B’SD
Meór HaShabat Semanal
Perspectivas para a Vida, Ideias para o Crescimento Pessoal
O Mais Popular Semanário Eletrônico Do Mundo Judaico! 1 – Av - 5781
Aish HaTorá – Acendendo a Chama da Torá em cada Coração judeu!
10 – julho – 21
BOM DIA! Como escrevemos 2 semanas atrás, as “Três Semanas” – que vão de 17 de Tamuz a 9 de Av (este ano correspondendo de 27 de junho a 18 de julho) – têm sido historicamente dias de infortúnio e calamidade para o povo judeu. Ao longo da história, o povo judeu passou por muitas tragédias durante estas três semanas.
Esses dias também são chamados de “bein hametzarim - em meio às aflições”, com base nas palavras do profeta Jeremias a respeito da nação judaica: “Ela não encontra descanso; todos os seus perseguidores a alcançaram em meio às suas aflições” (Lamentações 1:3).
Durante esse período, vários aspectos de luto são observados. Minimizamos a alegria e as celebrações ao não realizar casamentos ou ouvir música. Muitos também têm o costume de não fazer a barba ou cortar o cabelo.
Essas expressões de luto assumem uma intensidade ainda maior à medida que nos aproximamos do dia 9 de Av, que é o aniversário da destruição do primeiro e do segundo Templos Sagrados em Jerusalém, cerca de 2.500 e 2.000 anos atrás, respectivamente. Muitas outras tragédias ocorreram neste dia também - que discutiremos em mais detalhes na próxima semana.
Como diz o provérbio: “se você quer uma mudança de atitude, comece mudando seu próprio comportamento” – também observamos essas várias expressões de luto como uma forma de internalizar a perda que sofremos como nação. Mesmo assim, por causa da vida agitada que a maioria das pessoas tem, geralmente é necessário um esforço ativo e uma reflexão solene para sentir verdadeiramente a tristeza do que foi perdido.
Não neste ano.
O Meor Hashabat tem ampla distribuição em todo o mundo. Nosso mestre, o Rabino Packouz, de abençoada memória, estimou que sua versão em inglês chega a cerca de um quarto de milhão de pessoas a cada semana. No entanto, sinto que posso dizer com certo grau de confiança que dificilmente há alguém lendo esta coluna que não esteja ciente da horrível tragédia que aconteceu em Surfside, Flórida, algumas semanas atrás.
A magnitude da perda é muito difícil de compreender.
Durante a crise financeira de 2009-2010, quando a economia global foi ‘arrasada’ e houve colapsos corporativos generalizados e tremendas perdas financeiras pessoais, a situação se deteriorou a tal ponto que 1 em cada 4 casas no condado de Miami-Dade estava em processo de execução hipotecária. Pessoas perdendo suas casas foi algo realmente trágico e muitas famílias sofreram terrivelmente.
No entanto, agora na esteira da última tragédia de Miami, o colapso do edifício Champlain Towers South, aqueles que "apenas" perderam suas casas e todos os seus bens materiais foram os "sortudos". Aqueles que perderam suas vidas e aqueles que ainda estão desaparecidos - que o Todo-Poderoso tenha misericórdia - deixam famílias e amigos atordoados e com o coração partido, lutando para compreender a enormidade da perda.
Em momentos como este, existe um costume mundial de observar um “momento de silêncio” para os que já faleceram. Qual a essência dessa inclinação natural para comemorar a morte com um momento de silêncio?
Temos uma fonte na Torá para isso. Quando Aharon, o irmão de Moshe, repentinamente perdeu dois filhos de maneira trágica, a Torá registrou sua reação: “E Aharon ficou em silêncio” (Levítico 10:1-3).
O grande Sábio e comentarista da Torá, Rav Isaac Abarbanel (Espanha, 1437-1508), explicou sobre o silêncio de Aharon: “Ele não chorou e lamentou como um pai enlutado, nem aceitou as tentativas de Moshe de consolá-lo, pois foi como se sua alma o houvesse deixado e ele estava sem palavras".
Não dizer nada quando não se tem nada a dizer não é o mesmo que ficar em silêncio. O Talmud na verdade atribui valor ao silêncio (Meguilá 18a): “Se uma palavra vale uma moeda, o silêncio vale duas!” (Da mesma forma, há outra expressão que diz: “As palavras valem prata; o silêncio vale ouro”.)
Quase exatamente trinta anos atrás (11 de julho de 1991), meu pai deu uma palestra sobre este mesmo tópico - explorando a conexão entre luto e silêncio. Leitores regulares do Meor Hashabat sabem que muito do que escrevo é baseado nos ensinamentos e lições que aprendi com meu brilhante pai, HaRav Yochanan Zweig Shlita (que é a sigla em hebraico para "Que ele viva uma vida longa e boa - Amén").
Meu pai ressalta que, embora a fala geralmente seja considerada uma característica exclusivamente humana, os animais também se comunicam por meio de sons. Para uma pessoa que não entende uma língua estrangeira, esta não é mais reconhecível ou compreensível do que ouvir dois cães ‘conversando’ um com o outro. Qual a diferença entre os dois?
Quando o Todo-Poderoso criou o homem, a Torá relata: “E D'us formou o homem da terra e soprou em suas narinas a alma da vida, e ele se tornou uma alma vivente” (Gênesis 2:7). O Targum Unkelos, um dos clássicos explicadores da Torá (Império Romano, cerca de 35-120 EC), traduz as palavras "alma vivente" para "um espírito que fala".
A fala pode ser uma expressão do nosso eu físico e também do nosso eu espiritual. Quando uma pessoa resmunga, faz comentários zombeteiros ou usa a fala para atacar alguém, é uma forma de fala derivada de nossa existência física, também conhecida como fala visceral - das vísceras. É uma linguagem impulsionada por nossa existência física. Neste sentido, a humanidade é semelhante a todos os seres vivos que podem se comunicar.
O que torna o ser humano exclusivo é que sua alma pode se expressar por meio de uma fala articulada. Quer seja transmitindo ideias, orando ou expressando pensamentos de amor, gratidão, admiração ou afeição, essas formas de falar são derivadas de nossa alma espiritual e são o que torna o ser humano único entre todas as outras criaturas.
Encontramos no livro dos Salmos (115:17): “Os mortos não podem louvar ao Senhor, nem aqueles que descem ao silêncio”. A morte marca o fim de nossa capacidade de expressar verbalmente o reflexo de nossas almas. Assim, um momento de silêncio para relembrar os que já faleceram é, na verdade, a homenagem mais adequada para comemorar a perda. Além disso, como o Rabino Isaac Abarbanel apontou em relação a Aharon, uma expressão de silêncio também reflete que a perda nos afetou profundamente, “pois foi como se sua alma o houvesse deixado e ele estava sem palavras”.
Que o Todo-Poderoso abrigue em Seu abraço amoroso aquelas almas que pereceram e dê força e consolo a todos aqueles que estão sofrendo com esta terrível tragédia, Amén.
Porção Semanal da Torá:
Matót - Massei Bamidbar (Números) 30:02 - 36:13
Matót inclui as leis sobre como fazer/cancelar juramentos, o ataque a Midián em resposta à devastação causada pelos Midianitas ao Povo Judeu; a purificação, após a guerra, das pessoas e dos utensílios, dedicando uma parte dos espólios para o uso comunitário; a requisição, por parte das tribos de Reuven e Gad, de que suas terras ficassem do lado leste do rio Jordão. Moshe rejeita o pedido, pois pensa que estas tribos não queriam participar da conquista da Terra de Israel; as tribos lhe asseguram que serão as tropas avançadas e recebem permissão para se estabelecerem na Transjordânia (Ever HaYardên).
Massei inclui a lista completa das jornadas pelo deserto; D'us ordena a retirada dos habitantes da Terra de Israel, a destruição de seus ídolos pagãos e a divisão das terras por meio de um sorteio. D'us estabelece as fronteiras da Terra de Israel. Novas lideranças são apontadas, cidades para os Levitas e Cidades Refúgios (onde uma pessoa que matasse por acidente poderia procurar asilo) são designadas. Por fim, são estabelecidas as leis referentes a assassinatos acidentais e propositais, bem como as leis sobre a herança de propriedades quando houver casamento entre pessoas de diferentes tribos.
HORÁRIO DE ACENDER VELAS DE SHABAT (9 de julho):
S. Paulo: 17:15 h Rio de Janeiro 17:04 Recife 16:55 Porto Alegre 17:21 Salvador 17:02 Curitiba 17:22 B. Horizonte 17:11 Belém 18:01 Brasília 17:34 Jerusalém 19:08 Tel Aviv 19:28 Miami 19:56
N. Iorque 20:09
Pensamento para Todo o Ano:
“Onde está D'us?
Em todo lugar que O deixam entrar!”
Rabino Menachem Mendel de Kotzk (1787-1859), um dos grandes líderes hassídicos do século XIX
Dedicado em memória daqueles que perderam suas vidas no colapso da Torre Champlain e a todos aqueles que sofrem com a tragédia.
Nossas preces estão com vocês.
Shabat Shalom!
Rabino Ytschak Zweig
Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Arie Leib ben Gueila – Avraham ben Sarita - Beni ben Shoshana Reizel - Daniel ben Sara – David Akiva ben Necha - David ben Mina - David ben Haia Sara - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel ben Mazal - Hersh ben Sara - Meir ben Hana Neche – Menahem Mendel ben Nina Rosa - Mordehai ben Sara – Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe ben Salma Moshe ben Zahava - - Pessach ben Sima – Pinchas Eliezer ben Shoshana Penina – Sergio ben Bella - Tzvi ben Tsipora – Yaacov ben Hana - Yehuda Leib bem Dvora Hene - Yeshaiau ben Yacobina – Ytschak ben Yenta - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzivia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Shaul ben Pesha – Rabino Tzvi Shmuel ben Ester Lea - Rabino Yaacov ben Feiga – Rabino Meshulam David ben Alte Hendel – Rabino Shemariau Yossef Haim ben Pesha Miriam e todos os infectados pelo COVID-19
Aliza Bracha Bat Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Fani bat Sara – Hana bat Sara - Hana bat Nechama Hava Lea - Henia Rivka bat Liba - Henriette bat Salcha - Ilana Feigue bat Hava Reizel - Lea bat Mindla - Nechama Hava Lea bat Hana - Ora Iska bat Penina - Rachel bat Shoshana Reizel - Rivka Sara bat Ester Beila - Ruth bat Rosa - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Sara Rivka bat nechama Hava Lea - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka – Yudith bat Haia – Rabanit Faigue Dina bat Raitse - e aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: RABINO DAVID BEN MOSHE FEINSTEIN Z”TL, Moshe ben Yehuda Munis, Ytschak ben Rachel, Yaacov ben Miriam,Yosef ben Perel, RABINO KALMAN MOSHE BEN REUVEN AVIGDOR, RABINO ISRAEL YEHEZKEL BEN YOEL HALEVI Z”TL, ISO ARKADER BEN HAVA LEA, RABINO EZRIEL BEN AHARON, RABINO ISRAEL AVRAHAM BEN SHEINA RACHEL (SKULANER REBE), EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, YTSCHAK ARIE BEN YOSSEF TZVI HALEVI, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, RABINO NOAH ISRAEL BEN HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK BEN MOSHE, YOSSEF HAIM BEM AVRAHAM
ESTHER LEA BAT YOSSEF MOISHE, ESTER MALCA BAT HASSIA SHEINE PERL, ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA BEN ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN BEN AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E À YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat
E À LIBERTAÇÃO DE: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka, Meir Daniel ben Rachel
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