Thank you, Merci, ありがとう:
Agradeça em qualquer lingua! Agradecer a Hashem é uma Avodah maravilhosa. O Rambam escreve que quanto mais uma pessoa agradecer Hashem, mas louvável ela se tornará. Devemos constantemente agradecer Hashem, a cada dia, por tudo que Ele nos dá. Escreve o Ben Ish Chai que quanto mais agradecemos Hashem, mais propensos estaremos a amá-Lo. Isso nos permitirá nos apegarmos à Sua kedusha, e fará com que Ele nos preencha com mais kedusha e tahara.O Ben Ish Chai |
O Pele Yoetz escreve que, uma das maiores bondades de Hashem é o fato de Ele apreciar cada agradecimento nosso. Isso é considerado uma Mitzvah e Ele nos recompensa por isso.
O Yesod v’Shoresh HaAvodah escreve que o aspecto principal dos nossos agradecimentos é o próprio sentimento de gratidão.
Hashem quer os nossos corações. Um único agradecimento sincero vale mais do que centenas de agradecimentos sem sentimento.
Além dos agradecimentos regulares e diários, existe também uma Mitzvah de reconhecer a mão de Hashem em nossas vidas e louvá-Lo por isso.
O Brisker Rav escreveu que há uma Mitzvah chamada שיחו בכל נפלאותיו – contar às pessoas sobre as maravilhas de Hashem.
Diz o passuk que quando Yitro foi se juntar ao povo Judeu depois de ter deixado Mitzrayim, "ויספר משה לחותנו את כל אשר עשה ה' לפרעה – Moshe contou a Yitro sobre todos os milagres que Hashem tinha realizado para eles."
Essa foi a primeira vez que ele pôde compartilhar os milagres de Hashem com alguém que não os tinha testemunhado pessoalmente, e ele aproveitou a oportunidade para fazê-lo. Nós sentimos a Mão de Hashem em nossas vidas o tempo todo. Cabe a nós reconhecer e agradecer Hashem, bem como falar sobre isso. Em seu livro Taharat HaKodesh, o Shomer Emunim escreve que se uma pessoa acredita que os acontecimentos de sua vida vêm diretamente de Hashem, ao invés de atribuir ao acaso, reconhece o que há de bom nisso e agradece Hashem, isso dá para Hashem um grande נחת רוח – prazer – o que trará perdão às transgressões da pessoa. Temos tantos motivos para agradecer Hashem, e cada agradecimento que fazemos, nos rende coisas maravilhosas. Segundo o Katav Sofer, se uma pessoa foi salva de um problema ou de uma situação perigosa, obviamente deve agradecer a Hashem por tê-la salvado, mas ela também tem que agradecer Hashem pelo problema em si, porque tudo que Hashem faz é bom. Qualquer que seja a aflição que a pessoa experimentar, será em seu benefício e ela tem que reconhecer isso e agradecer Hashem. David HaMelech disse no Tehilim, “ אברכה את 'ה בכל עת ” – ele elogiou Hashem em todos os momentos, inclusive nas situações mais difíceis. Esta é a explicação do Midrash no pasuk, “זבח תודה יכבדנני”.
A letra Nun está repetida, porque o Midrash se refere a “כבוד אחר כבוד.”
Ou seja, temos que agradecer duplamente a Hashem por cada salvação que recebemos – uma por termos sido salvos e outra por termos passado por momentos difíceis.
Se conseguirmos fazer isso, então teremos o mérito de testemunhar o cumprimento do fim do passuk – “ושם דרך אראנו בישע אלוקים." Isso porque, explica o Katav Sofer, embora tudo que Hashem faça seja para o nosso bem, nem sempre enxergamos como.
Se alguém acreditar honestamente que o que aconteceu foi bom a ponto de agradecer Hashem então, como recompensa, Hashem acabará lhe revelando como aquele momento difícil foi na realidade o maior bem que poderia acontecer a ele. Agradecer Hashem é um empenho grandioso. Nos aproxima Dele, nos torna mais felizes e nos traz muitos outros benefícios. É sabido que o Chofetz Chaim teve o cuidado, ao longo de toda sua vida, de dizer o Asher Yatzar com a máxima kavana e um sentimento de gratidão a Hashem. Ele valorizava muito sua saúde e, como resultado, teve uma vida longa sem precisar de médicos ou remédios. Vamos sentir no coração tudo que Hashem faz por nós e agradecê-Lo constantemente, com uma intenção verdadeira e sincera.
-- Rav David Ashear
Conhece alguém que curtiria esta mensagem? Compartilhe!
O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah
e não pode ser postado em outros sites.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.