Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

 Esta edição é dedicada à pronta libertação dos que estão prisioneiros em Gaza

ESTA EDIÇÃO é DÉDICADA EM MEMÓRIA DE TODOS OS FALECIDOS NOS ATAQUES EM ISRAEL

VOCÊ GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM PESSACH MELHOR?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos para Pessach. As duas instituições abaixo estão se esforçando muito para prover Matsá, vinho e outros produtos casher para Pessach a estas famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

UNIÃO O JUDAICA KEH HAYREIM – BANCO ITAÚ – AG. 0064 – C/C 44.122-3

Maiores informações com o Rabino Horowitz – tel: 011-3224-8639 – CNPJ: 05.112.407/0001-24

ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R. - BANCO ITAÚ – AG. 8252 – C/C 16206-3

Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3062-9710 – PIX - CNPJ: 45.884.426/0001-93

Cumpra esta mitsvá especial de Maót Hitim, de ajudar os carentes a terem alimentos para Pessach!

Tenho um amigo de infância, o rabino Mayer Kramer, que é um professor de classe mundial, líder e inovador no campo da educação judaica. Esta semana ele me enviou a seguinte impressionante história onde vemos a sensibilidade e grandeza de um de nossos grandes sábios:

Alguns anos atrás, uma jovem foi matriculada no meio do ano em uma das escolas femininas mais proeminentes em Israel. Infelizmente ela não estava fisicamente bem e mancava acentuadamente. Além disso, era um pouco socialmente desajeitada e "diferente". Estava claro que seus pais esperavam que uma nova escola e um novo ambiente melhorassem seu ânimo e bem-estar físico.

Mas não aconteceu. Não demorou muito para algumas alunas começarem a zombar de sua palidez e andar mancando. O bulying e as provocações só aumentavam. Ela começou a ficar em casa na maioria dos dias porque odiava ir à escola. As professoras, junto com os administradores da escola, fizeram o possível para sensibilizar as outras meninas para que parassem de ser tão cruéis. A situação melhorou por um curto período de tempo, mas as provocações e o bullying voltaram.

Uma professora decidiu conversar com o grande sábio da geração, o Rabino Arie Leib Shteinman, para explicar a situação e pedir seu conselho.

O Rabino ficou em silêncio por algum tempo após ouvir o assunto, e então perguntou suavemente: "As meninas começam o dia na escola com orações (tefilot)?" A professora ficou surpresa; todas as escolas religiosas do mundo começam o dia com as orações matinais! Quando respondeu afirmativamente, o Rabino Shteinman acenou com a cabeça e disse: "Diga às alunas que é proibido a elas rezar".

Vendo o choque óbvio da professora, o Rabino Shteinman continuou: "Diga a elas que eu determinei que, enquanto continuarem a destruir uma colega de classe, é como se estivessem cometendo um assassinato. D’us não quer as orações de assassinos não arrependidos. Elas estão, portanto, proibidas de rezar”.

Na manhã seguinte, quando a aula começou, a professora instruiu as alunas a guardarem seus sidurim (livros de orações) e, em vez disso, retirarem seus cadernos. As meninas se entreolharam, sem compreender o que estava acontecendo. “Não entendemos, não vamos rezar hoje?”

A professora explicou que havia visitado o líder da geração e ele determinou que era proibido a elas rezarem. E escreveu o seguinte versículo no quadro: “Esconderei de vocês os Meus olhos; e, quando fizerem muitas orações, Eu não ouvirei; as suas mãos estão cheias de sangue” (Profeta Isaías 1:15).

A professora passou a explicar como o seu comportamento horrível era semelhante a um assassinato, e por causa disso elas receberam a decisão de um dos maiores sábios da época de que estavam proibidas de rezar porque D’us considera essas orações abomináveis.

As meninas ficaram arrasadas; serem comparadas a assassinos por um dos principais sábios do povo judeu juntamente com serem informadas de que, consequentemente, o Criador não quer suas orações, causou-lhes um grande abalo.

Uma das alunas pegou um bloco de papel e começou a escrever uma carta de desculpas muito sincera. Ela também se comprometeu a mudar seus hábitos no futuro e a ser uma verdadeira amiga daquela menina. Então passou o papel e cada uma das outras alunas assinou-o. Só então a professora permitiu que pegassem seus sidurim e começassem as orações matinais.

No dia seguinte, a garota voltou para a escola e foi calorosamente recebida por suas colegas. Elas se esforçaram para fazer amizade com ela e construir um bom relacionamento. Em pouco tempo, a menina começou a

se sentir muito melhor consigo mesma, floresceu como estudante e começou a desenvolver relacionamentos com todas. A aceitação de suas colegas a encorajou a sair de sua concha e crescer como pessoa!

Como, você poderia perguntar, esta história tem qualquer ligação com Pessach? Primeiro, um dos maiores obstáculos à espiritualidade (bem como às boas relações humanas) é a arrogância. Como veremos abaixo, há uma conexão entre hamêts (o fermento que devemos remover de nossas casas e de nossos corações) e a arrogância. Em segundo lugar, se podemos compartilhar uma ideia com alguém e aliviar seu fardo com uma boa história - então já ganhamos nosso dia!

O primeiro Seder é no próximo sábado à noite, 12 de abril. O segundo Seder é na noite seguinte, dia 13. Desejo a você e toda sua família que possam celebrar Pessach com muita alegria e saúde!



Porção Semanal da Torá: Tsav Vaikrá (Levíticus) 06:01 - 08:36

Esta porção semanal inclui as leis das oferendas diárias, oferendas de alimentos, oferendas ao Sumo Sacerdote, oferendas por algum pecado cometido, oferendas por alguma culpa e oferendas de Paz. Ela conclui com as oferendas de Paz reservadas aos sacerdotes (Cohanim) e com a cerimônia de consagração do Cohen para servir no Santuário.

Dvar Torá : baseado no livro The Passover Survival Kit, do rabino Shimon Apisdorf

Durante o Seder de Pessach nós formulamos as famosas Quatro Perguntas. Então, por que esta noite é diferente? Porque nesta noite vivenciamos nossa liberdade. Porque somente nesta festividade todas suas mitsvót (mandamentos) se aplicam apenas à noite e não ao dia. Em Rosh HaShaná, tocamos o Shofár somente de dia. Em Sucót, sentamos na Sucá de dia e de noite. Somente em Pessach tantas mitsvót se aplicam somente à noite. Por que esta é a única noite do ano que ‘transborda’ de mitsvót? Porque na noite de Pessach comemoramos não só o momento de nosso nascimento como um Povo, mas também expressamos o motivo de nossa existência como um Povo. Nossos Sábios nos dizem: “Pois uma mitsvá ilumina ao seu redor como uma vela, e a Torá ilumina como um holofote”.

O propósito da existência Judaica é ser uma fonte de luz onde hoje se encontra somente escuridão. Não importa o quanto o mundo em nossa volta pareça estar piorando e se ‘escurecendo’, não importa o quão sombrio se vislumbra ser o futuro da humanidade, a nação Judaica nunca desiste ou desanima. Bem no fundo, sabemos que as coisas podem ser diferentes. Também sentimos um clamor para derramar luz sobre esta vida escurecida ou para iluminar algum canto ensombrecido do globo.

Por mais escura que nossas vidas possam parecer, por mais perdido que o mundo possa ter se tornado, ainda acreditamos no poder da luz. Para iluminarmos nossas vidas e nosso potencial. Para sermos uma força radiante para toda a humanidade. Esta é a nossa mensagem e a nossa meta. Não descansaremos até que a noite escura novamente brilhe como um dia ensolarado.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (11 de abril)

S. Paulo: 17:35 h Rio de Janeiro 17:22 Recife 16:58 Porto Alegre 17:49 Salvador 17:10 Curitiba 17:45

B. Horizonte 17:27 Belém 17:57 Brasília 17:46 Jerusalém 18:25 Tel Aviv 18:47 Miami 19:22 N. Iorque 19:11

Horário de Acender Velas de Pessach: (12 e 13 de abril)

Sábado e Domingo, 12 e 13 de abril (para quem mora fora de Israel) – acender uma hora após os horários acima. As velas de Sábado e Domingo devem ser acesas a partir de uma chama que já tenha sido acesa na sexta-feira, antes do pôr-do-sol

Pensamento da Semana:

“Ao beber os 4 copos no Seder, lembre-se:

A Alegria é o Melhor dos Vinhos!”

Shabat Shalom e Pessach Casher VeSameach ! !

Rabino Kalman Packouz Z”L

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com

Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTA EDIÇÃO É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:

Avraham ben Guila - Avraham ben Guila – Avraham ben Ester Miriam – Baruch Shimon Betsalel bem Rachel - Beni ben Shoshana Reizel - David ben Sara - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel ben Mazal – Michael Shmuel ben Regina Malka - Mordehai ben Sara – Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Eliahu ben Celia Haia Tzila - Pessach ben Sima – Yaacov ben Rivka – Yeshaiahu ben Yacobina – Zeev bem Daha - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Pessach Yossef ben Hinda - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzivia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Tzvi Shmuel ben Ester Lea – Rebe Moshe ben Raizel

Aliza Bracha bat Simona - Fani bat Sara – Fruma Rachel bat Sossie Haika – Michal bat Simona - Naomi bat Yacobina - Senhora Creindel bat Hana - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO DAVID BEN MOSHE FEINSTEIN Z”TL, MOSHE ELIEZER BEM DAVID MORDEHAI, MOSHE BEN YEHUDA MUNIS, YTSCHAK BEN RACHEL, YAACOV BEN MIRIAM,YOSEF BEN PEREL, RABINO KALMAN MOSHE BEN REUVEN AVIGDOR, RABINO ISRAEL YEHEZKEL BEN YOEL HALEVI Z”TL, ISO ARKADER BEN HAVA LEA, RABINO EZRIEL BEN AHARON, RABINO ISRAEL AVRAHAM BEN SHEINA RACHEL (SKULANER REBE), EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, YTSCHAK ARIE BEN YOSSEF TZVI HALEVI, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEN RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, RABINO NOAH ISRAEL BEN HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK BEN MOSHE, YOSSEF HAIM BEM AVRAHAM, YEHOSHUA BEN ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN BEN AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE.

ESTER BELA BAT MEIR REUVEN, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, YAFA BAT SALCHA, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, RUTH BAT ROSA, ESTHER LEA BAT YOSSEF MOISHE, ESTER MALCA BAT HASSIA SHEINE PERL, ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL.

E À YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat

E À LIBERTAÇÃO DE: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }