Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Confiando na sua Torá - 25 de Maio, 2020 - 2 de Sivan, 5780

Confiando na sua Torah
 

Hashem nos criou com um potencial incrível. Cada pessoa tem uma parte de Hashem dentro dela, uma Neshamah que é infinita. Nossos Sábios nos explicam que, devido ao nosso aspecto físico, só conseguimos acessar uma pequena parte da nossa Neshamah. Quanto mais espiritualizados nos tornamos, mais acesso a ela nós teremos.

Há Rabinos e pessoas Kedoshim que são capazes de enxergar coisas que nós não conseguimos enxergar. É porque eles têm mais acesso à Neshamah deles, estão mais conectados com Hashem.




O veículo que Hashem nos deu para nos conectarmos a Ele é a Torah. Cada vez que estudamos Torah ou cumprimos uma de suas Mitzvot, nos tornamos mais espiritualizados.

Hashem tem um plano para que todos nós alcancemos grandes alturas, mas temos que fazer os nossos esforços. Muitos desperdiçam o seu potencial por não confiarem na autenticidade da Torah. Eles não estão dispostos a envidar esforços, pois não estão convencidos de sua veracidade.

O Rabino Avraham Bernstein contou uma história sobre um homem chamado Moshe. Moshe cresceu em Buenos Aires e começou a ficar mais religioso na adolescência. Iniciou seus estudos de Guemara. Certo dia, Moshe estava sentado na sala de aula ministrada por um Rabino e o assunto que eles estavam estudando era sobre um guet, uma certidão de divórcio, que fosse encontrado na rua.Um guet pode ser, também, usado para coletar fundos, então a Gemara levanta um debate – o guet deve ser devolvido para o marido ou para a esposa? Moshe pensou: “Essa discussão toda é ridícula”. Ele disse ao Rabino: “Com todo o respeito, por que precisamos aprender isso? Parece-me um assunto irrelevante. Quero dizer, quem encontraria um documento de divórcio na rua hoje em dia?”

Depois daquela aula, Moshe decidiu que aquilo não era para ele, pois tinha coisas mais importantes para fazer na sua vida.

No mesmo dia, quando sua irmã chegou em casa, ela contou a Moshe que, enquanto esperava o trem na estação, encontrou um pedaço de papel caído no chão que lhe chamou a atenção. Ela pegou o papel, viu que estava escrito em Hebraico, então trouxe para casa e perguntou para Moshe o que havia nele. Quando Moshe olhou para o papel, quase desmaiou, era um guet. No mesmo dia que ele "desafiou" a Guemarah, sua irmã “por acaso” encontrou um guet no chão.

Mais tarde Moshe disse que, com exceção dessa vez, ele nunca tinha ouvido ninguém perder o guet ou alguém que tivesse encontrado um guet no chão.
No dia seguinte, ele voltou ao Rabino e lhe mostrou o guet. Moshe entendeu, Hashem estava lhe enviando um claro sinal de que tudo o que está escrito na Torah é verdadeiro e o caminho que ele começou, estudando Torah, é o caminho certo.

Moshe acabou se tornando um Talmid Chacham. Ele ajuda a Yehudim, de todas as esferas a se aproximarem mais de Hashem. Moshe tinha dentro dele este potencial, o tempo todo. Tudo que ele precisava era confiar na verdade da Torah para divulgá-la.

Precisamos ter humildade e reconhecer que nós somos humanos e a Torah é Divina. Antes de falar: “Esse conceito não faz sentido” ou “Esse conceito está ultrapassado”, lembremo-nos que estamos lidando com a Sabedoria de Hashem.

Se recebermos um problema de matemática com uma solução que não fizer sentido para nós, mas somos ditos que “Albert Einstein e Isaac Newton verificaram que a resposta está correta”, nós nos colocaríamos no nosso lugar e falaríamos “Bem, eles sabem melhor do que eu”. Cada palavra da nossa Torah foi examinada e analisada pelas maiores mentes de todos os tempos. Nossos Sábios sagrados tinham uma sabedoria além de nossa compreensão e todos eles testemunharam sobre a autenticidade da Torah. Temos a verdade. Se a aceitarmos com todo nosso coração, nos tornaremos mais elevados.

Alguém me questionou uma vez que a ciência, às vezes, parece contradizer a Torah. Eu respondi de uma maneira muito simples: a ciência progride por tentativa e erro, na maior parte das vezes por erro. Cientistas são seres humanos que cometem erros. Inúmeras vezes eles se provaram errados. E se alguma coisa que eles disseram contradiz a Torah, que é Divina, significa apenas que será provado que eles estão errados novamente. Existem publicações impressas sobre os maiores erros que a ciência já fez. Alguns são erros muito grandes.

Nesse Shavuot vamos aceitar sobre nós a nossa Torah com todo o coração e confiar em Sua sabedoria, e assim seremos capazes de acessar o enorme potencial que nos foi dado, nos aprofundando e crescendo na Torah.

 
                                                                            -- Rav David Ashear 
 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }