Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é um Bar Mitsvá, afinal?

Maioridade espiritual.

Para compreender melhor: o rapaz não “faz”, mas se torna um Bar Mitsvá automaticamente, aos treze anos de idade (com ou sem festa e demais rituais), assim como uma moça na idade de doze anos se torna uma Bat Mitsvá.

O termo Bar ou Bat em hebraico indica posse ou capacidade de, ou em casos como este "filho" ou "filha" de..

  • Exemplos: Bar Dáat – pessoa capaz de discernir entre as coisas.
  • Bar Mitsvá - pessoa imbuída de cumprir os mandamentos da Torá.

Propaganda da empresa aérea de Israel

Antes disso, seus mandamentos pertencem aos pais, tanto aquilo que a criança faz de bom quanto o contrário. Vai daí o valor extremo que os judeus dão a uma boa educação para os filhos.

No dia em que faz 13 anos para o menino e 12 para a menina, os Mandamentos de Hashem (D-us) começam a contabilizar para si e não mais para os pais.


Por isso, a fim de celebrar e manifestar essa maioridade espiritual, é costume fazer uma festa assim que o rapaz coloca o seu par de Tefilin e sobe à Torá por primeira vez. Em geral, a celebração do Tefilin dá-se numa quinta e a subida à Torá sem o Tefilin no Shabat subsequente.

É possível celebrar o Bar Mitsvá num Rosh Chodesh (veja adiante) ou de outras festividades judaicas como o Pêssach, Sucót, Chanucá etc., quando há leitura da Torá no mesmo dia.

Se o rapaz se torna Bar Mitsvá num dia em que não lemos na Torá, pode e até deve-se fazer algum tipo de celebração já neste dia, embora isso não seja obrigatório.

Há um indício na Torá de que o patriarca Abrahão tenha sido o primeiro a fazer uma celebração de Bar Mitsvá para o filho: “E foi que o menino Isaque cresceu e se emancipou, então Abrahão fez um grande banquete naquele dia (Bereshit — Genesis 21:8).”

Muitos imigrantes russos tiveram sua festa de Bar Mitsvá quando chegaram a Israel, alguns já casados, com filhos e outros até avós, dada a impossibilidade de fazê-lo na antiga União Soviética.

Contudo, eles já eram Bar Mitsvá desde o dia em que fizeram 13 anos.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }