Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Em cima da hora!



Em cima da hora
 

Recentemente lemos sobre Kriyat Yam Suf - a abertura do Mar, um dos momentos mais gloriosos de toda a nossa história. Entretanto, logo antes do mar se abrir, o Povo se viu numa das mais terríveis situações – a nação estava encurralada por todos os lados. A morte era iminente. E no último segundo, quando a água alcançou as narinas de Nachson ben Aminadav, Hashem fez o milagre e salvou Seu povo. Poderíamos nos perguntar, porque Hashem esperou até o último segundo para trazer a yeshuah

Lemos que, em muitas ocasiões, Hashem vem em socorro, no último minuto possível. Quando Avraham Avinu estava prestes a sacrificar Yitzchak, no último momento Hashem o chamou e o deteve. Nossos Sábios nos contam que se o Povo Judeu ficasse em Mitzrayim por mais um segundo, teria afundado para o quinquagésimo nível de tumah (impureza) e não teria mais como ser recuperado. Diz o passuk: "ולא יכלו להתמהמה – eles não podiam demorar mais um segundo", então Hashem os expulsou de imediato. Ele esperou até o último momento para salvá-los.

A Guemará, em Taanit, conta uma história que se passou quando o Povo Judeu estava viajando para Yerushalayim nos Shalosh Regalim- as três festas. Havia uma estiagem e todos os poços estavam secos. Um homem chamado Nakdimon ben Gurion foi a um rico proprietário e pediu emprestado doze poços para fornecer água para o Povo Judeu beber. Nakdimon garantiu que os poços seriam reabastecidos com chuva numa data e hora determinadas, comprometendo-se a pagar uma quantia enorme de dinheiro caso esse compromisso fosse descumprido. Eles fecharam o acordo.

A data final chegou e ainda não tinha chovido. O homem rico enviou uma mensagem a Nakdimon naquela manhã pedindo para que este lhe enviasse o dinheiro. Nakdimon respondeu a mensagem: "Eu ainda tenho o dia inteiro". O homem rico mandou a mesma mensagem mais duas vezes durante o dia e Nakdimon respondia: "Ainda há tempo". No fim do dia, sem nenhuma nuvem no céu, Nakdimon foi para o Beit HaMikdash e rezou para Hashem pedindo uma salvação. Imediatamente o céu foi ocupado por nuvens carregadas e num curto espaço de tempo todos os poços se encheram de água em sua capacidade máxima. E como a Guemará explica adiante, aconteceu no último instante possível daquele dia e, novamente, vemos que Hashem mandou a salvação no momento final.

Um jovem rapaz me contou que ano passado em suas férias, uma das atividades que ele fez foi dirigir um mini jipe em um caminho panorâmico no topo de uma montanha. Ele estava dirigindo rápido e o jipe pifou. Ele não conseguia ligar o carro. O carro estava o levando em direção à beira de um penhasco e ele não conseguia parar. Viu sua vida passar diante de seus olhos e no último instante o carro bateu num pedaço de madeira que saia como uma saliencia, e sua vida foi salva. O rapaz tem agora uma nova apreciação à vida e decidiu nunca mais se aventurar em atividades perigosas como aquela. 
Ao mesmo tempo, vemos Hashem mandando a salvação no último instante possível.

Por que Ele age dessa forma? Rashi explica na parashat Bo: "הקב"ה יודע עיתיו ורגעיו - Hashem conhece precisamente Seus horários e momentos". As pessoas precisam se preparar com antecedência para garantir que não perderão tempo. Por exemplo, se alguém tiver um voo marcado, tem que se assegurar de chegar ao aeroporto em tempo hábil para se apresentar e não perder o voo. O piloto do voo, no entanto, não tem que chegar até um determinado horário, pois ele está no comando do voo – o avião não pode sair sem ele. Hashem está no comando deste mundo, Ele não precisa fazer as coisas com antecedência para ter sucesso.

Quando o Povo Judeu ficou cercado no Yam Suf, Hashem não estava temeroso com relação ao futuro da Nação e a sua continuidade. Ele foi capaz de esperar até o último minuto para salvá-lo. E assim acontece com todas as salvações da vida. Hashem quer que saibamos que Sua salvação pode sempre chegar, mesmo que seja no último instante possível. Durante o tempo de espera, cabe a nós fortalecer nossa Emunah Nele.

Uma pessoa, por exemplo, que esteja precisando de dinheiro, tem dívidas a pagar. Ela fica nervosa semanas antes do vencimento por não ter o dinheiro nas mãos. À medida que o vencimento das dívidas se aproximam, aumentam seus níveis de estresse. Ela não pode pensar "Hashem não me ajudou até agora; quem disse que Ele vai me ajudar depois?" Ao invés disso, deve pensar "Hashem não precisa me dar o dinheiro com antecedência; Ele pode me ajudar até o último instante".

Hashem tem Suas razões por ajudar no momento que Ele faz: as vezes é para testar nossa Emunah, as vezes é porque precisamos crescer através de um período de espera, e uma série de outras razões. Isso não depende de nós, mas podemos sempre ter esperança Nele e nos aproximar Dele. Devemos sempre sentir que nossa yeshuah pode vir até o último momento possível.


                                                                        -- Rav David Ashear

A MENSAGEM DE HOJE FOI OFERECIDA POR

Daniella, Ioram e David Cejkinski

Leilui Nishmat sua querida mãe
Amália bat Faivel a'h
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }