Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meor Hashabat - Parashát BÓ

Alguma vez você já se perguntou: “Qual foi a primeira coisa que D’us criou?” Como a primeira coisa a ser criada definiria tudo o que viria depois, teria que ser algo essencial para o mundo e tudo o que existe nele.

A primeira declaração da Torá é "No início" (bereshit), que nos diz que a primeira coisa criada foi o conceito de tempo. O tempo foi criado primeiro porque é um presente de D’us para a humanidade e é a coisa mais preciosa que temos; nem mesmo nossas famílias ou entes queridos, e definitivamente não nossos bens ou qualquer outro objeto tangível. O tempo representa o que podemos nos tornar - é a definição definitiva de como podemos colocar na prática o nosso potencial. Usamos o tempo para nos definir.



Há indivíduos que gostam de saber quanto ‘valem’ determinadas pessoas. Quer uma sugestão? Verifique o que elas fazem com seu tempo livre disponível. Ou seja: todos temos responsabilidades e necessidades vitais - comer, dormir, cuidar de nós mesmos e de nossas famílias e ganhar o sustento. Mas o que fazemos com o tempo livre que temos? Alguns investem para se tornarem seres humanos melhores ou melhorar a vida dos demais; outros ‘investem’ em atividades ou explorações irracionais; e assim por diante. O modo como gastamos esse tempo nos define.

Vemos que grande parte da humanidade parece não apreciar o valor real do tempo. O ‘adiamento’ é quase uma forma de arte para estas pessoas. Com que frequência ouvimos: "Iniciarei minha dieta amanhã”. “Vou fazer as pazes com meu irmão na próxima semana”. “Começarei a economizar para minha aposentadoria no próximo ano”. “Vou começar a me exercitar no próximo mês”?

Obviamente, se não reconhecemos o valor do nosso tempo, também não valorizamos o de mais ninguém. Há aqueles que frequentemente chegam atrasados a compromissos, reuniões e outros eventos. Então, enquanto aguardam as chegadas tardias, as pessoas usam a expressão: "Estou apenas matando o tempo". Que conceito horrível!

Aqui nos Estados Unidos uma das frases prediletas é: "Tempo é dinheiro!". Uma afirmação terrivelmente errada! O tempo é infinitamente mais valioso que o dinheiro. Qual a prova? Se o indivíduo ficar sem dinheiro, poderá sempre obter mais dinheiro (trabalhando, emprestando, etc). Porém, se ficar sem tempo ... o jogo terminou. Não há amanhã.

Você ficaria surpreso ao saber que existe um "tempo judaico"? Na leitura da Torá desta semana, encontramos a primeira mitsvá que D’us deu à nação de Israel. Você acreditaria que isso também tem a ver com o tempo? Não apenas isso, mas D’us realmente deu ao povo judeu a capacidade de ‘definir’ o tempo. Permitam-me explicar.

A primeira mitsvá que D’us deu à nação judaica é a de estabelecer quando um novo mês se inicia. É algo de grande importância, pois significa que o povo judeu pode determinar qual dia é sagrado (por exemplo, em que dia Yom Kipur cai) e qual dia não. O Todo-Poderoso imbui certos dias com santidade, com base em nossa determinação. Assim, somos parceiros do Criador na maneira como o mundo é administrado. É um conceito verdadeiramente notável e essa é a razão pela qual foi a primeira mitsvá outorgada à nação judaica.

Todo o processo é realmente incrível. Você sabia que, por 3.350 anos, o povo judeu sabia a exata duração de um mês lunar? (A duração exata de um mês lunar só foi estabelecida pela NASA em 1964 - mas já tínhamos o conhecimento preciso cerca de 3.300 anos antes dessa ‘descoberta’).

A duração exata de um mês lunar era um segredo que o Todo-Poderoso compartilhou com Moisés - um mês lunar tem exatamente 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 ⅓ de segundo. Você leu certo: há milhares de anos, muito antes da invenção do relógio digital, o povo judeu calculava o tempo precisamente em até um terço de segundo. Isso é bastante surpreendente!

Na época do Templo Sagrado, em Jerusalém, o início do novo mês Judaico era declarado quando duas pessoas vinham testemunhar perante o Sanedrin (o grande tribunal do Templo Sagrado) que viram o surgimento da lua nova (o calendário judaico é um calendário lunar calibrado para permanecer em sintonia com o ano lunar, como explicarei adiante).

A partir desta declaração, mensageiros eram enviados de Jerusalém para informar todas as comunidades, até as da Babilônia, sobre o novo mês. Por um certo período, fogueiras sobre o topo das montanhas foram utilizadas para avisá-las, até que nossos inimigos decidiram ‘bagunçar’ este meio de comunicação, acendendo suas próprias fogueiras. Por causa disto, o grande sábio Hilel, há cerca de 2.000 anos atrás, instituiu um calendário perpétuo.

Já ouviram alguém dizer: “Pessach vai ser tarde este ano?” Já ficaram curiosos do porquê as datas

Judaicas saltitam pelo calendário gregoriano? O calendário gregoriano é um calendário solar que compreende 365,24 dias. O calendário judaico é um calendário lunar que compreende 354,37 dias (não coincidentemente, o valor numérico da palavra hebraica para “ano - shana” é 355) e que é ajustado ao ano solar, pois há aproximadamente 11 dias a menos no ano lunar que no ano solar.

Por que ajustamos o nosso calendário com o calendário solar? Porque a Torá ordena que Pessach deve acontecer sempre na primavera (Deuteronômio 16:1). Se o calendário não fosse ajustado, Pessach, a cada ano, cairia 11 dias mais cedo – ocorreria no inverno, depois no outono e no verão. Portanto, sete vezes a cada 19 anos, um mês adicional (Adar 2) é adicionado aos 12 meses usuais do ano. A adição deste mês (como ocorreu no ano passado) garante que Pessach ocorra na primavera.

Mais outra novidade: a duração de uma hora é variável no tempo judaico! O Talmud nos orienta a fazer a prece Shemá Ysrael até o final da terceira hora do dia e as preces matinais (Shacharit) até o final da quarta hora. A hora é calculada dividindo-se o período diário de claridade por 12. Daí, se um dia tem 13 horas de claridade (luz do sol), cada hora Judaica terá 65 minutos. Se outro dia apresentar 10 horas de claridade, cada hora Judaica terá 50 minutos. Isto é importante para se saber o final dos horários das orações, bem como todas as outras atividades que se baseiem no tempo (como o começo e o final do Shabat e das festas, horário das várias preces do dia, etc).

Há muito a dizer sobre esse assunto, mas vou deixá-los com um pensamento escrito pelo Rabino Kalman Packouz Z”L em uma edição anterior do Meor Hashabat:

“Imagine que há um banco que credita em sua conta corrente, todas as manhãs, US$ 86.400. Todavia não é permitido deixar saldo algum para o dia seguinte. Todas as noites, cada centavo não utilizado é zerado. O que você faria? Usaria até o último centavo, é claro!”

“Cada um de nós tem esse banco. O nome dele é TEMPO. Todas as manhãs, recebemos 86.400 segundos. Toda noite, o que não investimos em bons propósitos é anulado. Não há saldo para o dia seguinte. Também não há cheque especial. E este processo se repete a cada dia. Todo o segredo é utilizar até o último segundo disponível. Vivamos o presente com o ‘depósito’ de hoje e invistamos para obter o máximo em saúde, felicidade e sucesso! Aproveite, pois o relógio está correndo!”

Porção Semanal da Torá: Bó Shemót (Êxodus) 10:01 - 13:16

Nesta semana concluímos a leitura das Dez Pragas, com as pragas dos gafanhotos, da escuridão e da morte dos primogênitos. As leis de Pessach são apresentadas, seguidas dos mandamentos para os homens colocarem Tefilín, consagrar o primogênito de seus animais e o resgate de seu primogênito.

A Torá nos conta que, algum dia no futuro, seu filho lhe perguntará o motivo destes mandamentos e você responderá: porque “... Com uma demonstração de Poder, D’us nos tirou do Egito, o local de nossa escravidão. Quando o Faraó teimosamente se recusou a nos deixar sair, D’us matou todos os primogênitos egípcios, tanto homens como animais. Eu, portanto, ofereço a D’us todos os primogênitos machos de meus animais e redimo o meu filho primogênito. E isto será um sinal sobre o seu braço e um adorno entre os seus olhos, pois com mão forte o Todo-Poderoso nos retirou do Egito” (Shemót 13:15).

Horário de Acender Velas de SHABAT: (31 de janeiro)

S. Paulo: 18:34 h Rio de Janeiro 18:20 Recife 17:26 Porto Alegre 19:03 Salvador 17:47 Curitiba 18:48

B. Horizonte 18:18 Belém 18:12 Brasília 18:28 Jerusalém 16:32 Tel Aviv 16:53 Miami 17:44 N. York 16:52

Pensamento da Semana:

“O tempo é a grande oportunidade de nossas vidas. Não percamos um minuto!”

Rabino Noah Weinberg (Israel, 1930-2009)

Shabat Shalom! Rabino Yitzchak Zweig

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com

Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTA EDIÇÃO É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:

Avraham ben Guila - Avraham ben Guila – Avraham ben Ester Miriam - Beni ben Shoshana Reizel - David ben Sara - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel ben Mazal – Michael Shmuel ben Regina Malka - Mordehai ben Sara – Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Eliahu ben Celia Haia Tzila - Pessach ben Sima – Yaacov ben Rivka – Yeshaiahu ben Yacobina – Zeev bem Daha - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Pessach Yossef ben Hinda - Rabino Shimon ben

Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzivia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Tzvi Shmuel ben Ester Lea – Rebe Moshe ben Raizel

Aliza Bracha bat Simona - Fani bat Sara – Fruma Rachel bat Sossie Haika – Michal bat Simona - Naomi bat Yacobina - Senhora Creindel bat Hana - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO DAVID BEN MOSHE FEINSTEIN Z”TL, Moshe ben Yehuda Munis, Ytschak ben Rachel, Yaacov ben Miriam,Yosef ben Perel, RABINO KALMAN MOSHE BEN REUVEN AVIGDOR, RABINO ISRAEL YEHEZKEL BEN YOEL HALEVI Z”TL, ISO ARKADER BEN HAVA LEA, RABINO EZRIEL BEN AHARON, RABINO ISRAEL AVRAHAM BEN SHEINA RACHEL (SKULANER REBE), EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, YTSCHAK ARIE BEN YOSSEF TZVI HALEVI, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, RABINO NOAH ISRAEL BEN HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK BEN MOSHE, YOSSEF HAIM BEM AVRAHAM

RUTH BAT ROSA, ESTHER LEA BAT YOSSEF MOISHE, ESTER MALCA BAT HASSIA SHEINE PERL, ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA BEN ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN BEN AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE

E À YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat

E À LIBERTAÇÃO DE: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben A

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }