Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O QUE VEIO PRIMEIRO, O JUDEU OU O ANTISSEMITA?


Ao contrário do que alguns acreditam, os judeus Ashkenazim [norte e leste europeu] não são descendentes dos Cazáres, como vem dizendo alguns antissemitas de raiz. O que se deu foi justo o inverso, se é que ocorreu.
Segundo o livro O Cuzarí [Editôra Sêfer] de Rabi Yehudá Halevi, o rei dos Cazáres se converteu ao judaísmo antes do século 12 -.e daí, nicas. E ainda há quem diga que essa história é só uma alegoria mais para ilustrar a singularidade do Judaísmo.
Na verdade os judeus Ashkenazim são judeus como todos os outros das Tribos de Judá e Benjamin que migraram de Israel para Roma e foram subindo até a região da Alsácia-Lorena no decurso do Império Romano-Germânico até se estabelecerem em suas diversas regiões.
Após a expulsão da Espanha, duques da Polônia convidaram os judeus Sefarditas para se estabelecer em seu país e daí eles foram migrando para o Leste Europeu onde se juntaram aos judeus Ashkenazim e nunca viram o reino Cázaro.

O próprio Rabi Yehudá Halevi nasceu e viveu na Espanha, depois fez Aliá e faleceu em Jerusalém.
Principais rabinos do início da Era Ashkenazi, por assim dizer: Rabeinu Guershom, Rashi e o Maharam de Rotemburg, todos da região limítrofe da França com a Alemanha, mais conhecida como a Alsácia (cada vinho!) e eles jamais tiveram contato com os Cazáres (algo entre a Ucrânia e a Armênia).
NOTA: os JUDEUS Ashkenazim não descendem necessariamente dos Cazáres, como acreditam alguns grupos anti-sionistas [na verdade, antissemitas!]
Então, o que veio primeiro, o judeu ou o antissemita?



Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }