em um oceano de agradecimentos. Além dos benefícios imediatos que ganhamos sendo pessoas apreciativas, um dia veremos quantos ganhos espirituais recebemos em todo e qualquer agradecimento que fazemos.
Nota do Editor: O Rav Avigdor Miller costumava orientar aos seus alunos, que antes de pedirmos Hashem por mais um ano em Rosh Hashanah, deveríamos agradecer pelo ano que passou e as ínumeras bondades que recebemos. Agora, um ano depois, olhando para trás, nos deparamos que era uma grande dúvida se é que mereceríamos um ano. Agora podemos perceber quantas bondades no último ano, no penúltimo ano, no ante-penúltimo..
-- Rav David Ashear
O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.