Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meór HaShabat Semanal - Hukat!

Porção Semanal da Torá: Hukat - Bamidbar (Números) 19:01 - 22:01

Outra semana de aventuras, ação e mistério enquanto o Povo Judeu transpõe o deserto, no seu 38º ano. Primeiro, as leis sobre Pará Adumá, uma vaca totalmente vermelha que, depois do abate, era queimada com madeira de cedro, hissôpo (uma espécie de planta) e lã escarlate. As cinzas eram, então, misturadas com água e esta mistura era usada para a purificação daqueles que tinham entrado em contato com mortos. Estranhamente, todos os envolvidos na preparação das cinzas e de sua mistura com água tornavam-se ritualmente impuros, mas todos os que eram aspergidos com essa água se tornavam ritualmente puros.

Miriam, irmã de Moshe e profetisa, morre. O poço que acompanhava os Israelitas no deserto, por seu mérito, para de jorrar. Novamente o povo se rebela contra Moshe e Aharon por causa da falta de água. O Todo-Poderoso manda Moshe falar com determinada pedra, pedindo-lhe água. Moshe bate na pedra, ao invés de falar com ela, e a água jorra abundantemente. Entretanto, D'us pune Moshe e Aharon por não O santificarem, proibindo sua entrada na Terra de Israel. (Daqui aprendemos que vale a pena seguir as instruções e conter nossos impulsos!)

Aharon morre. Seu filho Elazar é apontado como o novo Sumo Sacerdote. O rei cananeu de Arad ataca os Israelitas e é sonoramente derrotado. Aí acontece uma nova rebelião por comida e água, que é respondida por D’us com uma praga de cobras venenosas. Moshe ora pelo povo e é instruído por D'us a colocar uma cobra de cobre no alto de uma estaca. Todos que foram picados, ao olharem para cima para enxergá-la, pensariam em D'us, se arrependeriam e, então, se curariam.



Os Israelitas aniquilam os Amoreus e Bashanitas, que não apenas não nos deixaram passar pacificamente por seu território, como ainda nos atacaram. (Há muitas perguntas que precisam ser feitas. Por favor, consulte a Torá e um de seus comentaristas).

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do rabino Zelig Pliskin

Em relação aos Cohanim (sacerdotes) que executavam o processo de purificação com as cinzas da Vaca Vermelha, a Torá declara (Números 16:1): “E o Cohen (sacerdote) permanecerá impuro até a noite”.

O Rabino Ytschak de Vorki (Polônia, 1779-1848) ensinou que a essência da Pará Adumá, a Vaca Vermelha (isto é, de todo o processo de purificação daqueles que estavam espiritualmente impuros) é o conceito de “Ame o Próximo”.

Seu neto, o Rabino Mendel de Vorki, explicou que isto se deve porque o Cohen que estava envolvido no processo de purificação se tornava espiritualmente impuro através do processo que purificava a pessoa que veio se purificar. Quando alguém abre mão de seus direitos para ajudar outra pessoa, este é um dos patamares mais altos da virtude de amar o próximo que se pode atingir.

A pessoa que não está disposta a fazer nenhum sacrifício pelos demais sempre encontrará motivos de por que lhe é tão difícil fazer atos de bondade para os outros. Ajudar os demais toma tempo, energia e dinheiro. Entretanto, quando alguém realmente ama outra pessoa, ele(a) sente prazer em abrir mão de seus direitos ou bens por esta pessoa. Quanto maior o nosso amor por alguém, mais atos abnegados estaremos dispostos a fazer. Portanto, o teste para sabermos o nosso nível de amor por outro ser humano é a quantia de sacrifícios que estamos dispostos a realizar. O indivíduo que não está desejoso de fazer qualquer ato altruísta está demonstrando sua falta de amor pelos demais.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (08 de julho)

S. Paulo: 17:15 h Rio de Janeiro 17:03 Recife 16:54 Porto Alegre 17:20 Salvador 17:02 Curitiba 17:22

B. Horizonte 17:11 Belém 18:01 Brasília 17:34 Jerusalém 19:08 Tel Aviv 19:28 Miami 19:56 Nova York 20:10

Pensamento da Semana:

“Costuma-se dizer que a diferença entre ‘natureza’ e ‘milagre’

é a frequência com que o fato ocorre!”

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }