Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Porque o Amor e o Ódio andam juntos?

Hoje vamos tratar de dois assuntos:
  • Iétser hatóv [inclinação para o Bem] 
  • Iétser hará [inclinação para o Mal]
A versão mais aceita no Judaísmo é que ambos se localizam dentro do nosso coração, o Bem do lado direito e o Mal do lado esquerdo. Nosso intelecto pode fazer o Bem dominar e nossos desejos podem fazer o Mal dominar. O coração é apenas um agente de ambos, intelecto e desejos carnais.

Por isso, não raro vemos que um par romântico apaixonado, após uma separação dolorosa, podem desenvolver de ódio, mútuos ou de apenas um dos lados.

Como isto pode ser possível se temos um só coração?

Tudo começa com a criação da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, que D-us plantou no Jardim do Eden, onde foram colocados o homem e a mulher, para viverem uma vida de plenitude em todos os sentidos: intelectual, emocional e carnal.

De inicio ambos tinham apenas o Iétser hatóv [inclinação para o Bem].

A possível existência do Mal estava fora deles: intelectual, emocional e fisicamente.

Para testá-los o Criador permite que a cobra aja como agente instigador [Bereshit - Gênesis 3:5].

Quando ela convence Eva a comer do fruto proibido, a convence que deste modo, conhecendo o Bem e o Mal, ela poderia dominar os dois e parecer-se cada vez mais com o Criador, ao invés de conhecer apenas o Bem e ficar numa posição inferior. Eva come do fruto e o dá a Adão, como o mesmo intuito.

O que acontece então?

Bem e Mal penetram JUNTOS dentro do intelecto, emoções e desejos físicos do homem e da mulher.



É por esse motivo que amor e ódio podem andar juntos, não somente no amor como em qualquer atividade de nossas vidas, onde nos encantamos de inicio,mas, ao vermos alguma dificuldade interna ou externa, podemos desenvolver um sentimento de ódio contra algo que antes nos atraía ao amor,

Quando vemos maldade no mundo, governos inteiros atuando contra seus cidadãos, empresários furtando o dinheiro público sem constrangimento, matança e ódio inclusive "em nome" de D-us, podemos ser tentados a encontrar culpados nos mundos Superiores.

Mas nos mundos Superiores só há perfeição. Lá eles não em Iétser hará, portanto não precisam serem testados, nem passar por julgamentos, condenações ou castigos, como ocorre aqui na Terra.

Se Adão e Eva não tivessem comido do fruto proibido, estaríamos provavelmente vivendo no mesmo mundo de hoje, com a mesma tecnologia e possibilidades, mas sem o fluxo do ódio misturando-se ao fluxo do amor dentro dos nossos corpos. Ou você acha um acaso que "Proibida" seja o nome de uma bebida? Em outras palavras, o amor do início seria o mesmo no meio e no fim ou até maior.

Isto não tornaria a vida enfadonha, pelo contrário, poderia aumentar ainda mais os desafios.

Mas as consequências seriam sempre positivas.

E é exatamente isto que esperamos com a vinda de Mashiach.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }