Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Tzom Guedalia - o jejum pela morte do ultimo rei de Israel.

 

 

No dia 3 de Tishrei, terceiro dia do ano judaico,se pratica o Jejum de Guedalia (em hebraico צוֹם גְּדָלִיָּה- Tsom Guedalia) no dia seguinte ao feriado do Ano Novo judaico, o Rosh Hashaná .


Chamado na Bíblia Judaica  Tanach) de "o jejum do sétimo mês" 

(Zacarias 8:19 ​​), foi definido no retorno do exílio na Babilônia 

(século V da Era Comum.

 

O motivo é lembrar o assassinato do governador da Judéia, Guedalia, filho de Achikam, nas mãos de um meliante de nome Ismael, filho de Netanya, que com isso acabou de vez com a soberania judaica sobre Eretz Israel.

É considerado um jejum menor, do amanhecer ao anoitecer, excluindo horas da noite.


Se cai num sábado, é transferido para o domingo seguinte, porque de acordo com os preceitos do judaísmo, em Shabat não se celebram jejuns ou lutos.


O único dia de jejum ritual judaico observador mesmo se ele cai num Sábado é o Yom Kipur, por não ser um dia de luto, mas de expiação [Yom Kipur é um Yom Tov!].

 

 

Apoio

Banner

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }