Esta semana gostaria de escrever sobre a crítica adequada, algo particularmente relevante à leitura da Torá deste Shabat.
Nesta semana a Torá relata as diretrizes finais que nosso Patriarca Yaacov (Jacob) dá a seus filhos, sua última vontade e testamento, por assim dizer.
Naturalmente, seria de se supor que a mensagem final para cada filho fosse de amor e fortalecimento – e em sua maior parte, realmente o foi: Yaacov descreve os pontos fortes de cada filho em particular e sua contribuição única para a família como um todo.
No entanto, intrigantemente, Yaacov também destaca alguns filhos para críticas bastante severas: Reuven, você é o meu primogênito [...porém ...] instável como a água... Shimon e Levi são irmãos [...] em sua fúria mataram um homem e desenraizaram um boi [...] (Bereshit 49: 3-7).
Outro ponto ainda mais difícil de entender: as críticas que Yaacov dirige a seus filhos estão relacionadas a fatos que ocorreram muitas décadas antes - quase cinquenta anos atrás. Se sentiu que deveriam ser criticados por seu comportamento impróprio, então por que esperou tanto para repreendê-los?
Rashi, o grande
comentarista da Torá (França, 1040-1104), aborda essa questão. Em
seu comentário sobre Deuteronômio 1:3, ele explica que Moisés aguardou até
o final de sua vida para admoestar a nação judaica por seus muitos erros no
deserto. Rashi aponta que Moisés seguiu o exemplo de (seu tataravô) Yaacov e
esperou para repreender o povo até pouco antes de morrer.
Rashi continua
explicando que a razão pela qual Yaacov esperou até o fim de sua vida foi
porque estava preocupado que, se tivesse criticado Reuven antes, ele o teria
afastado, e Reuven, consequentemente, acabaria se vinculando ao perverso irmão de
Yaacov, Essav.
No entanto, sendo assim,
que diferença faria quando criticá-lo? De qualquer forma Yaacov poderia acabar
afastando-o?
A crítica é um conceito
muito complexo. A palavra criticar é, na verdade, derivada da palavra grega “kritikos”,
que significa ‘julgar’, e os kritikoi eram os juízes que davam os
veredictos. Assim, a própria palavra implica uma visão imparcial das
circunstâncias.
Porém, a maioria das
pessoas não entende assim. Elas criticam pessoas pelas ações que consideram
incômodas, mas não criticam o comportamento que é prejudicial ao bem-estar do próprio
perpetrador. Em outras palavras: nossa crítica aos outros é geralmente um
benefício ‘para nós’ e não ‘para eles’.
Em relação aos filhos,
há ainda outro fator de complicação. Com nossos filhos, não apenas criticamos
ações que consideramos irritantes; criticamos ações que achamos que refletem
mal sobre nós ou sobre nossa família. Isso vem da noção equivocada de que os
filhos são apenas um apêndice, uma extensão de nós mesmos. Um exemplo dos
aspectos mais complicados nas relações pai-filho está nas decisões que o filho(a)
toma em relação à profissão, cônjuge, roupas, aparência, etc.
Com certeza muitas vezes
nossos filhos tomam decisões erradas, levando inevitavelmente a erros. Mas, por
mais que queiramos ajudá-los a evitar o que consideramos um erro, devemos
internalizar que suas vidas são suas e que, de fato, suas decisões podem
ser a escolha certa para eles (Claro, existem algumas situações extremas em que
devemos intervir para salvá-los de cometer um erro crítico, mas isso deve ser algo
raro).
Da mesma forma, o nosso Patriarca
Yaacov reconheceu que criticar os filhos poderia ser perigoso. Ele foi, então,
extremamente cuidadoso sobre como e quando criticá-los. Para isso, ele fez duas
inovações notáveis:
Primeiro, esperou até o
fim de sua vida. A essa altura ficou claro que a crítica não era sobre o
constrangimento de Yaacov em relação ao comportamento deles. Não lhe restava muito
mais tempo neste mundo e como seus filhos escolheriam levar suas vidas não
teria nenhum efeito emocional sobre ele. Ficou claro, portanto, que a crítica
era para o próprio interesse deles, não o de Yaacov.
Em segundo lugar, ele
não se limitou a criticar suas ações; ao invés disso, apontou falhas de caráter
que eles mesmos poderiam identificar e trabalhar para melhorar. Ele disse a
Reuven que seu comportamento impulsivo o levou a atos descuidados e indignos, o
que o tornou não merecedor da liderança da família. Depois disse a Shimon e
Levi que sua raiva descontrolada os levou a tomar decisões erradas, o que
poderia muito bem ter trazido perigo para toda a família. Ao criticar dessa
maneira, Yaacov transmitiu a mensagem de que estava unicamente tentando ajudar
seus filhos - não controlá-los.
Esta é a chave para uma
crítica eficaz: devemos transmitir que nossa crítica vem de um interesse e
preocupação por quem está sendo criticado e não porque o que fizeram está nos
incomodando ou suas ações refletem mal sobre nós. Precisamos expressar que
nossa crítica origina-se de nosso amor por eles e de um desejo verdadeiro de
vê-los tirar o máximo proveito positivo da vida.
Críticas bem colocadas aumentam a motivação e permitem
que a pessoa as ouça sem ficar na defensiva. Desta maneira nossas palavras
serão bem aceitas e os resultados serão os mais positivos possíveis!
Porção Semanal da Torá: Vaiechí Bereshit (Gênesis) 47:28- 50:26
Esta
porção semanal começa com Yaacov em seu leito de morte, 17 anos após ter
chegado ao Egito. Yaacov abençoa os dois filhos de Yossef, Menashe e Efraim.
(Ainda hoje costumamos abençoar nossos filhos todo Shabat à noite, com a bênção
“Possa o Todo-Poderoso fazê-lo como
Efraim e Menashe” --
ambos cresceram na Diáspora sob influências estranhas e, mesmo assim,
continuaram devotos à Torá). Depois abençoa os demais filhos, individualmente,
com bênçãos que são também proféticas e os censura quando necessário.
Uma
grande comitiva da corte do Faraó acompanha a família a Hevrón para enterrar Yaacov
na Maarát HaMachpelá, a caverna comprada anteriormente por Avraham. A porção
semanal encerra-se com o falecimento de Yossef e sua exigência para os
Israelitas trazerem seus restos mortais com eles, para serem enterrados em
Israel, quando fossem salvos e retirados da escravidão do Egito. Assim acaba
o livro de Bereshit!
Dvar Torá: baseado
no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A
Torá declara que antes do Dilúvio “O Todo-Poderoso viu que o homem fez
muitas coisas ruins e todos os pensamentos de seu coração eram perversos todo o
dia (Gênesis 6:5)”.
O
rabino Ovadia Sforno (Itália 1470-1550) explicou que as palavras
“fez muitas coisas ruins” referem-se ao passado, e “os pensamentos de seu
coração eram perversos” referem-se ao futuro. Eles não davam ouvidos a ninguém
que tentava corrigi-los e, portanto, não havia esperança que fizessem teshuvá, se arrependessem.
Ao
aceitar críticas, não importa quantas falhas a pessoa tenha, existe a esperança
que ele/ela melhore. O nível mais alto a se atingir é adorar receber
críticas. ‘Amar as críticas’ é o 35º pré-requisito para adquirir a
sabedoria, como está listado no sexto capítulo do livro Pirkei Avót (Ética
dos Pais).
Uma
pessoa que adora críticas é grata a qualquer um que lhe mostre maneiras de se
aprimorar. (Leia – abaixo - o Pensamento da Semana).
Mesmo se alguém não aprecia críticas – mas, de
qualquer maneira, procura aprimorar-se ao ser corrigido(a) – ele(a) se tornará
uma pessoa melhor com o passar do tempo. Por outro lado, há poucas esperanças
para quem se recusa a ouvir aqueles que tentam corrigi-lo. A pessoa que nos
critica é aquela que nos ama e se importa conosco! Logo, não é surpresa que as
crianças frequentemente recebem tantas críticas de seus pais!
Horário de Acender Velas de SHABAT: (17 de dezembro)
S. Paulo: 18:30 h Rio de Janeiro 18:15 Recife 17:13 Porto Alegre 19:04 Salvador 17:36
Curitiba 18:45 B. Horizonte 18:11 Belém 17:56 Brasília 18:19
Jerusalém 16:00 Tel Aviv 16:16 Miami 17:14 Nova York 16:12
Pensamento da Semana:
“Qualquer um ficaria grato a alguém que o advertisse
que, por falta de atenção, deixou cair sua carteira com uma grande soma de
dinheiro dentro.
Esta deve ser a
nossa atitude em relação às críticas construtivas!”
Rabino Noah Weinberg Z”L (1930-2009)
Shabat Shalom!
Rabino
Ytschak Zweig
Contate-me via email: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre esta edição a seus familiares! Este texto é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov
Z”L e de meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aba Shlomo ben Eidel Lea - Arie Leib ben Gueila – Avraham ben Guila - Avraham
ben Guila - Avraham ben Sarita - Beni ben Shoshana Reizel - Daniel ben Sara – David Akiva ben Necha - David
ben Mina - David ben Haia Sara - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel
ben Mazal - Hersh ben Sara - Meir ben Hana Neche – Menahem Mendel ben Nina Rosa
- Mordehai ben Sara – Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe ben Salma Moshe ben
Zahava - - Pessach ben Sima – Pinchas Eliezer ben
Shoshana Penina – Sergio ben Bella - Tzvi ben Tsipora – Yaacov ben Hana – Yehoshua
ben Rivka - Yehuda Leib bem
Dvora Hene - Yeshaiau ben Yacobina –
Ytschak ben Yenta - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Meir Avraham ben
Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia
Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shlomo ben Hodie
Hadassa - Rabino Shaul ben Pesha – Rabino Tzvi Shmuel ben Ester Lea - Rabino
Yaacov ben Feiga – Rabino Shemariau Yossef Haim ben Pesha Miriam, Rebe Moshe
ben Raizel e todos os infectados pelo COVID-19
Aliza
Bracha Bat Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia
Roise – Crendel bat Hana - Fani bat Sara – Hana bat Sara - Hana bat Nechama Hava Lea - Henia Rivka bat Liba - Henriette bat Salcha -
Ilana Feigue bat Hava Reizel - Lea bat Mindla – Malka bat Zlata – Pessi bat
Sara - Senhora Creindel bat Hana - Nechama Hava Lea bat Hana - Ora Iska bat Penina - Rachel bat
Shoshana Reizel - Rivka Sara bat Ester Beila - Ruth bat Rosa - Sara bat
Sheindel - Sara bat Toibe – Sara Rivka bat nechama Hava Lea - Tamar Ester bat Lea - Tzivia
Chava bat Rivka – Yudith bat Haia – Rabanit Faigue Dina bat Raitse - e aos
feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: YOEL BEN CHAIM, RABINO DAVID BEN
MOSHE FEINSTEIN Z”TL, Moshe ben Yehuda Munis, Ytschak
ben Rachel, Yaacov ben Miriam,Yosef
ben Perel, RABINO KALMAN MOSHE BEN REUVEN
AVIGDOR, RABINO ISRAEL YEHEZKEL BEN YOEL HALEVI Z”TL, ISO ARKADER BEN
HAVA LEA, RABINO EZRIEL BEN AHARON, RABINO ISRAEL AVRAHAM BEN SHEINA RACHEL
(SKULANER REBE), EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM
BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB
BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM
BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL
HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE,
AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA
BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY
BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh,
HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR,
MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM
REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV
BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV
NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA,
JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN
SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO
NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA
BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE,
HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH,
ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK
MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
SARA
BAT BARUCH, LUCIANE BAT RACHMIEL, TAMAR BAT ELIAHU, GUITA BAT ADA, ESTHER
LEA BAT YOSSEF MOISHE, ESTER MALCA BAT HASSIA SHEINE
PERL, ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF
,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA,
RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT
ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE
KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’
KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO
ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara,
Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat
Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben
Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda
Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua
Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka, Meir Daniel ben Rachel
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