Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Onde você estava em 1967?


Pelo calendário hebraico, celebramos o dia da reconquista plena de Jerusalém no 28 de Yiar [20/05/16], no final da célebre guerra dos Seis Dias, em 1967.
Uma das perguntas mais freqüentes que israelenses da velha geração gostam de perguntar aos novatos é: "Onde você estava em 67 lutava bravamente pelo povo judeu em Israel?

 O sentido desta pergunta era duplo: por um lado mostrar uma certa pontinha de orgulho por agüentar uma barra como estas em nome de todo o povo judeu, enquanto nós, pobres mortais nada poderíamos fazer a não ser rezar, enviar dinheiro ou enviar a nós mesmos mesmo sem ter nascido ali. 
Por outro calar o interlocutor que porventura apontasse qualquer tipo de defeito ou problema num país que educa seus cidadãos a se sentirem os destemidos paladinos do povo judeu.
Com o tempo você acaba desenvolvendo uma certa cera no ouvido para elucubrações deste tipo, mas uma coisa é certa: em algum lugar desta existência eu haveria de estar, naquele 28 de Yiar de 5727 ou 5/6/7. 
Estava: no terceiro ano primário do Colégio Renascença em SP, pintando um desenho para um concurso que estava sendo realizado em toda a escola.
No desenho, uma família a bordo de um navio com bandeira israelense acenava para os que estavam no porto, despedindo-se porque fazia Aliá para Israel. Naquela época eu tinha 9 anos.
E você, onde estava em 67?
As melhores respostas serão publicadas nesta página!.

Eis as minhas:
em 67 - desenhando navio com família que faz Aliá
em 77 - fazendo Aliá
em 87 - dando baixa de Tzahal como Tenente especializado em Hasbarah.
em 97 - estudando e ensinando Torá em Toronto no Canadá (segunda possibilidade além de Canaã)
em 07 - escrevendo este artigo.
em 17 - B"H em Israel, a Areia que Virou Mel.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }