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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Shabat Parashat Vaera - Beit Hassofer

 



Anjos Visitam Avraham (18:1-15)
Apenas três dias após ter cumprido a Mitsvá de Milá (circuncisão), Avraham senta à porta de sua tenda, esperando avidamente por hóspedes. O Altíssimo, que havia feito o Sol aquecer o dia de modo a desencorajar visitas que poderiam vir a incomodar o convalescente Avraham, agora Se revela a ele. Ao notar que Avraham sofria por não poder hospedar ninguém, o Eterno envia três anjos com aparência de seres humanos. Avraham os nota e pede licença para o Hóspede maior (D’us), correndo para convidar aqueles visitantes à sua tenda.
 
Avraham Intercede a Favor de Sodoma e Gomorra (18:16-33)
Os anjos concluem a sua missão na casa de Avraham e dirigem-se a Sodoma. O Eterno decide revelar a Avraham a missão dos anjos, por ele ser o pai espiritual da humanidade. Quando Avraham é informado que Sodoma e Gomorra serão destruídas, ele pede clemência pelos habitantes das cidades. Avraham tenta “negociar” com D’us, mas depois compreende que o decreto já havia sido selado.
 
A Destruição de Sodoma e a Salvação de Lot (19:1-29)
Os anjos chegam a Sodoma e lá se deparam com Lot. Lot convida os visitantes à sua casa. Quando o fato se torna público, uma grande multidão se aglomera à frente da residência de Lot e exige que este entregue os visitantes. Lot tenta apaziguar os habitantes de Sodoma oferecendo suas jovens filhas a eles. Os anjos castigam a multidão com cegueira, e pedem para que Lot e sua família deixem logo a cidade, pois a destruição de Sodoma é iminente. Os anjos permitem que Lot e sua família se estabeleçam em Tsoar, uma cidade cujos habitantes não haviam pecado a ponto de causar com que ela fosse destruída. Ao amanhecer, D’us cumpre Seu decreto de aniquilação: desce dos céus fogo e enxofre, transformando Sodoma e Gomorra em cinzas.
 
Incesto para Salvar o Mundo (19:30-38)
De todos os habitantes de Sodoma e região, apenas Lot e suas duas filhas continuavam vivos. Apesar do acordo feito com os anjos, Lot foge para fora do perímetro urbano e se refugia numa caverna. Sua filha mais velha pensa que o mundo todo acabara de ser destruído, como na época do Dilúvio. Ela acredita que cabe a ela e à sua irmã repovoar todo o mundo. Ambas as irmãs embebedam o pai e deitam-se com ele, para que tivessem filhos e repovoassem o mundo. Cada uma teve um filho: Moav, de quem descenderam os moabitas, e Ben-Ami, de quem descenderam os amonitas.
 
Sará na Casa de Avimelech (20:1-18)
Devido a dificuldades econômicas, Avraham decide fixar residência em Guerar, dentro dos limites do reino de Avimelech. Para não arriscar a sua vida, assim como havia feito quando desceu ao Egito, Avraham alega que Sará é sua irmã. Pelo fato de Sará ser uma mulher belíssima, os filisteus a tomam e a levam ao seu rei, Avimelech.
D’us Se revela a Avimelech num sonho e o alerta: Sará é esposa de Avraham e deve voltar ao seu cônjuge. Na manhã seguinte, Avimelech chama Avraham e protesta sobre o fato de não ter sido informado que Sará era a sua esposa, pois esta falta de conhecimento quase o levou a cometer um pecado capital, ainda mais com a esposa de um profeta de D’us. Avraham explica que não havia mentido, pois Sará era de fato filha de seu irmão, e justifica a sua decisão de ter ocultado o fato de Sará ser sua esposa. Avimelech restitui Sará a seu marido e presenteia Avraham de forma extremamente generosa.
 
 
O Nascimento de Yitschac (21:1-8)
Assim como o anjo prometera, após um ano ter se passado, Sará deu à luz um filho de Avraham, apesar de este já ter cem anos de idade. Por ordem Divina, Avraham dá ao seu filho o nome de Yitschac. Quando o menino completa dois anos de idade, Avraham oferece um grande banquete como forma de agradecimento ao Criador.
 
Yitschac e Yishmael (21:9-21)
Sará sente-se descontente com a proximidade entre seu filho Yitschac e Yishmael. Ela teme que este influencie seu filho de forma negativa. Sará pede que Avraham expulse Yishmael do lar deles. Avraham sente um grande pesar em expulsar seu filho maior de casa, mas o Eterno ordena que ele dê ouvidos à sua esposa. D’us explica a Avraham que é Yitschac quem dará continuidade à sua missão, mas que Yishmael também teria um futuro marcante.
Assim, Hagar e seu filho Yishmael deixam o lar de Avraham e saem rumo ao deserto. Passado algum tempo, a reserva de água que Avraham havia lhes dado se esgota. Hagar, convencida que ela e seu filho morreriam de sede, deixa seu filho entre os arbustos para que não testemunhe o sofrimento e falecimento dele. Mas um anjo, tendo sido enviado por D’us, se revela a ela e a dirige até um pequeno manancial, cujas águas saciam a sua sede e a de seu filho. O anjo promete que Yishmael crescerá e será o pai de uma grande nação.
 
O Pacto entre Avraham e Avimelech (21:22-34)
Avimelech se torna ciente da grandeza e sucesso Divino de Avraham e isto faz com que ele deseje firmar um pacto entre eles que dure gerações. Avimelech e Fichol, seu Ministro de Guerra, se dirigem a Avraham e pedem para que juntos firmem um pacto. Avraham concorda e estabelece com Avimelech um pacto por gerações. Em homenagem ao juramento (Shevuá, em hebraico), o lugar onde foi firmado o pacto passa a se chamar de Beer Sheva. Avraham estabelece neste lugar um grande centro de hospedagem e divulgação do Nome e da grandeza de D’us na boca de todos.
 
O Sacrifício de Yitschac (22:1-19)
D’us decide testá-lo pela décima vez. O Eterno ordena a Avraham que tome seu filho, Yitschac, e o leve até o Monte Moriá para oferecê-lo como um sacrifício de elevação. Apesar da incomensurável dificuldade do teste, Avraham não hesita em cumpri-lo.
Ele parte ao raiar do dia e leva seu servo Eliezer e seu filho Yishmael. Após três dias de caminhada, Avraham avista de longe o lugar destinado ao sacrifício de seu filho. Yitschac pergunta ao pai onde se encontrava a oferenda para a elevação, e Avraham responde que D’us haveria de provê-la. Neste momento, Yitschac entende que era ele o sacrifício. Não obstante, ele segue em frente, disposto a ser sacrificado para atender uma ordem Divina.
No local apontado por D’us – onde, no futuro, seria construído o Templo Sagrado de Jerusalém – Avraham constrói um Altar. Ele coloca seu filho no Altar, amarra-o e toma uma faca para sacrificá-lo. Neste momento, um anjo interrompe o sacrifício: Avraham havia passado no teste. D’us jura a Avraham que a lembrança deste grande ato de lealdade a Ele será uma fonte de mérito eterno para ele e seus descendentes.
 
A Notícia do Nascimento de Rivca (22:20-24)
Avraham retorna a Beer Sheva e recebe a notícia de que sua cunhada havia tido filhos. Um desses filhos, Betuel, era o pai de Rivca, a futura esposa de Yitschac.
 
Esta parashá contém 147 versículos.
 
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R Alexander Cohen
11 998880511

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