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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Assuntos Principais da Parashá YITRÓ - BEIT HASSOFER


Itró chega ao deserto (18:1-12)

 

            Itró, sogro de Moshé, se assombra assim como o mundo todo com os milagres e prodígios que acompanham os filhos de Israel na saída do Egito. Ele decide ir até o lugar onde o povo judeu se encontra estacionado no deserto, levando consigo a Tsipora, esposa de Moshé e os dois filhos deste, Gershom e Eliezer. Seus filhos haviam ido com Moshé ao Egito quando D-us lhe mandou redimir os judeus, mas quando Moshé encontrou seu irmão Aharon, que veio ao seu encontro, Aharon ficou preocupado com o fato de Moshé levar seus filhos ao Egito. Tsipora tomou então os filhos e os levou de volta à casa de seu pai. Agora Itró ia de encontro a Moshé com toda a sua família.

 

Moshé recebe seu sogro, sua esposa e filhos com honras de reis e organiza um banquete em sua homenagem. Itró ouve em primeira mão o que acontecera aos filhos de Israel e até ele, que havia sido sacerdote para todo o tipo de idolatria, admite agora que “Hashem é maior do que todos os deuses”.

 

Itró como conselheiro administrativo (18:13-27)

 

            No dia seguinte à visita de Itró ele tem a oportunidade de conhecer o trabalho de liderança do genro junto ao povo judeu. Para seu assombro, vê Moshé sentado desde o inicio até o fim do dia julgando o povo, ensinando-lhes a Torá e suas leis, além de ocupar-se com todos os assuntos públicos, dos mais sofisticados aos mais simples. Itró diz ao sogro que, ao seu ver, não é este o modo mais eficaz, com as pessoas em fila esperando um dia inteiro para serem atendidas.

 

Itró sugere que Moshé estabelece a forma de governar e ensine as leis aos lideres da nação, mas que o contato com o povo seja estabelecido por meio de ministros e subministros: “Homens capazes e tementes a D-us, homens de confiança, que odeiam tirar lucro”; chefes de mil, chefes de cento, chefes de cinqüenta e chefes de dez.

 

            Moshé aceita o conselho do sogro e o põe em prática. Itró volta para sua terra a fim de levar a verdade Divina a seus familiares e convertê-los.

 

 

Preparativos para a outorga da Torá.

 

            No inicio do mês de Sivan, um mês e meio após a saída do Egito, os filhos de Israel chegam aos pés do Monte Sinai. A noticia de que estão prestes a receber a Torá, cria um novo espírito no povo. O povo judeu estaciona “como um só homem e com um só coração” e eles estão prontos para receber as orientações com vistas ao recebimento da Tora.

 

            Moshé sobre ao Monte Sinai para receber instruções. Hashem lhe diz que se o povo judeu receber sobre si o pacto Divino, serão para mim “o tesouro de todos os povos”, “um reino de sacerdotes e um povo santo”.

 

            Moshé desce até o povo e lhes entrega a palavra de D-us. A resposta de Israel é uníssona: “tudo o que nos disser Hashem, assim o faremos!”

 

            Moshé sobe até D-us e leva a resposta do povo. Hashem lhe dá instruções para orientar o povo para que se purifiquem e se santifiquem com vistas ao dia da entrega da Torá e os alerta para que não se aproximem do Monte Sinai onde Hashem Se revelará a eles.

 

           

O evento do Monte Sinai (19:16-25)

 

            Depois de três dias de purificação e santificação, na manhã de 6 de Sivan, começaram a serem ouvidas vozes e trovoadas vindas da direção do Monte Sinai. Uma nuvem espessa envolve o monte e de dentro dela soa uma voz de shofar que aumenta cada vez mais. Estas são algumas das descrições da Tora sobre o evento histórico grandioso da entrega da Tora, sendo estas descrições parte realistas e parte descrições contendo revelações espirituais relatadas numa linguagem compreensível pelos homens.

 

            Hashem desce do Monte Sinai e anuncia Seus Estatutos aos filhos de Israel.

 

 

O Decálogo (20:1-14)

 

Após três dias de purificação e de santificação, na manhã de 6 de Sivan, começaram a ser ouvidas vozes e trovoadas no Monte Sinai. Uma nuvem espessa envolve o monte e de seu interior é pronunciado o Decálogo. Ei-los em síntese:


1.    Eu Sou Hashem o teu D-us, que vos tirou do Egito da casa da escravidão.

2.    Não terás outros deuses diante de Mim, não farás estatua alguma ou ícone...

3.    Não pronunciaras o Meu Santo nome em vão.

4.    Lembra do dia do Shabat para santificá-lo.

5.    Honra o teu pai e a tua mãe.

6.    Não cometerás assassinato.

7.    Não cometerás adultério.

8.    Não sequestrarás.

9.    Não levantarás contra o teu próximo falso testemunho.

10.  Não cobiçarás a mulher do próximo.





 

 

A emoção toma conta do acampamento de Israel (20:15-18)

 

O povo não consegue suportar tamanha revelação Divina e pede a Moshé que seja a ponte entre esta revelação e eles. Assim, Moshé passa a receber a palavra diretamente de D-us e a retransmite ao povo judeu em Seu Nome.

 

Os imperativos após uma revelação tão grandiosa (20-19-23)

 

            O Altíssimo pede que seja dito ao povo judeu que recém recebeu a revelação Divina diretamente dos Céus, que tomem muito cuidado para não se deixarem levar pela tendência a servir ídolos. Sua obrigação é erguer um Altar de terra onde serão oferecidos sacrifícios para Hashem. O Altíssimo aclara que caso queiram erguer um Altar de pedra, que não seja uma pedra cortada com instrumentos de ferro, pois o ferro encurta a vida do homem e, portanto profana o Altar que serve para prolongar a vida. Do mesmo modo, é preciso cuidar que a subida ao Altar seja feita encima de cabras e não por degraus para que no seja descoberta a nudez do homem sobre ele (quando levanta a perna para subir).

 

Esta parashá contem 72 versículos

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